Depois de um tempinho suando a camisa na esteira, você já notou que o teu suor está com um cheirinho estranho de amônia?
Apesar de muitos acreditarem que isso é apenas uma consequência de um treino pesado, especialistas revelam que esse odor é uma maneira do seu organismo pedir socorro.
De acordo com Dr. William Roberts, professor de medicina do esporte e da famÃlia na Universidade de Minnesota, em entrevista para o site da revista Time, esse cheiro significa que a quantidade de carboidratos no seu organismo não está sendo suficiente para suprir as necessidades do seu corpo.
Segundo o doutor, com essa carência, o organismo começa a tirar a energia necessária das proteÃnas (prejudicando toda sua massa magra) e a amônia é um subproduto dessa reação.
“Seu corpo normalmente metaboliza carboidratos para criar o combustÃvel que ele requer para o exercÃcio. Mas se você estiver pegando pesado nos exercÃcios e não tem carboidratos suficientes para atender à s necessidades do seu corpo, seu sistema passará para o metabolismo das proteÃnas” – explica o doutor.
Normalmente, quando nosso organismo está em funcionamento normal, ainda há essa quebra das proteÃnas, porém a amônia é convertida em ureia e os rins fazem o trabalho sujo de dispensá-la pela urina.
Porém, quando você está zeradinho de carboidratos, essa quebra de proteÃnas é muito maior, já que toda sua energia está vindo dali e o fÃgado não consegue dar conta de tanta amônia.
Então, a única maneira dela ser expelida do organismo é pelo suor.
Dando tchau para o suor fedido!
Para o Dr. Lewis Maharam, médico e autor de um guia para corridas saudáveis, se teu suor está com um cheirinho de amônia, isso não é normal. Além da falta de carboidratos e excesso de proteÃnas, a desidratação pode também ser um dos fatores que causam o cheirinho de amônia no suor.
“Se sua urina é muito escura, você não está bebendo água suficiente, e isso pode ser parte da razão pela qual está cheirando a amônia” – afirma o especialista para o site da revista Time.
Ambos os especialistas são enfáticos, se você apresenta esse sintoma, reavalie sua dieta alimentar. Acrescente em suas refeições quantidades maiores de carboidratos como pães, batatas, frutas e massas.
Se você for do tipo atleta, consuma bebidas esportivas e barrinhas de cereais, pois esses alimentos oferecem carboidratos ao organismo para lhe dar mais energia para praticar as atividades fÃsicas.
Mas fique de olho, os especialistas alertam para que se o aumento de carboidratos não fizer o cheiro desaparecer, o melhor a fazer é procurar um médico pois doenças renais e hepáticas apresentam o mesmo sintoma.
“O equilÃbrio é a chave para a saúde, especialmente quando se trata do que você está comendo. Dietas extremas com apenas proteÃnas, gorduras ou carboidratos, não são boas para você”, aconselha Maharam.