Manual do consumo consciente de Drogas: cartilha prevê reduzir os danos em festas
Deixando a hipocrisia de lado, todo mundo sabe que além de muita folia, diversão e beijo na boca, durante o carnaval o consumo de drogas rola solto.
Pensando em reduzir danos, criaram uma importante campanha para usuários.
Batizada de #RolêSemVacilo: Experimente Reduzir Danos, a iniciativa foi desenvolvida pelo Centro de Convivência É Lei e pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas, em parceria com a produtora de eventos culturais Pipoca.
Para difundir uma prática reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, o conceito “Reduzir Danos” consiste garantir o direito das pessoas em usar o que quiserem, desde que saibam a procedência, o que estão tomando e que cuidem umas das outras.
Além de ações que serão realizadas durante os bloquinhos de rua em São Paulo, com cartazes informando sobre o uso consciente das drogas, como “não use canudo de dinheiro para cheirar cocaína“, a campanha disponibilizou uma cartilha com diversas informações para evitar riscos ainda mais sérios aos usuários, como quais drogas não se deve misturar, como evitar infecções e ainda os efeitos que determinadas substâncias podem causar no corpo.
As informações contidas no material não são exclusivas para a época do carnaval, podendo ser de grande valia durante qualquer época do ano.
Para acessar o documento completo, clique aqui.
*O SOS não faz apologia ao uso de drogas, acreditamos que a informação deva ser construtiva, independente da moral. Esconder para debaixo do tapete não resolve. Para evitar maiores problemas, devemos tratar o assunto sem hipocrisia, afinal todo mundo conhece alguém que usa algum tipo de substância.