• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

A tal receita de Brigadeiro de liquidificador (sem usar fogo)

Essa receita de brigadeiro ganhou as redes sociais, mas vale a pena?

Bruno Oliveira Publicado: 27/07/2022 11:57 | Atualizado: 27/07/2022 12:12

Em tempos de gás e energia elétrica custando o olho da cara, não soa nada mal fazer um brigadeiro que não precisa ir ao fogão ou micro-ondas.

Provavelmente por esse motivo que um vídeo da Food Masters Brasil (e muitos outros!!) viralizou ensinando a fazer brigadeiro com 2 ingredientes e sem fogo. Claro, nós decidimos testar: Será que funciona?

 

Ingredientes

Segundo o vídeo, a receita leva apenas dois ingredientes:

  • 1 lata de Leite Condensado (integral)

  • 2 col. de sopa de Cacau em Pó (100% é melhor)

Nota: Caso não tenha cacau em pó em casa é possível fazer com achocolatado ou chocolate em pó, mas saiba que o resultado será diferente, pode ficar muito doce.

 

Passo a Passo

Foi colocado os ingredientes sugeridos pela receita em uma vasilha à parte.

 

Em seguida, mistura-se até virar uma massa homogênea.

 

A mistura foi direto bater no liquidificador por um tempo. Que tempo? Segundo os autores, assim que a mistura ganhar uma textura mais rígida. Então, baixamos a velocidade e usamos uma espátula para ajudar no processo.

 

A mistura foi espalhada em um prato e depois armazenada no congelador por uns 30 minutinhos, para ganhar ainda mais consistência de brigadeiro.

 

Por fim, hora de provar o docinho!

 

Resultado: o tal Brigadeiro de liquidificador funciona?

A resposta é: não. Mas mesmo assim é gostoso.

Para começar, após sair do congelador, a mistura estava com uma consistência mais parecida com a de um mousse do que de um brigadeiro.

Porém, o que deixou a receita a desejar foi o gosto. Apesar de saboroso, é uma sobremesa muito mais doce do que estamos acostumados em um brigadeiro tradicional (que já é bem doce!). Muito por conta do leite condensado não ser aquecido, processo que o torna mais suave e menos enjoativo.

Vale dizer que o doce de leite nada mais é do que um “leite condensado super cozido”, fenômeno causado pela reação de maillard.

Alguns seguidores do Almanaque SOS deram dicas nas nossas redes sociais que podem deixar essa receita um pouco melhor:

“Coloque o leite condensado na geladeira, antes de bater. Experimente!😉”, disse a Li Checchia no Instagram.

No vídeo, citamos a falta da manteiga como o causador principal da diferença, mas logo fomos corrigidos pelos almanaqueos.

Faço brigadeiro sem manteiga. Eu uso chocolate em barra derretido, cacau, leite condensado e uma pitada de sal, que é mais ou menos 1/4 de colher de chá de sal.”, complementa a Many Stylus no Tiktok.

Edelzia Foresti, especialista em confeitaria, comentou sobre o assunto no site Escola de Doce:

“Eu sempre recomendo sim o uso da manteiga, pois ela adiciona uma gordura extra na massa, fazendo com que o brigadeiro fique mais cremoso e aveludado.”

Inclusive, há quem indique fazer essa mesma receita que mostramos adicionando a própria manteiga.

“Minha avó fazia assim mas colocava manteiga, uma delícia!”, comenta a Letícia Fomigri em nosso canal do Youtube.

 

Por que a receita fica diferente do brigadeiro tradicional?

Nós acreditamos que receita não ficou tão fiel pela ausência da manteiga em sua composição. Edelzia Foresti, especialista em confeitaria, comentou sobre o assunto no site Escola de Doce:

“Eu sempre recomendo sim o uso da manteiga, pois ela adiciona uma gordura extra na massa, fazendo com que o brigadeiro fique mais cremoso e aveludado.”

Também desconfiamos que o fato do leite condensado não ter sido cozido tenha interferido no resultado do sabor e da textura. A blogueira Olga Nagorna fala sobre cozimento do leite condensado em seu blog Olga in the kitchen:

“O leite condensado cozido é um molho de caramelo engrossado feito de leite e açúcar. Ou seja, é leite condensado adoçado e aquecido até engrossar e caramelizar. É uma confecção grossa e pegajosa, com uma cor castanha e um sabor que não é como qualquer outra coisa. Você também pode chamá-lo de geléia feita de leite condensado.”

Em outras palavras, quando cozinhamos o brigadeiro no método tradicional o cozimento do leite condensado interfere não apenas no sabor, mas também na cor e na textura da sobremesa.

 

O que você precisa saber sobre esta dica:

  • A receita de brigadeiro sem cozinhar é gostosa, mas não parece com brigadeiro que conhecemos: fica muito mais doce, mesmo com cacau em pó;
  • A ausência da manteiga também pode interferir na textura do brigadeiro.

Fonte(s): Escola de Doce, olga in the kitchen, Macale
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui