Usar fio dental antes ou depois de escovar os dentes? A ciência responde!
-
Combinar escovação e fio dental combate a gengivite.
-
Usar fio dental antes da escovação é mais eficiente.
-
Não importa a marca do seu fio dental, são todos iguais.
Escovar os dentes e utilizar limpadores interdentais, mais conhecidos fio dentais, é algo que a gente faz todos os dias – ou ao menos deveria fazer. Essa necessidade diária foi comprovada pela ciência, como demonstrou (veja aqui) o médico estadunidense Michael Greger, especialista em nutrição, em seu canal Nutrition Facts.
Após debulhar o assunto, ele levanta uma boa pergunta, qual a ordem correta: escovar os dentes e passar fio dental ou passar fio dental e escovar os dentes? Há quem diga que não faz diferença, mas, segundo os estudos científicos, não é exatamente assim que as coisas funcionam.
Vocês passam o fio dental antes ou depois de escovar os dentes? Eu sempre fico me perguntando qual a ordem correta de usar e se existe uma ordem correta.
— Jhonny (@jhonnyamorim) February 5, 2019
Greger alimenta seu canal no YouTube com vídeos sobre medicina baseada em evidências, com ênfase em hábitos saudáveis e alimentação natural; e foi também com base em estudos científicos que o médico explicou que:
O melhor é passar fio dental primeiro e só depois escovar os dentes.
No vídeo citado, o médico faz um apanhado histórico do uso do fio dental, citando inclusive que estudos feitos há alguns anos sugeriam que o uso de fio dental não era tão eficaz como se pensava.
Posteriormente, novos estudos apontaram que era prematuro dizer que o fio dental era desnecessário, já que ele contribui efetivamente na promoção da saúde bucal, principalmente contra a gengivite. O que faltava, então, era uma pesquisa que avaliasse com maior precisão a eficácia do produto em relação a ordem: escova de dente – fio dental.
Em 2018 isso foi feito. No grupo dos participantes que passaram o fio dental primeiro, foi observado uma melhor higiene bucal; quando passamos o fio, a sujeirinha que estava entre os dentes acaba ficando solta dentro da boca e, com a escovação feita em seguida, ela é removida da melhor forma.
Além disso, remover primeiro a placa bacteriana entre os dentes, com o fio dental, permite que o flúor da escovação se espalhe com maior facilidade, inclusive nos pequenos espaços entre um dente e outro.
Michael Greger cita ainda uma questão curiosa: se o fio dental contribui, de fato, para a saúde bucal, a indústria deveria ter financiado mais testes que comprovassem a eficácia de seu produto, não?
Em partes. Fabricantes não estão interessados em pesquisas sobre o assunto porque já existem indícios científicos de que não há diferença significativa entre as marcas de fio dental. Então, apesar de conseguir provar que o fio dental funciona, uma marca não consegue convencer o consumidor a escolher seu produto e não do concorrente, porque basicamente todos são iguais.
Ou seja: escolha a marca de fio dental que você quiser, pode ser o mais barato do mercado, mas use o produto sempre antes de escovar os seus lindos dentes.