• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Como cuidar do cabelo cacheado: plopping, o truque da camiseta

Uma dica e tanto para deixar seu cacho realmente definido.

Daniele Campos Publicado: 09/09/2020 12:13 | Atualizado: 09/09/2020 12:59

Um dica para cabelo está bombando TikTok! Meninas do mundo inteiro estão deixando de alisar os fios com o truque da camiseta, para assumir cabelos cacheados realmente incríveis. A técnica tem nome: plopping. Entenda a seguir.

 

Plopping: o truque da camiseta para um cabelo perfeitamente cacheado

Algumas dicas do TikTok realmente mudam a nossa vida. Uma prova disso, é o truque da camiseta para cabelos cacheados que virou uma tendência viral no mundo todo. Para ter uma ideia do sucesso da técnica revelada na rede social, basta analisar os números; até o momento, um desses vídeos bateu 4,5 milhões de likes:

@katieleigghhWHAT THE HELL!!! My hair is so curly 😻 credit to @danielllebellle for showing me this 🙌🏻 ##fyp ##GimmeLove♬ original sound – danielllebellle

Apesar de realmente trazer um resultado impressionantes, na verdade, não existe nada milagroso ou inédito na técnica.

O truque da camiseta tem nome, se chama Plopping e é uma técnica muito usada por quem tem o cabelo cacheado para garantir curvas mais definidas e sem frizz, aqueles fiozinhos arrepiados que ficam no meio e em cima da cabeça.

De acordo com a cabeleireira Sara Amaral, o método funciona por conta da camiseta ter um tecido liso e ser feita com algodão. Se utilizado no tempo correto, esse material não resseca os fios e nem causa o temido frizz, quando comparado com os felpos das toalhas convencionais.

 

Passo a passo: como deixar o cabelo cacheado de verdade

Para ter o efeito perfeito, tenha em mãos, primeiramente, uma camiseta de tecido liso e de algodão (preferível 100% algodão!). Agora que já tem o essencial, confira as etapas que devem ser seguidas para um Plopping ideal:

  1. Ainda no banho, escove o seu cabelo enquanto o condicionador de sua preferência estiver agindo nos fios. (Vale dizer que pentear o cabelo não é ideal para alguns tipos de cachos, como os mais fechados. Também vale ficar de olho no tipo de pente. O convencional, de plástico, gera atrito com os cachos e dá muito frizz. Por isso, é recomendado desembaraçar os fios com os dedos ou com um pente de madeira)
  2. Após o banho, com os fios lavados e ainda molhados ou úmidos, aplique um creme de pentear de sua preferência nos fios, evitando a raiz!
  3. Se quiser, dê uma secada nos fios com a camiseta, afofando de leve, de baixo pra cima. (Segundo as profissionais que consultamos, essa etapa é opcional, já que só a amarração na cabeça é suficiente para a secagem completa do cabelo)
  4. Agora basta amarrar a camiseta, colocando todo o cabelo lá dentro, com carinho e sem deixar nenhum fio de fora.
  5. Deixe secar por 20 minutos. (Nos vídeos do TikTok, as garotas deixam por 1 hora, mas especialistas não recomendam)

Para a amarração, existem alguns métodos. Vou ensinar o mais comum:

  • Abaixe a cabeça e jogue todo o cabelo para frente. Em seguida, cubra toda a cabeça com a camiseta. Coloque a parte da gola sobre a nuca e amarre as mangas na frente, na testa.
  • Pegue todo o restante do cabelo e delicadamente cubra-o com a camiseta, como se ela fosse um “bombom”.
  • Levante a cabeça e dê um nó nas pontas da camiseta na parte de trás da cabeça.

Passo a passo de uma das técnica de amarração plopping.

 

Atenção aos detalhes faz toda diferença!

Além de seguir os passos corretamente, alguns aspectos relacionados ao método merecem mais atenção. Um deles é ressaltado pela youtuber e cabeleireira especializada em cabelos naturais, Tamires Maia:

“A forma como se amarra faz toda a diferença. É isso que vai manter o cabelo encolhido e parado na camiseta. Por isso, é importante não colocar o cabelo de qualquer jeito, amarrar direitinho para não deixá-lo para fora e nem ficar com efeito amassado”, indica.

