Comes e Bebes

Brigadeirão Sem Forno: fácil e muito cremoso!

16 de agosto de 2023
Postado por Bruno Oliveira

O produtor de conteúdo sobre gastronomia Igor Rocha publicou um vídeo ensinando uma sobremesa de chocolate que a gente apelidou de brigadeirão sem forno!

De acordo com o Igor, basta fazer um creme de confeiteiro, misturar com ganache, levar para gelar e cobrir com cacau em pó e morangos.

Como a gente adora receita simples que parece chique, vamos testar: Será Que Funciona?

 

Teste: Como Fazer Brigadeirão Sem Forno

Ingredientes:

  • 300g de Chocolate Meio Amargo
  • 150g de Creme de Leite
  • 150ml de Leite Integral
  • 2 Gemas
  • 2 Colheres (sopa) de Açúcar
  • 1 Colher (sopa) de Amido de Milho
  • Cacau em Pó (70%)
  • Morangos

 

Passo a Passo

O primeiro passo foi misturar o chocolate com o creme de leite e levar ao micro-ondas até derreter. A cada 30 segundos no micro-ondas a gente abria e misturava um pouco para não queimar!

 

Reservamos a ganache e iniciamos o creme de confeiteiro. Em uma panela, adicionamos o leite, as gemas e o açúcar.

 

Colocamos o amido de milho e cozinhamos em fogo baixo até engrossar.

 

O ponto foi o de creme mesmo; nem tão líquido, nem tão pastoso, é bem cremoso.

 

Misturamos o creme de confeiteiro com a ganache. Como estava difícil de misturar com o chocolate mais frio que o creme, usamos um mixer para facilitar o processo.

 

O autor sugere que faça em uma forma com 16cm de diâmetro, mas como a gente não tinha dessa, usamos uma de 23cm.

Forramos com plástico, preenchemos com a massa do brigadeirão e levamos para a geladeira até endurecer.

 

No dia seguinte, desenformamos a massa e finalizamos com cacau em pó peneirado por cima e alguns pedacinhos de morango. Estava pronto o nosso delicioso brigadeirão sem forno!

 

Resultado: Fazer Brigadeirão Sem Usar o Forno Funciona?

Resposta rápida: Sim, além de funcionar é muito gostoso!

Nossa experiência com a receita de brigadeirão sem forno foi simplesmente incrível!

A coisa mais legal é que a receita foi bem tranquila de fazer. Sério, não somos mestres na cozinha, mas com as instruções certas, tudo fluiu bem de boa.

Outra surpresa foi o tamanho da forma. O Igor Rocha sugeriu uma forma de 16 cm de diâmetro, mas só tínhamos uma de 23 cm à mão. E adivinhe? Funcionou maravilhosamente bem. O brigadeirão manteve sua textura, ficou bem distribuído e perfeitamente pronto para ser devorado.

Então, se você está pensando em fazer um doce maravilhoso sem precisar se preocupar com o forno, esta receita de brigadeirão sem forno é uma aposta certeira.

 

Diferença entre o creme de confeiteiro e o creme inglês

O creme de confeiteiro e o creme inglês são muito usados na confeitaria, mas têm preparos e usos diferentes:

  • O creme de confeiteiro é feito com leite, gemas de ovos, açúcar e amido de milho ou farinha de trigo. Depois de cozido, o resultado é uma massa bem consistente e cremosa, perfeita pra recheios.
  • O creme inglês é um creme mais líquido, feito com leite, gemas de ovos, açúcar e baunilha, é mais ralo do que o creme de confeiteiro.

Ou seja, enquanto o creme de confeiteiro é um creme denso usado como recheio ou cobertura em várias sobremesas, o creme inglês é um creme mais líquido, servido frio, e usado como molho ou complemento para realçar o sabor de outras sobremesas.

Ambos têm suas aplicações específicas na confeitaria e podem ser usados para criar diferentes e deliciosas experiências de sabores.

 

Como tirar o gosto de amido de milho das sobremesas

Algumas pessoas podem se incomodar com o sabor do amido nas sobremesas, dá pra disfarçar esse sabor com alguns truques:

1. Misture firme e forte: basta misturar o amido de milho com os outros ingredientes da receita antes de começar o cozimento. Isso evita que aquelas bolinhas indesejáveis (que trazem o sabor carregado do amido) apareçam.

2. Tempo de cozimento: dê um tempinho bom para esse ingrediente se entrosar. Cozinhe ele no fogo baixo ou médio até a mistura engrossar e o amido perder aquele sabor de cru.

3. Dê um toque de personalidade: adicione ingredientes cheios de personalidade, como baunilha, raspas de frutas cítricas, canela ou outras especiarias. Eles vão agir em conjunto para disfarçar o gostinho do amido.

4. Tempo de descanso: deixe a sobremesa relaxar um pouco. Às vezes, dar um descanso por algumas horas (ou até mesmo a noite toda) ajuda a suavizar o sabor do amido de milho.

5. Equilibre os holofotes: se a receita permitir, dê uma reduzida na participação desse ingrediente. Isso pode evitar que ele roube a cena.

Lembrando sempre que nem sempre é possível eliminar completamente o sabor do amido de milho, mas essas dicas podem dar um empurrãozinho para minimizá-lo e melhorar o sabor geral da sobremesa.

Hora de botar a mão na massa (ou no creme) e fazer a mágica acontecer!

 

O que a galera achou dessa receita

Os seguidores do Almanaque SOS amaram a ideia de fazer um brigadeirão sem forno e mandaram ver nos comentários:

“Percebi que a do vídeo original ficou mais molinha.. parece que da ate pra rechear torta. Vou testar e depois falo. Obrigada por compartilhar.”, agradece Elis Meirelles em nosso Instagram.

“Gente o Igor é perfeito! Acompanho ele na rede ao lado e as receitas dele não tem erro. ☺️”, disse Itala Jéssica em nosso TikTok.

“Vou te dar uma dica, da próxima vez incorpore a ganache com o creme ainda quente, assim evitará a formação desses grumos e não precisará finalizar com mixer.”, sugere Roseli Machado em nossa página no Facebook.

“Esse mesmo ganache que vc fez de chocolate misturado delicadamente com Chantilly vira um mousse aerado muito bom também.”, afirma Luiz em nosso canal no Youtube.

Se você quer saber mais sobre a arte de fazer brigadeiro, confira nosso artigo com 21 dicas, truques e receitas especiais dessa iguaria brasileira.

 

O que aprendemos com essa receita

  • É possível fazer brigadeirão sem usar o forno.
  • A receita dá certo mesmo usando uma forma maior.
  • Existem práticas simples para diminuir o gosto de amido nas sobremesas.

Treinamento 24, Cozinha Técnica

MATÉRIAS RELACIONADAS