Ketchup feito em casa: receita super simples (e DELICIOSA!)
O criador de conteúdo culinário, Jorgim, publicou uma receita em seu Tiktok que fez muita gente ficar com vontade de testar: o catchup caseiro. O resultado é que o conteúdo viralizou, bombando em diversas redes sociais.
E a receita é bem simples, basta misturar extrato de tomate, açúcar, vinagre e sal. É tão fácil que não dá para resistir ao teste: Será Que Funciona?
Teste: Como fazer catchup caseiro
Primeiramente, vamos revisar os ingredientes:
-
1 pacote de Extrato de Tomate* (usamos 340 gramas)
-
½ xícara de Vinagre de Álcool
-
1 colher (sopa) e ½ de Açúcar Cristal
-
1 pitada de Sal fino
*Importante que seja extrato e não molho.
Passo a Passo
A primeira coisa que fizemos foi colocar em um potinho de plástico o extrato de tomate, o vinagre e o açúcar.
Na sequência, adicionamos o sal e misturamos muito bem para dissolver os ingredientes e alcançar uma consistência mais densa.
Logo depois de misturar bem o nosso catchup caseiro estava pronto. Como já dissemos, a receita é simples, a apresentação ficou incrível, mas será que ficou gostoso?
Resultado: a receita de catchup caseiro funciona?
Resposta rápida: sim, sendo inclusive mais gostosa do que a versão industrializada.
Diferentemente do que alguns possam imaginar, e de acordo com artigo publicado pela National Geografic, essa não é a receita original do catchup, que segundo a publicação, possivelmente foi desenvolvido primeiro em Ásia.
Nas primeiras versões do catchup haviam ingredientes inusitados ao olhar atual do alimento, como especiarias e peixe fermentado. Sendo assim, só depois foi abarcado pelos europeus, que também produziam o alimento, a princípio, com outros ingredientes como cogumelos, ostras e outros ingredientes inusitados, o que ainda torna a receita bem diferente da versão estadunidense, criada tardiamente e a qual estamos mais acostumados.
Tendo isso em mente, quando comparamos a receita americana com essa versão caseira, fica fácil definir qual é a melhor assim que o alimento vai à boca. Está tudo lá: a acidez, a leve picância e o toque suave do açúcar beeem lá no fundo produzem um equilíbrio perfeito e o resultado é um catchup sensacional. Muito bom mesmo!
O que a galera achou deste teste
O catchup é um dos favoritos no paladar de alguns seguidores do Almanaque SOS, que compartilharam suas opiniões em nossas redes sociais:
“Se você trocar o açúcar branco por açúcar mascavo e acrescentar shoyu e mostarda, vira BARBECUE.”, sugere Draco Rosana em nosso Instagram.
“Eu já fiz e fica bom real. Você pode até colocar uns temperos a mais.”, conta Taus em nosso Tiktok.
“Eu faço assim, só que levo ao fogo baixo até ferver pra eliminar a acidez excessiva do extrato de tomate. Fica ótimo.”, ensina Renata Micheletto em nossa página no Facebook.
“Minha mãe já fazia isso desde os meus 7 anos que eu me lembro, e isso só faz uns 22 anos quase kkk misturava massa de tomate, vinagre, açúcar e sal e a gente comia demais.”, comenta Giselle Campos em nosso canal no Youtube.
Falando em o catchup, sabe quando ele tá acabando e fica grudado no fundo do pote? Então, confira nosso artigo te ensinando o truque da sacola para que você não desperdice nem uma gota de sabor.
O que aprendemos com esta dica
- A receita de catchup caseiro funciona e muito!;
- A versão caseira é mais gostosa que a industrializada;
- O catchup que conhecemos não é o original, mas uma versão estadunidense.