Outra parte que merece cuidado é o tempo que se deve manter os fios amarrados, já que não é recomendado deixar o cabelo secar totalmente na camiseta.

“O Plopping é feito somente por alguns minutos, de 10 a 20 minutos, porque nosso couro precisa estar arejado para a secagem saudável, evitando proliferação de fungos e bactérias”, destaca Tamires. 

A profissional ainda explica que o Plopping funciona apenas para cabelos cacheados, ondulados e crespos, mas alerta que pode não ser indicado para todos os tipos de cachos:

“Como deixa o cabelo encolhido por aumentar a definição, pode não ser bom para cabelos que já têm o fator encolhimento alto”.

O fator encolhimento é um aspecto natural dos cabelos cacheados e crespos, que encolhem e aparentam ser mais curtos do que são por causa do formato em espiral do cacho. Nesse sentido, Sara Amaral salienta que: 

Cada tipo de ondulação responde de uma forma diferente ao Plopping, mas como é uma técnica que funciona para ativar os cachos, acaba sendo mais efetiva em cabelos de curvatura aberta.

Portanto, os de curvatura fechada, com maior fator encolhimento, podem ficar muito encolhidos. Cabelos curtos também não respondem bem ao truque, conta. 

Tipos de curvatura dos cabelos cacheados. Como apontado por Sara, aqueles mais abertos têm mais chance de ficarem perfeitos com o truque da camiseta, o Plopping.

 

Técnica da camiseta para cabelos cacheados não é novidade

Apesar de o Plopping ter se tornado uma sensação no TikTok recentemente, não é uma novidade no “mundo dos cacheados”. Bruna Serrano também é dona de um canal no YouTube, o Morena Raiz, onde dá dicas sobre cabelos cacheados, e conta que descobriu o truque há seis anos, através de grupos no Facebook. 

Logo que testou em seu próprio cabelo e comprovou a eficácia do método, Bruna compartilhou com seus seguidores, que hoje chegam a 133 mil. “Fiz um vídeo explicando detalhadamente o Plopping e, até hoje, esse é um dos vídeos mais vistos no canal”, diz.

E não foram só os seguidores de Bruna que aprovaram a técnica. Os 118 mil que seguem o canal de Tamires Maia também obtiveram respostas positivas.

A maioria adora! Nos vídeos que já falei sobre, há muitos relatos positivos de mais definição. São poucas as pessoas que não conseguem se adaptar, às vezes pelo comprimento do cabelo e outras por ainda não terem acertado na amarração, conta a Youtuber. 

 

E não funciona somente com camiseta!

A amarração do Plopping deve ser realizada com uma malha feita de algodão, visto que é lisa e permite a retenção da umidade do ambiente, seca a água do cabelo e tira o excesso de creme, acarretando em uma maior definição e menos frizz no cacho

Trecho do vídeo em que Bruna Serrano ensina a técnica da amarração.

Por isso, pode ser usada tanto uma camiseta de algodão, que é mais prática e fácil e todo mundo tem em casa, quanto uma toalha igualmente lisa e feita por este tecido.

“A malha ser 100% de algodão é importante, pois a fibra natural otimiza a secagem, já que absorve melhor a umidade”, expõe Bruna.

Inclusive, foi pensando nisso que ela criou sua própria malha antifrizz, comercializada em sua loja Morena Raiz. 

Eu comecei fazendo o Plopping com uma camiseta, mas logo senti a necessidade de algo que fosse criado nas medidas ideais para a técnica, e isso não existia no mercado. O diferencial da toalha é que ela foi feita nas dimensões exatas para a amarração e é mais confortável e prática para amarrar, relata Bruna.

Assim, não importa se é por meio de uma camiseta ou toalha, o importante é que é possível usar a técnica para manter seus cachos perfeitos!

Fonte(s): Tô De Cacho, Tô De Cacho (2), Beleza Extraordinária
Daniele Campos
Jornalista pela UNESP, redatora freelancer e mais uma alma que vaga pelo mundo em busca de mudar alguma coisa.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui