• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Ketchup feito em casa: receita super simples (e DELICIOSA!)

Essa versão feita em casa é muito mais saborosa, pode confiar.

Bruno Oliveira Publicado: 13/12/2022 10:51 | Atualizado: 13/12/2022 10:51

O criador de conteúdo culinário, Jorgim, publicou uma receita em seu Tiktok que fez muita gente ficar com vontade de testar: o catchup caseiro. O resultado é que o conteúdo viralizou, bombando em diversas redes sociais.

E a receita é bem simples, basta misturar extrato de tomate, açúcar, vinagre e sal. É tão fácil que não dá para resistir ao teste: Será Que Funciona?

 

Teste: Como fazer catchup caseiro

Primeiramente, vamos revisar os ingredientes:

  • 1 pacote de Extrato de Tomate* (usamos 340 gramas)

  • ½ xícara de Vinagre de Álcool

  • 1 colher (sopa) e ½ de Açúcar Cristal

  • 1 pitada de Sal fino

*Importante que seja extrato e não molho.

 

Passo a Passo

A primeira coisa que fizemos foi colocar em um potinho de plástico o extrato de tomate, o vinagre e o açúcar.

 

Na sequência, adicionamos o sal e misturamos muito bem para dissolver os ingredientes e alcançar uma consistência mais densa.

 

Logo depois de misturar bem o nosso catchup caseiro estava pronto. Como já dissemos, a receita é simples, a apresentação ficou incrível, mas será que ficou gostoso?

 

Resultado: a receita de catchup caseiro funciona?

Resposta rápida: sim, sendo inclusive mais gostosa do que a versão industrializada.

Diferentemente do que alguns possam imaginar, e de acordo com artigo publicado pela National Geografic, essa não é a receita original do catchup, que segundo a publicação, possivelmente foi desenvolvido primeiro em Ásia.

Nas primeiras versões do catchup haviam ingredientes inusitados ao olhar atual do alimento, como especiarias e peixe fermentado. Sendo assim, só depois foi abarcado pelos europeus, que também produziam o alimento, a princípio, com outros ingredientes como cogumelos, ostras e outros ingredientes inusitados, o que ainda torna a receita bem diferente da versão estadunidense, criada tardiamente e a qual estamos mais acostumados.

Tendo isso em mente, quando comparamos a receita americana com essa versão caseira, fica fácil definir qual é a melhor assim que o alimento vai à boca. Está tudo lá: a acidez, a leve picância e o toque suave do açúcar beeem lá no fundo produzem um equilíbrio perfeito e o resultado é um catchup sensacional. Muito bom mesmo!

 

O que a galera achou deste teste

O catchup é um dos favoritos no paladar de alguns seguidores do Almanaque SOS, que compartilharam suas opiniões em nossas redes sociais:

“Se você trocar o açúcar branco por açúcar mascavo e acrescentar shoyu e mostarda, vira BARBECUE.”, sugere Draco Rosana em nosso Instagram.

“Eu já fiz e fica bom real. Você pode até colocar uns temperos a mais.”, conta Taus em nosso Tiktok.

“Eu faço assim, só que levo ao fogo baixo até ferver pra eliminar a acidez excessiva do extrato de tomate. Fica ótimo.”, ensina Renata Micheletto em nossa página no Facebook.

“Minha mãe já fazia isso desde os meus 7 anos que eu me lembro, e isso só faz uns 22 anos quase kkk misturava massa de tomate, vinagre, açúcar e sal e a gente comia demais.”, comenta Giselle Campos em nosso canal no Youtube.

Falando em o catchup, sabe quando ele tá acabando e fica grudado no fundo do pote? Então, confira nosso artigo te ensinando o truque da sacola para que você não desperdice nem uma gota de sabor.

 

O que aprendemos com esta dica

  • A receita de catchup caseiro funciona e muito!;
  • A versão caseira é mais gostosa que a industrializada;
  • O catchup que conhecemos não é o original, mas uma versão estadunidense.

Fonte(s): Vantajão Atacado
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.
tags: catchup , rango , receita

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui