Bombom assado no fogão? Testamos o sucesso das redes sociais
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Bombom assado no fogão? Testamos o sucesso das redes sociais

A receita é bem simples e, ao que parece, muito gostosa. Será que temos um novo vício?

Daiane Oliveira Publicado: 25/03/2022 11:54 | Atualizado: 25/03/2022 12:33

Como deixar o recheio do bombom cremoso? Ouro Branco assado é gostoso? Pode tostar chocolate na boca do fogão? A chama do fogão faz mal? Entenda tudo a seguir.

 

Viral: bombom Ouro Branco assado (e cremoso!)

Se engana quem pensa que é preciso ter habilidades de um confeiteiro para fazer um docinho diferente. Pelo contrário, algumas sobremesas podem ser surpreendentemente fáceis – e gostosas.

Seria o caso de tostar bombom no fogão? É, você não leu errado.


A influenciadora Amanda Bárcia compartilhou em seu perfil no Instagram, Você Precisa Provar, uma forma bastante diferente de se comer bombom.

Para isso, Amanda utilizou um bombom Ouro Branco espetado em um garfo e aquecido com uma distância segura da chama do fogão, sempre girando para não queimar. O resultado é um recheio cremoso e uma casquinha crocante.

De dar água na boca, hein?

Como dia boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?

 

Teste: tostando bombons na chama do fogão

Para reproduzir esta dica apetitosa, utilizamos apenas:

 

  • Bombom de sua preferência (usamos Ouro Branco e Serenata de Amor);

  • 1 garfo;

  • Fogão.

 

Espetamos o garfo no bombom e levamos ao fogo. 

E aqui nós erramos: o chocolate ficou bem próximo à chama, então, apesar de ficarmos girando, deu uma boa queimada.

O correto é manter uma distância segura, como destacado pela própria autora do vídeo.

 

Quando ele começar a ficar douradinho, está pronto. Depois de esfriar, é só se deliciar.

Claro que a casca do bombom que testamos ficou torrada, mas ignore isso e olhe só como ficou o recheio, super cremoso! E deixe esfriar, hein? Fica muito quente!

 

Aproveitamos para fazer o mesmo processo com o bombom Serenata de Amor; o resultado foi semelhante (apesar do outro combinar mais).

 

Resultado: assar bombom na chama do fogão dá certo?

Sim! A dica funciona muito bem.

É extremamente fácil de fazer e o resultado é delicioso. Claro, não faça como a gente (ops!) e deixe o bombom mais distante da chama para evitar que ele queime.

Vale reforçar que, para essa receita, preferimos o resultado com o Ouro Branco. O recheio ficou mais gostoso.

Nas redes sociais, nossos seguidores também aprovaram a dica:

Isso é muito bom. O ideal é manter mais distante do fogo, assim fica bem crocante e sem queimar tanto. Fiz com o batom branco e ficou muito bom também. Sempre faço isso com espetinho de churrasco, aqueles de madeira/bambu“, pontuou Jeronimo Menezes no Instagram.

Sempre fiz marshmallow na boca do fogão, mas essa ideia do bombom foi a melhor. Preciso experimentar“, comentou uma seguidora no TikTok.

Algumas pessoas apontaram sobre alguns possíveis problemas envolvendo a receita: aquecer alimentos diretamente na chama do fogão e a questão da acrilamida.

 

Aquecer alimentos direto na chama do fogão faz mal?

Resposta rápida: não.

O gás GLP é sufocante, mas não é tóxico. Ou seja, ele pode provocar asfixia se contaminar todo o ambiente, mas não vai envenenar.

Detalhamos tudo o que você precisa saber no vídeo abaixo:

 

O que é acrilamida e qual o problema com ela?

Apesar de ter um resultado bastante saboroso, é preciso ter cautela no consumo de bombons tostados, bem como de torradas, marshmallows, batata fritas, pizzas e qualquer alimento rico em amido que seja consumido cozido ou frito.

Vale dizer que a grande maioria dos alimentos industrializados, incluindo chocolates, passam por esse processo em sua fabricação.

Tais alimentos, quando expostos a alta temperaturas, formam uma substância potencialmente cancerígena chamada acrilamida.

Ao Jornal da USP, Ulysses Ribeiro Júnior, professor  de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da instituição, explicou que alguns alimentos, especialmente os que misturam aminoácidos, açúcares e gorduras, desenvolvem uma reação química que produz tal substância.

Ulysses destacou, ainda, que no meio industrial, a acrilamida é utilizada para fins benéficos, como no tratamento da água, mas que seu consumo caseiro e indiscriminado requer atenção, já que desde a década de 1990, foi categorizada como cancerígena.

Falamos mais sobre este assunto no vídeo abaixo:

 

O que você precisa saber sobre esta dica

  • Assar bombom na chama do fogão dá certo;
  • Mantenha distância entre o doce e a chama, para evitar que queime;
  • Aquecer alimentos na chama do fogão não faz mal;
  • É preciso moderação no consumo de alimentos industrializados e/ou ricos em amido que sejam cozidos ou fritos, pelo risco de ingestão e formação de acrilamida.

 

Assista ao vídeo do nosso teste

Para assistir o vídeo completo, clique aqui.

Daiane Oliveira
Jornalista, artesã, feminista, acadêmica de Literatura e mãe. Discute religião, política, sexo, hábitos sustentáveis e amenidades. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!