• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Cama Flutuante: Faça Você Mesmo

Para noites mágicas.

Andréia Gomes Publicado: 13/10/2014 15:55 | Atualizado: 18/10/2014 11:34

Agora você poderá dormir como o próprio mandraque, na sua cama flutuante!

cama_flutuante_decoracao_com_fios_sos_solteiros_viva_decora

cama_flutuante_sos_solteiros_viva_decora

cama_flutuante_2_sos_solteiros_viva_decora-800x622

Ted The Bed

Essas camas “flutuantes” tem os pés no chão, embora não pareça. Elas são montadas de um jeitinho que esconde o suporte, dando a ilusão ótica de estarem no ar, flutuando.

A produção artesanal desse tipo de cama, para comercialização, é feita de pinheiro natural, mas também pode ser feita em compensado ou MDF. É possível fazer uma cama exclusiva como essa, reaproveitando um estrado usado (de uma cama que você já tenha).

 

Mandar fazer, ou botar a mão na massa?

Mandar fazer a sua cama no marceneiro costuma sair mais caro do que comprar uma pronta. Isso se conseguir mandar fazer nesse modelo (sofremos para achar alguém que fizesse orçamento para a cama flutuante), mas em média, mandar fazer essa cama de casal, no tamanho padrão (para colchão 1,38 x 1,88), em MDF, chega sair por R$1.400,00. Enquanto nas grandes lojas varejistas, você encontra camas na mesma medida (sem ser flutuante) a partir de R$ 400,00.

Fazendo a sua, no melhor estilo DIY, você pode reaproveitar alguns materiais e gastar muito pouco, além de ter uma cama totalmente exclusiva.

 

E como faço uma cama flutante?

Baseado no ótimo passo a passo (em inglês) do site How To Specialist, montamos um mais simples para você fazer aí na sua casa.

Começando pela Marcenaria

Escolha o tamanho da cama.

tamanho_de_cama_sos_solteiros_viva_decora

Babuch Decor

Verifique se as ripas de madeira do estrado estão bem firmes (pregadas), na vertical e na horizontal.

estrado_pallet_ sossolteiros_vivadecora

O segredo é não colocar os tradicionais “pés na cama”.  A sustentação é feita por uma base quadrada de madeira, embaixo da cama. Em uma cama de casal padrão, eles devem ficar recuados de 50 a 60 cm de cada lateral, e 80 cm da cabeceira e da ponta da cama.

FJ92YB9HDOW40ZV.LARGE

instructables

Para fixar essa base quadrada de madeira no estrado, use cola de madeira, parafusos/pregos galvanizados e cola de madeira. Deixe a cola secar durante 24 horas antes de colocar o colchão ou qualquer outro peso sobre a cama.

cama_flutuante_pallets_sossolteiros_vivadecora

Ted the Bed

Agora é a vez da Iluminação

Para minimizar os riscos da combinação instalação elétrica  + madeira, é melhor usar fita de LED para iluminação embaixo da cama, ao invés de lâmpadas e fios avulsos. Veja aqui, como instalar a fita de LED.

cama_flutuante_pallets_com_LED_ sossolteiros_vivadecora

Ted the Bed

Dica: Se quiser incrementar ainda mais o seu “projeto”, use lâmpadas LED com sensor de movimento. Também pode colocar detalhes na cabeceira da cama, quem manda aqui é sua criatividade.

10383718_10152785371951495_9185977231403797195_o

reddit

Apoio

vivadecora_logo

Andréia Gomes
Curiosa, amante das letras, solucionadora criativa. Publicitária, Especialista em Marketing e Gestora de Projetos de Comunicação em ambientes digitais. Acredita que o lugar onde moramos pode e deve ter a nossa personalidade nos pequenos detalhes, e que colocar impressões da sua alma é sempre fundamental. Editora-chefe do site Viva Decora .

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui