Cabelo Crespo: Os melhores cortes masculinos
Tenho cabelo crespo. Na época de escola, via sempre meus amigos ostentando altos cortes dignos de capa de revista. Já eu apenas tinha duas saídas: deixar o black power ou raspar tudo.
Preferi sempre raspar tudo, pensando na praticidade e na falta de opções. E a ironia da vida é que mais tarde descobri que estava ficando careca.
Conversamos com 3 especialistas em cabelos crespos que apontaram as novidades, essas que podem fazer a sua cabeça, literalmente.
Um deles, João Furtado, do Red Saloon Homem, no Rio, lembrou que é você quem dita as regras, claro: “A tendência e a moda estão aí e você tem que usar aquilo que te faz sentir-se bem. Até porque é você quem vai se expor”, frisou.
Escolha o corte que tem mais a ver contigo e seja o diferentão. Até eu estou pensando em fazer alguns. Se liga!
1. Undercut
O hit de 2015 segue forte. João disse que agora ele vem acompanhado de barba e dando um de ar antenado e moderno ao homem. Para fazê-lo, basta passar a máquina ou cortar bem baixo com tesoura nas laterais e na região da nuca.
2. Repartido (Side Part ou Razor Part)
Desde que o jogador da seleção camaronesa, Samuel Eto’o, utilizou-o na última Copa do Mundo, muita gente aderiu a este tipo de corte, que pode ser feito em cabelos que crescem a partir de 1 cm de comprimento.
O cabelereiro Emanoel dos Reis, do salão Walter Coiffeur, explica: “Para fazer o penteado, é preciso dividir o cabelo fazendo uma linha a partir da parte frontal da cabeça. Depois, pentear a raiz para um lado a outro até dar resistência.”
Para os cabelos de textura mais crespa, o auxílio de um spray é suficiente. Para os cacheados, um creme ou gel poderá ser aplicado na área onde será feito a repartição.
3. Fade Cut
Uma versão mais estilizada do repartido, o fade cut é um corte que é navalhado na parte da divisão ou no contorno da cabeça. Leva este nome pois ele começa da parte do cabelo mais cheia e vai rareando até sumir. Cria-se um efeito degrade.
Emanoel explica que este corte sempre estará em alta: “O que tem se usado bastante ultimamente são os acabamentos com formato de “V”, um design pontiagudo que sai acima das têmporas formando um triângulo invertido até próximo da nuca”.
4. Ondulado despenteado
Aos que têm cachos ou cabelos mais ondulados também participam da lista de tendências. Para deixar o cabelo com ar despojado, mais “bagunçado”, o ideal é deixar secá-lo de forma mais natural possível e depois de seco, aplicar uma pomada de maior fixação dos fios para que mantenham o ar “largado”.
5. Dreadlocks
Esqueça os dreads sintéticos (fake) ou os de lã. Allan Sabatini, e sua Mafia Dread, disseram que agora os dreads feitos do próprio cabelo (definitivos) estão em alta.
Feitos com o auxílio de agulhas de crochês, os dreads podem ser de estilo variados, como uma versão moicano ou coloridos (com tonalizantes). Procure um profissional especializado para acertar o seu melhor tipo de dread.
6. Tranças enraizadas Twist
As tranças nunca saem de moda. E ultimamente, elas até têm aparecido em alguns desfiles de moda masculina de alta costura dentro e fora do país.
Aqui, elas aparecem numa versão um pouco mais estilizada que as antigas. Allan afirma que elas são feitas com duas pontas e levam de 5 a 6 horas para ficarem prontas. A trança twist, como é chamada, vai depender do gosto e da imaginação do freguês.