Caldo de legumes caseiro: use cascas e restos que iam para o lixo
Colunas

Caldo de legumes caseiro: use cascas e restos que iam para o lixo

07 de abril de 2021
Postado por Jessica Alves

Restos de legumes e restos de vegetais, como cascas e talos, estão sendo descartados sem nem pensarmos duas vezes. Esses alimentos são ricos em nutrientes e sabor; veja como aproveitá-los em um poderoso e delicioso caldo.

 

Um delicioso caldo de vegetais feito em casa é uma saudável e excelente opção para diversas preparações, como: arroz, feijão, massas, sopas, risotos, molhos e até purê. Uma excelente alternativa para fugir dos temperos industrializados.

É costume jogar fora talos e cascas e outros restos de vegetais, certo? Mas sabia que usando esses alimentos que iriam para o lixo, como talos e folhas, você consegue preparar um delicioso caldo?

De acordo com o chef Eugene Wong, do canal The Euge Food, com mais de um milhão de inscritos no Youtube, este é o segredo para um saudável caldo de legumes. Segundo o especialista, todo chef de cozinha tem um saquinho de “restos de vegetais” escondido no congelador.

@the_eugefood - TikTok, https://www.tiktok.com/@the_eugefood/video/6883625121949568257?_d=secCgsIARCbDRgBIAMoARI%2BCjzi%2B4iT1O8aQyKuEi1pwyx18h%2BK3VLDvroJ%2FDeSXzb2SGjTLyTz4t2fkZD%2BEG8g2QbgWU6fajmiDhArtycaAA%3D%3D&language=pt&preview_pb=0&sec_user_id=MS4wLjABAAAAjIJ5l-N3r2sTLMAnOzK4o3gJA-VoEGMksjcEYsdsXb8043_Uxdd02rWrrUBqCHc9&share_item_id=6883625121949568257&share_link_id=1B96B89C-29A8-4AE1-BFE8-B4A6F859CD7C&timestamp=1606356472&tt_from=more&u_code=dbj78lk49f9mf6&user_id=6811943067408040961&utm_campaign=client_share&utm_medium=ios&utm_source=more&source=h5_m&is_copy_url=1&is_from_webapp=v1

Hábito dos Chefs

 

Receita do caldo de vegetais sustentável

Para esta receita, você não vai precisar nada além de restos de vegetais (e até cogumelos), que precisam estar bem limpos, e água. Não é necessário adição de sal ou outros temperos.

Pode adicionar ervas aromáticas, como tomilho, louro, coentro e salsa, para intensificar o sabor do teu caldo de legumes. A dica é usar ervas frescas e não secas para um melhor sabor. E sem desperdiçar os talos.

Assim, os restos de vegetais que sobraram aqui em casa eu separei para esta receita de caldo são:

Jéssica Alves, Arquivo Pessoal

SEM LEGENDA

Ingredientes:

  • cascas de Cebola

  • parte escura do Alho

  • parte de cima da Cebola

  • cascas de Cenoura

  • parte de cima da Batata

  • cascas de Batata

  • pontas da Batata Doce

  • Cebolinha

  • Coentro

Jéssica Alves, Arquivo Pessoal

Coloque os restos dos vegetais em uma panela

Modo de Fazer:

  • Em uma panela, coloque todos os vegetais, com exceção com coentro.
  • Cubra com água até que estejam cobertos.
  • Ligue o fogo e coloque o coentro.
  • Quando começar a ferver, deixe cozinhar em fogo baixo por 1 hora.
Jéssica Alves, Arquivo Pessoal

Cubra os vegetais com água

Depois, basta coar o caldo em uma peneira fina e pronto!

Jéssica Alves, Arquivo Pessoal

No fim, é só coar em uma peneira

O seu caldo pode ser usado nas receitas. Assim como ser congelado para ser usado mais tarde. Você pode guardar por até 7 dias na geladeira (ideal são 3 dias). Ou deixar congelado por 3 meses (no máximo 6 meses) – guarde em forminhas de gelo para facilitar o uso.

O bagaço que restar desse caldo, você pode colocar na sua composteira. Se não usou sal ou restos de cebola e alho, pode inclusive utilizar o caldo como fertilizante para plantas.

Armazene os restos dos vegetais no congelador, de preferência um saco daqueles “tipo zip”, que irá armazenar de forma hermética os ingredientes.

Vale dizer que o chef Eugene Wong publicou um vídeo no TikTok, ensinando o passo a passo para como preparar essa delícia nutritiva:

@the_eugefoodStop throwing out all of your vegetable scraps, just make veg stock! #CleaningHacks #foodwaste #theeugefood #tiktokcooks #vegetables♬ Things Will Get Better… Eventually – Lo-Fi Eamonn

 

O perigo dos industrializados

Não é segredo para ninguém que os caldos industrializados contêm inúmeros ingredientes prejudiciais à saúde, como, por exemplo, muito sódio, gordura, corantes e intensificadores de sabor.

Muitas pessoas usam no preparo de arroz, feijão, carnes, tortas e sopas. E acreditam que o produto é inofensivo para a saúde. Contudo, segundo a nutricionista Marcela Rossini Montenegro ao Vix, ele contribui para o aumento de peso e outros problemas de saúde:

“Além do excesso de sal e de sódio, esses produtos têm muita gordura, açúcar, aromatizantes e conservantes artificiais, como o glutamato monosódico.” Assim, uma das consequências é o ganho de peso.

Pelo potencial inflamatório das substâncias dos caldos prontos no organismo, há também o comprometimento do sistema imunológico. “Dessa forma, a chance de outras doenças aparecerem é maior”, conclui a nutricionista.

O caldo pronto, assim como outros alimentos industrializados, pode ser irritativo da mucosa estomacal e, assim, favorecer crises de gastrite.

Além disso, consumir sódio em excesso pode sobrecarregar os rins e acarretar em cálculo renal. Há também uma maior pressão arterial, que pode, por exemplo, sobrecarregar o coração, as veias e causar problemas cerebrais, como aneurisma.

 

Desperdício de comida

Preparar esta receita sustentável também é uma forma de evitar o desperdício. Segundo a Sociedade Nacional de Agricultura, as frutas, verduras e legumes são os itens mais desperdiçados nas refeições.

Um estudo de alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano reforça que o desperdício de alimentos no Brasil é alto, chegando a 26 milhões de toneladas ao ano. Isso  poderia alimentar 35 milhões de pessoas segundo dados da Embrapa, colhidos em 2007.

E as partes não aproveitáveis dos alimentos devem ser utilizadas, devido ao enriquecimento alimentar, e aumentando o valor nutricional das refeições. Talos e folhas podem ser mais nutritivos do que a parte nobre do vegetal.

Os dados afirmam que cascas, talos e folhas são boas fontes de fibras e lipídios, tendo-se como exemplos as sementes de abóbora; talos de brócolis, de couve, de espinafre; cascas de banana, de laranja, de limão, de rabanete e folhas de brócolis.

“Sendo assim, a utilização integral dos alimentos possibilita uma maneira de incrementar a culinária diária, com a criação de novas receitas como geleias, tortas, sucos, doces, além de enriquecer nutricionalmente a dieta, proporcionando mais fibras, vitaminas e sais minerais”, conclui a pesquisa.

E dados mais recentes mostram que 127 milhões de toneladas de alimentos são jogadas fora por ano na América Latina. No Brasil, de acordo com a Embrapa, 41 mil toneladas de alimentos vão parar no lixo por dia. O desperdício começa na colheita, quando 10% dos alimentos se perdem; 50% no manuseio e no transporte; 30% nas centrais de abastecimento.

Jéssica Alves, Arquivo Pessoal

SEM LEGENDA

 

Usar caldo de legumes na cozinha é uma boa forma de melhorar o sabor e os nutrientes em quase qualquer receita. Vale lembrar que você pode fazer este caldo de legumes para usar em diversas pratos – do arroz ao cozido mais complexo.

Então pare de jogar comida no lixo e comece a reservar os restos de legumes e verduras. Além de melhorar sua alimentação, também vai contribuir para o combate ao desperdício de comida no Brasil e no mundo.

Dicas de Mulher

MATÉRIAS RELACIONADAS