• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Reutilizar cápsulas de café com papel alumínio pode destruir sua máquina

Se o papel alumínio não for muito bem fechado e resistente, ele pode estourar lá dentro.

Debora Resende Publicado: 13/08/2020 12:14 | Atualizado: 13/08/2020 16:53

São 42 reais do seu salário gastos em cápsulas de café, todos os meses, se você beber apenas um copinho por dia. Além da grana investida, você gerou uma pilha enorme de lixo plástico. Segundo alguns tutoriais da internet, a solução é reutilizar as cápsulas de café. Pois eu já te antecipo: é melhor não.

 

Cápsula de café: comodidade por um preço alto

As máquinas de café que utilizam cápsulas são opções super práticas para tomar um cafezinho rápido no dia-a-dia, ou até para experimentar novos tipos e sabores da bebida, já que há uma variedade enorme.

Mas existem dois problemas relacionados a elas: a produção gigantesca (e pouco debatida) de lixo e o preço, que é bem alto.

As cápsulas mais baratas custam cerca de R$1,40, e se você for viciado em café (como eu) e fizer as contas no fim do mês, vai ver que gastou um bom dinheiro e descartou centenas dezenas de cápsulas.

Qual seria a solução para esse problema? Existem alguns tutoriais bombando na internet, principalmente no Tik Tok, ensinando a reutilizar as cápsulas.

 

Reutilizando as cápsulas com papel alumínio

Segundo internautas, você só precisa tirar a tampinha da cápsula já usada, lavar, colocar o pó de café que tiver em casa (não precisa ser solúvel) e fechar novamente com papel alumínio.

Depois, é só colocar na máquina normalmente e fazer o café como se estivesse utilizando uma cápsula nova. De acordo com o tutorial, o resultado fica igualzinho.

@rosecastilhocrocheDica de ouro pra vcs ##fyp ##costumize ##netflix ##arts ##diyproject ##facavocemesmo ##foryou ##diy♬ Supalonely (feat. Gus Dapperton) – BENEE

Aparentemente, dá super certo. Mas antes de criar coragem para testar na minha máquina eu decidi pesquisar para ver se é seguro mesmo. Será? Olha o que eu descobri…

 

É seguro reutilizar as cápsulas de café com papel alumínio?

Pelos comentários nos vídeos, a dica não é essa maravilha toda. Várias pessoas relataram que a gambiarra realmente funciona, enquanto outras revelaram que não fica tão bom.

Mas o que me chamou a atenção foram os que diziam sobre a possibilidade de estragar a máquina. Se o papel alumínio não for muito bem fechado e resistente, ele pode estourar e fazer a maior bagunça, além de entupir a máquina com o tempo.

 

O que as fabricantes dizem sobre reutilizar as cápsulas de café

Entrei em contato com duas das principais fabricantes nacionais de máquinas e cápsulas de café, a Nespresso e a Dolce Gusto:

Nespresso:

Não indicamos a reutilização das cápsulas, uma vez que elas já foram perfuradas e utilizadas em sua Nespresso, primeiramente pelo risco que a mesma danifique a máquina, e segundo pela qualidade do café. As cápsulas foram desenvolvidas para serem descartadas após o uso.” 

Dolce Gusto:

“As cápsulas NESCAFÉ Dolce Gusto não são reutilizáveis, só podem ser usadas 1 vez por preparo e também não indico o uso de adaptadores, pois pode vir a danificar a máquina.

Ao questionar sobre quais danos poderiam ser causados, não obtive respostas objetivas.

Segundo o blog Cafeteira Tres (que não tem relação direta com a empresa Tres), os principais problemas são vazamento de pó ou água na cafeteira e prejuízos aos bicos injetores de água.

 

Qual a melhor solução para reutilizar as cápsulas?

Não preciso nem dizer que fiquei com medo de arriscar minha máquina, né? Se for para ter todo esse trabalho, é melhor passar o café no coador ou comprar uma cafeteira que não utilize cápsulas. Inclusive, editorialmente, o SOS indica exatamente isso.

“A cápsula é para quem quer praticidade, se for pra reutilizar passa no coador normal né”

Então eu diria que uma das soluções é: desista das cápsulas e encontre outra forma de fazer café. Se você realmente gosta da praticidade no dia-a-dia e quer continuar usando sua máquina de café, mas quer diminuir a produção de lixo ou gastar menos dinheiro, existem algumas opções.

 

Reciclagem de cápsulas

A melhor forma de diminuir o impacto ao meio ambiente é reciclando as cápsulas. O ideal é separá-las de qualquer outro lixo e levar em um ponto de coleta específico da marca para que elas sejam recicladas adequadamente, já que pode haver uma mistura de materiais nas cápsulas.

O problema é que os pontos de coleta ainda não são tão comuns e existem em poucas cidades. Para descobrir se a sua cidade foi contemplada, é só pesquisar no site da fabricante da sua máquina.

Se não houver um ponto de coleta na sua cidade, você até pode colocá-las com seu lixo reciclável (mas já aviso que provavelmente não serão aproveitadas) ou reutilizá-las para outros fins que não sejam fazer um novo café.

Uma sugestão é usar as cápsulas para plantar temperinhos ou outras plantas pequenas:

 

Economize um pouco com combos e assinatura

Para economizar um pouco (foco em “pouco”) você pode comprar combos que vêm com várias caixas de cápsulas e são vendidos nos sites das próprias marcas. Algumas fabricantes também oferecem serviço de assinatura por um preço promocional, e pode valer a pena para quem consome muito.

 

Cápsulas “alternativas” de café podem dar problema?

Outra opção são as cápsulas alternativas, de marcas diferentes que fazem opções compatíveis com algumas máquinas, como Pilão, Mellita, Café L’OR e outras. Mas você tem que prestar muito atenção antes de comprar, pois algumas só servem na Nespresso, outras só na Tres, etc. Elas costumam ser um pouco mais baratas, mas também não é nenhuma diferença enorme.

Em meu contato com as duas principais fabricantes, também verifiquei se há algum problema em utilizar essas cápsulas alternativas.

Nespresso:

Você pode decidir por utilizar cápsulas que não sejam da Nespresso em sua máquina Nespresso. O uso de outras cápsulas que não as das Nespresso só invalida a garantia da máquina se ela apresentar problema e constatarmos que o dano foi causado pelo uso dessas cápsulas compatíveis.

Ou seja, se a máquina der defeito, o uso das cápsulas por si só não invalida a garantia, desde que elas não sejam a causa do problema apresentado.

Dolce Gusto:

“Sei que existem adaptadores no mercado, não recomendo pois podem danificar sua máquina, tá bom?”

Tá bom.

 

Agora você já pode tirar suas próprias conclusões sobre o que vale mais a pena, tanto pela praticidade quanto pelo preço e pelo impacto ambiental.

Debora Resende
25 anos, com a coluna e a alma de 85. Mineira de Beagá, especialista em Marketing Digital e viciada em internet. Apaixonada por viagens e fotografia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui