• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Camisa Estampada, pra usar e abusar! #PraVestir

Conheça todos as estampas IN para camisa; homem, mulher… tem pra todo mundo!

Não é preciso nem enumerar prós e contras para saber que a camisa com desenhos (estampa) está ganhando da lisa, é só observar nas ruas e passarelas as mil opções que estão aparecendo por ai.

 

 

Existem dois tipos de camisas com desenhos, a diferença está nas padronagens, as mais comuns são as feitas já na criação do tecido, como listras, poás (bolinhas) e xadrez. E tem também os desenhos aplicados depois que o tecido já foi feito e tingido, que são as estampas e bordados.

 

Xadrez

Começando com as comuns, o xadrez nunca sai de moda, é chamado de uma padronagem democrática, ele também é um elemento indispensável nas coleções de marcas como Burberry e Vivienne Westwood.

 

 

Alguns efeitos estão sendo aplicados em camisas xadrez para inovar, como tingimentos posteriores fazendo um degrade.

 

 

 

Listras

As camisas listradas são bem versáteis, podem deixar o look bem discreto e elegante, como também bem marcantes.

Agora vem o choque!!

Fique atento ao biótipo do seu corpo, ao contrario do que muitas fontes dizem, um estudo de 2008, feito na universidade de York, na Inglaterra, afirma que listras verticais engordam e listras horizontais emagrecem, segundo uma teoria sobre ilusão de ótica.

 

 

A questão é complicada, porque não depende apenas da direção da listra e sim da sua largura, se a pessoa é muito magra e usa um listrado vertical com listras largas, vai acabar emagrecendo mais ainda. O mesmo raciocínio vale para pessoas baixas usando roupas com listras horizontais muito largas, acaba achatando mais a pessoa.

 

 

Sendo assim o melhor é usar listras diagonais (hahaha), brincadeira gente, é tudo uma questão de vestir, ver o caimento e ter bom senso, muitas coisas influenciam o caimento de uma roupa como o tipo do tecido, a modelagem, as cores, a composição, etc , por isso é muito relativo.

 

Poá

Por fim o poá, que é um ícone dos anos 50 que volta vez ou outra a dar seu ar da graça, o poá discreto, com bolinhas pequenas fica bem elegante, os mais chamativos, com bolinhas coloridas devem ser usados com moderação no momento, até a segunda ordem do mundo da moda.

 

 

As camisas estampadas por estarem super em alta apresentam temas ilimitados, e cada vez mais ousados.

 

Floral

O floral vem e volta ciclicamente, seja por causa da primavera ou por outro motivo, as estampas podem ser discretas, com florezinhas miúdas, ou super elaboradas e chamativas.

 

 

Folhagem

Assim como o floral, também existem as estampas de folhagens.

 

 

Animal Print

As estampas de pele de animal, também conhecidas como animal print, ainda são muito usadas, especialmente em tecidos leves e transparentes.

 

 

Geométricas

Estampas geométricas são como um coringa, em sua maioria não são tão marcantes, seguem a linha das camisas xadrezes, ficam bem em todo mundo, e podem ser facilmente combinadas.

 

 

Mistura de Tecidos

As camisas feitas com a composição de tecidos diferentes na mesma peça dá um efeito bem legal.

 

 

Jeans

Camisa jeans ou com tecido imitando o jeans são muito comuns, já as camisas jeans com desenho ou estampa são um charme, charme também é esse cordão sendo usado como cinto na primeira imagem.

 

 

Preto e Branco

Estampas em preto e branco combinam muito bem com calça, shorts ou saia coloridos. Outro detalhe a ser levado em consideração é na terceira imagem, onde a mulher usa uma camisa masculina, escondendo a silhueta feminina, porém equilibrando com um mini shorts, não deixando o look nem muito masculino, nem vulgar, se o shorts fosse cintura alta iria ficar ainda mais legal, essas combinações dão sempre muito certo.

 

 

Caveira

A estampa de caveira estava com tudo nas temporadas passadas, porém ainda vale investir num modelo de camisa com essa estampa.

 

 

Estampa de Lenço (Tendência!)

Camisa com estampa de lenço, ou também conhecida como scarf print. Acredito que essa estampa tem muito a ver com a moda do barroco de arabescos e muito dourado que foi apresentada na ultima temporada de moda na europa.

 

 

Com Animais

Camisa com estampas de animais também estão bem em alta, podem ser delicadas com o desenho miúdo com fundo claro, fazendo um look elegantes e ao mesmo tempo com um toque descontraído, mas também podem ser bem marcantes com desenhos maiores, com cores marcantes, ficando bem ousado.

 

 

 

Tropicalismo

E para o verão, assim como o ano passado a união da fauna, flora e cores tropicais na moda continua em alta.

 

 

Como usar?

As camisas estampadas são peças marcantes por isso não exagere nas combinações, nem nos acessórios, elas por si só já ditaram um look estiloso.

Num look dia bem descontraído elas ficam ótimas com jeans. Porém elas também podem  compor looks mais sociais, mas para não errar procure usar estampas mais discretas, com desenhos miúdos, e não muito coloridos, a gravata e o paletó devem ser lisos.

 

 

É isso ai, espero que gostem das dicas e as coloquem em prática.

Substituindo aos poucos as camisas lisas por estampadas, deixando o look mais divertido e na moda.

Ainda tem alguma duvida? Quer saber onde vende? Escreve aqui em baixo que eu respondo. E não esquece de curtir

Beijooos

 

Referência:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u446775.shtml
https://marketplace.asos.com/
http://www.fashionbeans.com/2012/mens-ss12-fashion-trend-prints/
http://izandrew.blogspot.com.br/2011/11/zara-vs-d-ss-2012-silk-scarf-print.html
http://www.lojasdeternos.com/2012/01/09/voce-usa-uma-camisa-estampada-por-baixo-de-um-terno/
 
 
 

 

Ana Paula Merlo – @anapaula66 – Estudante de Têxtil e Moda (traduzindo é engenharia têxtil com design de moda só que ao contrário) e técnica em design de interiores.  As informações que eu passar nessa coluna devem ser criticadas e complementadas. Baseio o que escrevo em experiências e percepções pessoais, de uma garota que mora sozinha e já sabe trocar uma lâmpada, além de ter habilidade em pregar botão, fazer risoto e bater o carro no estacionamento.

 

SOS Solteiros
Arquivo - Sempre tem jeito.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui