• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Viral: Receita de Café Dalgona “para preguiçosos” faz sucesso (testamos!)

Será que funciona? Se você tiver com fôlego e muita vontade, sim!

Daiane Oliveira Publicado: 13/01/2022 12:44 | Atualizado: 28/01/2022 11:41

Cafe Dalgona faz o maior sucesso nas redes sociais. A receita da deliciosa espuma com gosto de caramelo ganhou uma versão mais simples, utilizando fuê, que viralizou no TikTok. Nós testamos!

 

Se tem uma coisa que faz sucesso nas redes sociais são receitinhas gostosas.  Se elas forem rápidas, fáceis, com poucos ingredientes e tiverem resultados instagramáveis, melhor ainda!

E por isso o Café Dalgona faz o maior sucesso por aí.

Café dalgona: bebida feita por batedeiras de proporções iguais de café em pó instantâneo, açúcar e água quente até que um creme ou espuma é formada.

 

Café Dalgona

A fama dessa bebida tem até uma curiosidade, segundo o Wikipedia, este café tornou-se popular durante na pandemia, principalmente na Coréia do Sul e, por esse motivo, foi apelidada de ‘bebida em quarentena’ ou ‘café em quarentena’.

O nome “Dalgona”, sob o qual é mais conhecido, vem do coreano “달구나”, que se traduz aproximadamente como “é doce”, e também é o nome usado para um biscoito de caramelo de favo de mel vendido por vendedores ambulantes na Coréia, que lembra a espuma doce da bebida.

Lembra do biscoito de Round 6? Então…

Round 6

Ao que consta, Dalgona se originou em Busan na década de 1960, mas sua popularidade cresceu quando o ator sul-coreano Jung Il-woo , durante sua aparição em um programa de televisão, comparou o sabor do café de Macau (China) com dalgona, o tal doce coreano.

A versão então se estabeleceu e conquistou o mundo todo.

Pois bem, uma receita de Café Dalgona que viralizou no TikTok explica um pouco disso: o vídeo, que já conta com mais de 5 milhões de visualizações, ensina a fazer um super café super cremoso com apenas 4 ingredientes.

@._.kom._♬ original sound – 🦋

O mais interessante é que a autora afirma ser uma versão para preguiçosos. Pois nessa receita, diferente das que rolam por aí, você não precisaria sujar uma batedeira para fazer o delicioso creme de café. Basta usar um fuet!

A grande questão é: Será Que Funciona? É claro, testamos a receita.

 

Como fazer Café Dalgona sem batedeira: o teste!

Ingredientes:

  • 1 colher de Café solúvel;

  • 1 colher de Açúcar;

  • Água quente;

  • 1 copo de Leite;

  • Fuê (Fouet).

Além destes ingredientes, você vai precisar de um copo ou xícara com a boca larga o suficiente para caber o fuê dentro.

Preparo:

O preparo é simples: adicionar no copo (ou xícara) o café, o açúcar e água quente o suficiente para umedecer a misturinha e… mexer com um fuê, como se acendesse uma fogueira com um pauzinho.

Mas tem que mexer muito. Muito mesmo!

 

A ideia é formar uma espuma bastante cremosa.

Na primeira tentativa do nosso teste, adicionamos água demais e o resultado foi uma espuma bem rala:

 

Já na segunda tentativa, adicionamos pouca água, o suficiente apenas para umedecer o café o o açúcar (a receita original sugere a mesma medida de café, açúcar e água).

E desta vez, sim: o resultado foi uma espuma bem mais encorpada!

 

Aqui uma comparação entre as espumas formadas utilizando mais e menos água: 

 

Em seguida é só adicionar o leite, que pode ser quente ou gelado, de acordo com sua preferência.

 

Dica extra: se quiser deixar seu Café Dalgona mais instagramável, sirva primeiro o leite em um copo e depois adicione a espuma por cima. Fica bonitão!

 

A receita está aprovada?

Sim! A dica funciona e o resultado é bem gostoso – para quem gosta de café, claro.

Porém, como não podia ser diferente, algumas observações importantes caso você queira fazer o Café Dalgona aí na sua casa:

  • É muito importante utilizar pouca água, ou então terá uma espuma mais aguada;
  • Depois de adicionado o leite, a espuma vai se diluindo aos poucos e ficando cada vez menos cremosa;
  • Versão para preguiçosos? Não é bem por aí. Cansa muito! O vídeo que viralizou faz parecer ser bem fácil bater usando o fuê, mas a verdade é que é bastante cansativo ficar girando o utensílio até obter a consistência ideal.

Para esta última questão, alguns de nossos seguidores deixaram macetes interessantes nos comentários das redes sociais. No TikTok, por exemplo, teve quem indicou utilizar um mixer.

Faço quase todos os dias, porém pego a batedeira e coloco só uma das pás dentro do copo e ligo. Demora menos de 1 minuto. Faço há mais de um ano e nunca quebrei nenhuma xícara“, nos ensinou Carlos Henrique no Facebook.

E para quem já é fã de carteirinha deste café cremoso, dá para fazer bastante espuma, armazenar e ir usando aos poucos. Neste caso, lembre-se de utilizar medidas iguais de café solúvel, açúcar e água.

Eu faço o café cremoso, que é basicamente a mesma coisa, só que em maior quantidade e na batedeira. O bom é que dá pra congelar e tomar diversas vezes sem tem esse trabalho todo sempre“, comentou Wanessa Isabely, também no Facebook.

 

Veja o vídeo do teste

Para acessar o vídeo do teste completo, basta assistir aqui no Instagram. Abaixo destacamos a versão resumida:

 

 

Fonte(s): Matraqueando, Sprudge
Daiane Oliveira
Jornalista, artesã, feminista, acadêmica de Literatura e mãe. Discute religião, política, sexo, hábitos sustentáveis e amenidades. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui