Cientistas criam “Concreto Vivo” que se regenera sozinho
O que você diria se, no futuro, começassem a criar prédios e construções que se regenerassem sozinhos, igual a pele humana?
Pois prepare o que dizer, pois este futuro já chegou. Criaram um tipo de concreto capaz de arrumar sozinho as fissuras e rachaduras em sua estrutura.
Pesquisadores holandeses da Universidade Técnica de Delft desenvolveram o bioconcreto, um espécie de concreto comum que preenche rachaduras e fissuras em semanas sem ninguém ter que fazer nada para isso. Para criar o produto, os cientistas acrescentaram ao cimento comum uma bactéria que fica adormecida até entrar em contato com luz e umidade.
Também colocaram lactato de cálcio, o alimento preferido dessas bactérias, que na natureza estão presentes em lugares inóspitos como crateras e vulcões em atividade. Sabe como a mágica acontece? Ao surgir uma fissura, a umidade e a luz despertam a bactéria, que come o lactato de cálcio transformando-o em calcário – elemento que preenche as rachaduras.
Ou seja, é tipo o “cocôzinho” da bactéria que preenche os vãos do concreto. Demais, né? A chateação é que ele custa 40% a mais, mas oferece mais segurança à qualquer construção, além de ajudar o meio ambiente, já que, segundo o site Papo de Primata, 7% das emissões de dióxido de carbono são feitas pela fabricação de concreto.
Veja o vídeo postado pelo canal da Universidade (em inglês):