Brownie de Frigideira sem Glúten
Comes e Bebes

Brownie de Frigideira sem Glúten

13 de setembro de 2023
Postado por Bruno Oliveira
Preparo Preparo 10 minutos
Rendimento Rendimento 1 porção
Dificuldade Dificuldade Fácil

A produtora de conteúdo sobre culinária, Isabella Sasaki, publicou um vídeo que nos deixou com água na boca. Ela ensinou como fazer brownie de frigideira sem glúten e sem lactose.

De acordo com a autora, basta misturar todos os ingredientes, cozinhar em fogo baixo e finalizar com chocolate derretido por cima: Será Que Funciona?

Teste: Como Fazer Brownie de Frigideira

Ingredientes:

  • 1 Ovo
  • 1/3 Xícara de Farinha Aveia
  • 1 Colher (sopa) de Óleo de Coco
  • 1 Colher (sopa) de Açúcar Demerara
  • 50g de Chocolate Amargo 73%*

*Você pode usar o chocolate de sua preferência.

Passo a Passo

Primeiro derretemos o chocolate. Misturamos com o óleo de coco e levamos para o micro-ondas, mexendo de 30 em 30 segundos, até derreter por completo.

Em outro recipiente, colocamos o ovo, o açúcar e o chocolate derretido.

Adicionamos a farinha e misturamos bem até formar uma massa homogênea.

O ponto da massa ficou bem firme, viu?

Em seguida, untamos a fria com óleo e colocamos a nossa massa para assar, dando uma achatadinha com a ajuda de uma colher e uma espátula.

Lembrando que o fogo estava bem baixinho, tá?

Quando um lado assou por completo, viramos para assar do outro lado. Vlupt!

Depois de assar por uns 7 minutinhos, finalizamos a sobremesa passando uma barrinha de chocolate por cima, enquanto a massa ainda estava quente.

Aí já sabe, né? O nosso brownie de frigideira estava pronto para ser devorado!

Resultado: Fazer Brownie na Frigideira Funciona?

Resposta rápida: sim, inclusive dá para ficar ainda mais gostoso!

Então, decidimos testar essa receita de brownie de frigideira e não é que ficou gostoso mesmo?

A autora jurava que era uma opção saudável, mas vamos combinar, né? Com chocolate e açúcar na jogada, a saúde fica um pouco de lado. No entanto, é um belo bônus o fato de ser sem glúten e sem lactose.

Agora, se você não é muito fã de óleo de coco ou chocolate amargo, não tem problema! Dá para trocar o óleo de coco por outro óleo vegetal que você tenha à mão, como o de cozinha.

E se chocolate amargo não é sua praia, um meio amargo ou ao leite também vai deixar seu brownie delicioso. Super prático para aqueles momentos de sugar rush da tarde.

Conheça Mais 3 Tipos de Farinha Sem Glúten

Então galera, a receita original manda ver na farinha de aveia, mas será que não rola uma substituição? Claro que sim, dá uma espiada nessas opções que a gente separou:

  1. Farinha de amêndoas: sabor e densidade é com ela mesmo! Essa farinha é naturalmente livre de glúten e dá um toque de nozes ao brownie. Só um toque: pode ser mais salgadinha pro bolso.
  2. Farinha de coco: aqui é tropical, meus camaradas! A farinha de coco é outra sem glúten, e ainda tem muitas fibras e gorduras boas. Mas, igual à farinha de aveia, pode deixar o brownie com textura densa.
  3. Farinha de arroz: pra galera que não aguenta glúten, essa é a parada. A farinha de arroz deixa os brownies mais leves e fofos, diferente das outras farinhas sem glúten, que são mais densas.

O que a galera achou desse teste

Os seguidores do Almanaque SOS são fanáticos por brownie e mandaram a letra nas nossas redes sociais:

“Eu Não teria esse potinho com chocolate do fim porque não consigo guardar chocolate 😂😂😂”, disse Luciana Galvão em nosso Instagram.

“Procure assar na sanduicheira, ela assa dos dois lados ao mesmo tempo.”, sugere Mara Fernandes em nossa página no Facebook.

“Tem que tapar a frigideira e deixar com fogo baixíssimo. Coloque uma grade sobre a outra. Virar com delicadeza com auxílio da espátula. Ok?”, sugere Cacilda em nosso canal no Youtube.

Se você tá na vibe do brownie diferentão, se liga que aqui no Almanaque SOS a gente já ensinou a fazer tacinha de sorvete com brownie, brownie de nutella e até brownie de caneca!

Brownie, brownie brownie…

O que aprendemos com esse teste

  • A receita do Brownie de Frigideira funciona, mas não é saudável.
  • Para ficar mais docinho, dá para trocar o tipo de chocolate do amargo para o doce (quem diria?).
  • Além do chocolate, você também pode usar outro tipo de farinha!

Prática, Cozinha Técnica, alice

MATÉRIAS RELACIONADAS