Em 1987 foi criado o “Dia Mundial Sem Tabaco”, que passou a ser comemorado todos os anos no dia 31 de maio. Porém, não é apenas nessa data que devemos ficar atentos aos perigos do cigarro.
Um vÃdeo publicado pela fundação holandesa que combate diversos tipos de vÃcios em comunidades e escolas do paÃs, Be Aware, conseguiu mostrar sem complicação o estrago que um simples cigarro faz ao pulmão.
No vÃdeo, que viralizou chegando a ultrapassar a marca de 64 milhões de visualizações e mais de 1 milhão de compartilhamentos no Facebook, uma das voluntárias utiliza uma espécie de “robô fumante”, onde seu pulmão é feito com um filtro branco, simulando o nosso órgão.
Ao colocar um cigarro aceso na boca do robô o ar é bombeado para que o boneco consiga “tragar” o cigarro. A fumaça então passa por esse filtro, exatamente como acontece os humanos. Porém, a revelação assustadora é quando vemos o estado do filtro após esse cigarrinho. Completamente escuro e digamos…nojento!
A intenção da fundação é usar os vÃdeos para que a informação chegue mais rápido aos jovens e claro, de maneira mais interessante. Outra produção igualmente informativa feita por eles é o vÃdeo que simula o efeito de 4 cervejas.