"Churros" de Rabanada: receita fácil para aproveitar o que tem na geladeira
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

“Churros” de Rabanada: receita fácil para aproveitar o que tem na geladeira

A mistura de duas receitas deliciosas, não tinha como ficar ruim.

Bruno Oliveira Publicado: 22/08/2022 09:01 | Atualizado: 22/08/2022 09:04

 

Não há nada melhor do que aprender a fazer uma receita prática e deliciosa com o que tem sobrando em casa. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer rabanada enrolada com ingredientes que estão dando sopa na geladeira. Tome nota!

 

Como fazer “churros” de pão

Os ingredientes que você vai precisar para fazer os churros são:

  • Fatias de Pão de Forma (quantas quiser)

  • 1 Ovo

  • 50ml de Leite

  • 1 colher (sopa) de Manteiga

  • Açúcar e Canela em pó a gosto

  • Recheio de sua preferência (Doce de Leite, Goiabada, Brigadeiro, Creme de Avelã etc.)

O primeiro passo é retirar as casquinhas do pão de forma; corte as laterais com uma faca e reserve. Vale dizer que não vamos usá-las nesta receita, mas, ainda assim, as cascas do pão podem ser reaproveitadas!

 

O segundo passo é amassar as fatias do pão descascado. Sendo assim, passe um rolo ou, caso não tenha um rolo, use um objeto cilíndrico como um copo ou garrafa para amassar. Caso use um objeto de vidro, todo cuidado é pouco para evitar acidentes.

O objetivo é deixar o pãozinho bem fininho e molenga.

 

O terceiro passo é passar o recheio em um dos lados das fatias de pão, bem no centro para evitar que escorra muito. Em seguida, enrole-os com o recheio para dentro, como uma panqueca.

 

O quarto passo é preparar a misturinha para empanar o pão. Misture o ovo e o leite em um recipiente e reserve. A ideia é apenas misturar e não bater. Lembre-se que se você bater demais vai acabar fazendo um omelete e não é isso o que queremos.

 

O quinto passo é fazer uma farofinha de açúcar e canela em pó. Misture partes iguais desses ingredientes em um recipiente raso como uma assadeira ou um prato e reserve.

 

No sexto passo nós vamos molhar o churros de pão na mistura do ovo com o leite e em seguida fritar! Atente-se para não molhar demais o pãozinho. Durante a fritura, vá virando-o aos poucos para que doure por igual.

 

O último passo é passar o churros na farofinha de açúcar e canela e servir.

 

Receita fez sucesso entre os seguidores

Não é de se espantar que a união de duas das sobremesas mais populares no Brasil tenha agradado tanto aos almanaqueos como essa. Confira alguns comentários das nossas redes sociais:

“Amo tudo que leva canela!”, disse Nazaré Miranda em nosso Instagram.

“Eu já fiz, fica BOM MESMO!😋😋”, comenta Ana Paula em nossa página no Facebook.

“Nossa, minha avó fazia assim pra mim, muito obrigado por me relembrar!“, destaca Kaxska em seu comentário no nosso canal no Youtube.

 

Entenda a diferença entre churros e rabanada

Tecnicamente não existem registros que comprovem a origem do churros, tampouco da rabanada. Entretanto, algumas pesquisas indicam que essas receitas chegaram ao nosso país por meio de imigrantes espanhóis e invasores portugueses, mas só veio se popularizar por aqui a partir da década de 70.

O que não deixa espaço para dúvidas é que, atualmente, tanto o churros quanto a rabanada fazem parte da nossa culinária e cultura, tanto sazonal quanto de comida de rua. Ademais, a principal semelhança entre elas é que ambas são receitas que passam pelo processo de fritura.

Todavia, a principal diferença entre essas sobremesas está em sua base. Apesar de ambas terem como ingredientes principais a farinha de trigo e a gordura, a rabanada é feita a partir do reaproveitamento do pão (uma massa previamente cozida), enquanto o churros é feito a partir de uma massa crua, que cozinha durante a fritura.

Normalmente o churros é encontrado à venda em barracas de rua, principalmente por ser de fácil preparo, manuseio e rendimento, enquanto seus ingredientes também são consideravelmente acessíveis. Contudo, é comum encontrar a sobremesa compondo menus de restaurantes e bufês.

Já a rabanada é compreendida como uma receita típica de festas de fim de ano, principalmente do natal. Segundo historiadores, essa tradição surge devido a necessidade de reaproveitar o pão do dia seguinte que, para os católicos, simboliza a carne de Cristo e portanto não poderia ser desprezada.

Se você ama churros tanto quanto a gente, também vai querer se empanturrar com a receita de churros em formato de dadinho, churros sabor Oreo ou então churros coxinha.

Fonte(s): Terra, Panificadora Saint Georges, Terra, O Liberal
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!