Agora você poderá dormir como o próprio mandraque, na sua cama flutuante!


Essas camas “flutuantes” tem os pés no chão, embora não pareça. Elas são montadas de um jeitinho que esconde o suporte, dando a ilusão ótica de estarem no ar, flutuando.
A produção artesanal desse tipo de cama, para comercialização, é feita de pinheiro natural, mas também pode ser feita em compensado ou MDF. É possível fazer uma cama exclusiva como essa, reaproveitando um estrado usado (de uma cama que você já tenha).
Mandar fazer, ou botar a mão na massa?
Mandar fazer a sua cama no marceneiro costuma sair mais caro do que comprar uma pronta. Isso se conseguir mandar fazer nesse modelo (sofremos para achar alguém que fizesse orçamento para a cama flutuante), mas em média, mandar fazer essa cama de casal, no tamanho padrão (para colchão 1,38 x 1,88), em MDF, chega sair por R$1.400,00. Enquanto nas grandes lojas varejistas, você encontra camas na mesma medida (sem ser flutuante) a partir de R$ 400,00.
Fazendo a sua, no melhor estilo DIY, você pode reaproveitar alguns materiais e gastar muito pouco, além de ter uma cama totalmente exclusiva.
E como faço uma cama flutante?
Baseado no ótimo passo a passo (em inglês) do site How To Specialist, montamos um mais simples para você fazer aí na sua casa.
Começando pela Marcenaria
Escolha o tamanho da cama.
Verifique se as ripas de madeira do estrado estão bem firmes (pregadas), na vertical e na horizontal.

O segredo é não colocar os tradicionais “pés na cama”. A sustentação é feita por uma base quadrada de madeira, embaixo da cama. Em uma cama de casal padrão, eles devem ficar recuados de 50 a 60 cm de cada lateral, e 80 cm da cabeceira e da ponta da cama.

Para fixar essa base quadrada de madeira no estrado, use cola de madeira, parafusos/pregos galvanizados e cola de madeira. Deixe a cola secar durante 24 horas antes de colocar o colchão ou qualquer outro peso sobre a cama.

Agora é a vez da Iluminação
Para minimizar os riscos da combinação instalação elétrica + madeira, é melhor usar fita de LED para iluminação embaixo da cama, ao invés de lâmpadas e fios avulsos. Veja aqui, como instalar a fita de LED.

Dica: Se quiser incrementar ainda mais o seu “projeto”, use lâmpadas LED com sensor de movimento. Também pode colocar detalhes na cabeceira da cama, quem manda aqui é sua criatividade.
