• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Casca de Banana: Como transformar em Adubo Orgânico de forma simples!

Ao invés de jogar no lixo, transforme em alimento para suas plantas.

A banana é a fruta mais consumida do Brasil e a segunda mais consumida do mundo. Seja pela facilidade de encontrá-la em qualquer época do ano, nutrientes, preço acessível ou pela variedade de pratos que podemos preparar com a fruta, a verdade é que ela faz parte da alimentação diária de bilhões de pessoas.

A fruta é tão incrível que existem várias receitas até com a casca, como a ‘Carne Louca’ de Casca de Banana. Mas se você não é adepto dessas preparações, provavelmente o destino final das cascas é o lixo mesmo.

Trouxemos uma alternativa simples e sustentável de adubo orgânico feito com cascas de banana. É fácil, rápido e o melhor: funciona!

 

Passo a Passo

Você vai precisar de:

  • Cascas de 5 bananas (vale qualquer banana)
  • Aproximadamente 1,5 litros de água potável 
  • Uma garrafa com capacidade para 1 litro
  • Uma panela

Como fazer:

Comece picando as bananas em pedaços pequenos.

Coloque em uma panela e adicione 1 litro de água.

Leve ao fogo e deixe ferver por 15 minutos.

A água vai ter evaporado um pouco e escurecido. Assim:

Espere esfriar.

Depois é só coar e repor a água que evaporou (até ter novamente um litro) e armazenar.

Se tiver uma composteira, pode colocar os resíduos das cascas lá. Se não, é só misturar direto na terra das suas plantinhas.

Quando for usar o adubo líquido, acrescente 4 partes de água potável para cada parte de adubo (400ml água + 100ml de adubo, por exemplo).

Regue as plantas uma vez por semana com essa mistura. A casca da banana é rica em potássio, cálcio e magnésio, além de ajudar a repor os nutrientes da terra.

O potássio é o segundo nutriente mais importante para as plantas e geral, só perde para o nitrogênio. O magnésio está relacionado à clorofila e capacidade da planta de fazer fotossíntese. Já o cálcio atua na manutenção da estrutura (caule/tronco) das plantas.

Fonte(s): Jardim do Mundo, Agrolink, Greenme, Youtube - Pomar e Horta em Vasos, Microquimica, Oxyfertil
Daiane Oliveira
Curiosa por natureza. Observadora de comportamentos. Gosta de música, poesia, cerveja gelada, comida bem feita e de outras coisas que é melhor não dizer.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui