• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sem Crise!

Cancelamento de voos da Avianca: Idec dá orientações aos consumidores

O cancelamento se deve a uma possível redução de sua frota.

A Avianca Brasil, empresa de transporte aéreo que está em processo de recuperação judicial, publicou na última sexta feira uma lista com mais de 150 voos nacionais cancelados. Segundo a empresa, o cancelamento se deve a uma possível redução de sua frota.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) publicou orientações aos consumidores afetados pelos cancelamentos. O Instituto afirma que “a recuperação judicial não extingue os deveres de uma empresa perante os consumidores” e, por isso, o consumidor deve ficar atento para ter seus direitos plenamente atendidos.

No site da empresa, a Avianca garante que todos os passageiros com voos cancelados serão procurados para que cada caso seja resolvido de maneira individual. Caso isso não aconteça, o Idec orienta a procurar os órgãos locais de defesa do consumidor (Procons), formalizar reclamação na plataforma consumidor.gov.br, ou entrar em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) por meio dos canais oficiais de atendimento ao público.

Caso o voo tenha sido cancelado durante conexão em viagem maior realizada pelo passageiro, a companhia aérea deve oferecer, segundo Resolução 400/2016 da ANAC, comunicação gratuita, alimentação adequada e hospedagem durante o período de espera.

De qualquer forma é importante que os passageiros guardem comprovantes de gastos e outros prejuízos que possam ser contabilizados futuramente em caso de possíveis indenizações.

 

Fonte(s): Idec
Daiane Oliveira
Curiosa e inquieta por natureza. Observadora de comportamentos. Contadora de histórias. Gosta de política, música, poesia, cerveja gelada, comida bem feita e de outras coisas que é melhor não dizer.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui