• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Café na geladeira: porque as fabricantes recomendam isso?

Segundo as fabricantes, café refrigerado dessa forma mantém suas propriedades.

Bruno Oliveira Publicado: 25/10/2022 09:04 | Atualizado: 25/10/2022 12:36

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Almanaque SOS (@almanaquesos)

Que o café é uma das bebidas mais populares do Brasil, isso não é novidade para ninguém. Contudo, nem todo mundo sabe com exatidão qual a menor maneira de armazenar o café.

Neste artigo nós vamos te explicar por que você deve manter o café na embalagem e explorar o motivo pelo qual certos cuidados como esse são necessários. Vai um cafézinho?

 

Como armazenar o café de acordo com as fabricantes

O mais comum é que quando o café chega na casa das pessoas, a embalagem é aberta e o pó vai parar em algum pote de plástico, certo? Pois saiba que o recomendado é manter o café dentro da embalagem.

 

De acordo com o indicado na embalagem da maioria das marcas mais conhecidas, a maneira ideal de guardar o café é dentro da embalagem original, que por sua vez deve ser guardada dentro de um pote fechado e… dentro da geladeira.

Além disso, outra recomendação comum é manter o produto em ambiente seco e arejado. Mas o que dizem os especialistas?

 

O que acontece ao guardar o café de maneira errada

De acordo com especialistas no mundo todo, guardar o café de maneira inadequada pode fazer com que ele perca suas propriedades, aroma e sabor.

E, em alguns casos, pode causar alguns desconfortos quando ingerido como dores de cabeça, azia e tontura. O motivo disso acontecer se deve à oxidação do café, quando mantido em algumas condições específicas.

 

O que evitar na hora de armazenar o café

Os principais agentes que fazem o café oxidar são temperaturas extremas, umidade, ar e a luz do sol. Ou seja, contanto que você consiga evitar esse tipo de exposição, o café deve manter a sua qualidade. O que justifica as indicações encontradas nas embalagens e descritas previamente neste artigo.

 

É para guardar o café na geladeira?

Os principais motivos pelos quais não é recomendado guardar o pó de café na geladeira se devem ao fato da geladeira manter a temperatura muito baixa em seu interior, de influenciar no odor do café ou por, supostamente, gerar umidade. Entretanto, se armazenado da maneira como é indicada na embalagem, você não expõe o produto a esses efeitos.

Primeiramente, conforme já explicamos neste artigo, a geladeira não produz umidade e sim se utiliza da umidade dos alimentos do seu interior. Logo esse não é um problema, mesmo se a sua geladeira tiver uma caixa de umidade, o ambiente interno ainda será seco, também de acordo com estudo divulgado pela UFRGS.

Quanto à exposição à luz e odores, lembre-se que o pó deve ser mantido dentro da embalagem original, opaca, que não permite a entrada de luz; quanto aos odores, o café é protegido por estar dentro de um recipiente hermético, bem fechado. Sendo assim, não haverá troca de odores entre o que está dentro e fora da embalagem.

Em relação à temperatura da geladeira ser baixa, é importante ressaltar que apesar de ser baixa, essa temperatura não é extrema e se mantém a mesma, o que não interfere tanto no café. Diferente do ambiente de um congelador extremamente frio ou mesmo fora do refrigerador que fica variando o clima, por exemplo.

Ainda assim, é importante que você saiba que é possível congelar o café.

Em suma, o que faz com que os especialistas desincentivem a prática de guardar o café na geladeira é saber que nem todas as pessoas vão se ater a esse nível de cuidado durante o armazenamento.

 

O que a galera achou desta dica

Alguns de nossos seguidores, assim como nós, também amam café e deram suas opiniões sobre a dica em nossas redes sociais:

“Eu deixo na embalagem e guardo num pote de metal e não guardo na geladeira!”, disse Luma Rios em nosso Instagram.

“Faço tudo errado mesmo. O café aqui em casa acaba tão rápido que nem dá tempo de estragar.”, desabafa Naty Sousa em nosso TikTok.

“E o que faziam com o café quando não tinha geladeira?”, questiona Sandra Tolfo em nossa página no Facebook.

Nesse caso, Sandra, armazene o seu café em um pote opaco (não-transparente), com tampa hermética e em um local que não seja úmido e não varie a temperatura.

Fonte(s): USA TODAY, SAGE Journals, veja SAÚDE, Cafeicultura, Tudo Sobre Café, Taste of Home, Grão Gourmet
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui