• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Chocolate com grão de bico: dobro do tamanho e mais proteínas

Transforme seu chocolate em uma versão super crocante e altamente nutritiva.

Jessica Alves Publicado: 10/12/2021 11:31 | Atualizado: 11/12/2021 11:46

Bateu aquela vontade de chocolate? Que tal dobrar o tamanho dele e torná-lo crocante, de maneira fitness e super saudável? Para quem gosta ou está de dieta, essa receita simples com grão de bico é uma excelente opção.

 

A receita foi originalmente compartilhada no TikTok pela médica Paula Pacheco Rocha. O “chocolate fitness” usa somente dois ingredientes (chocolate e grão de bico) e o preparo leva cerca de 40 minutos.

Veja abaixo como fazer!

 

Ingredientes

  • Chocolate amargo (ou outro que preferir)

  • Grão de bico

Passo a passo

Prepare o grão de bico

Inicialmente, você deve lavar e deixar o grão de bico de molho em água filtrada, por cerca de 12 horas. Além de acelerar o cozimento, este passo também ajuda a eliminar o fitato dos grãos, que prejudica a absorção de nutrientes, evitando também o excesso de gases no organismo.

Depois, troque a água e cozinhe o grão de bico. Se for na panela de pressão, deixe por cerca de 15 minutos. Na panela comum, cozinhe até os grãos ficarem macios. Já no micro-ondas, cozinhe por 8 minutos.

Por fim, deixe esfriar os grãos e asse no forno ou na panela, até ficar tostado e crocante.

Asse o grão de bico até ficar crocante

 

Derreta o chocolate

A segunda etapa é derreter o chocolate.

Faça na panela (banho-maria) ou no micro-ondas, mas com cuidado para não queimar (basta aquecer de 30 em 30 segundos, mexendo bem até que derreta tudo).

A quantidade dependerá de quanto você deseja consumir. Para esta receita, eu usei apenas dois quadradinhos.

Jéssica Alves, arquivo pessoal

 

Misture os ingredientes

Agora, em uma caneca ou copo, misture o chocolate derretido e o grão de bico.

Misture bem o grão de bico e o chocolate derretido.

 

Prepare o chocolate crocante

Depois, em um prato coberto com plástico filme, espalhe a mistura.

Jéssica Alves, arquivo pessoal

 

Leve à geladeira

Adiante, o último passo é levar a mistura para a geladeira, até o chocolate endurecer e está pronto.

Só se deliciar desse chocolate super crocante e altamente nutritivo!

Jéssica Alves, arquivo pessoal

Inclusive, existe uma outra versão dessa receita, compartilhada pelo nutricionista Diego Bittencourt. Nela, a ideia é cozinhar o grão de bico, junto com café coado e uma pitada de canela em pó. O resultado é um leve gosto de café.

 

Por que usar grão de bico no chocolate?

De acordo com a médica autora da receita, a ideia é aumentar o tamanho e o volume, garantindo mais saciedade na hora de comer. Porque a fibra aliada à proteína promovem isso.

“O grão de bico é rico em  triptofano, aminoácido precursor da serotonina. A proteína, a fibra e o volume dão mais saciedade”, explicou na publicação.

Assim, o chocolate usado nesta receita continua 2,1g de proteínas e 3,7 de fibras. Com a adição do grão de bico, são mais 5g de proteína e 4,7g de fibras.

Todavia, além do volume, outra vantagem da receita é a economia de chocolate. A barra de chocolate amargo custa em média R$10 e um pacote de 500g de grão de bico também custa o mesmo valor.

Portanto, ao dobrar essa quantidade, você consegue se saciar e matar a vontade de comer chocolate sem culpa e sem precisar de muita quantidade.

Fonte(s): TikTok Paula Pacheco, TikTok Diego Bittencourt, Ecycle
Jessica Alves
Jornalista do Norte que se aventura na terra do pão de queijo, Belo Horizonte. Ama gatos e cães, é apaixonada por rock, cinema, anime antigo e cultura pop. Descobriu nas palavras o grande amor e sua fonte de renda.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui