• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Tudo que sabemos sobre o Mapa-Mundi ESTÁ ERRADO!

Existem alguns ‘probleminhas’ graves de proporção entre os territórios.

A gente estuda quase a vida toda, passa metade dela entre o colégio, faculdade, cursinho e, no fim das contas, nos ensinaram tudo errado?

Pois é, parece que aquela soneca na aula de geografia valeu a pena.

maps_errado2_sossolteiros

Fazer um globo se tornar bidimensional foi uma ideia bem bacana para os estudantes visualizarem com facilidade esse nosso mundão, mas isso acabou criando alguns “probleminhas” graves de proporção entre os territórios.

Certamente você deve se lembrar do formato do mapa-mundi, que é baseado na Projeção de Mercator (projeção cilíndrica do globo terrestre), o problema é que essa projeção distorce algumas regiões ao redor do globo.

Há quem diga que tal distorção foi feita para favorecer alguns continentes em detrimento de outros, como o Africano, que é muito maior do que imaginávamos. Mas não existe nenhuma comprovação sobre isso.

O site BuzzFeed produziu um vídeo explicando a “farsa”. Confira (em inglês):


O Mapa que conhecíamos:

Projeção de Mercator

sonhosombra

Tecla SAP

A Rússia, por exemplo, é duas vezes maior que os Estados Unidos. No mapa-mundi o país é apresentado com quase três vezes o tamanho dos EUA.

Na realidade, a Rússia é maior apenas 2.1 vezes que o continente americano.

O Canadá é representado de uma maneira que acaba parecendo ser o dobro dos EUA, quando na verdade não é. Além disso, seu formato fica diferente na Projeção de Mercator.

Estados Unidos Vs. Canadá

Madagascar acabou sendo reduzido, mas, na realidade, seu tamanho é mais significativo que todo o Reino Unido. No mapa-mundi o “recanto de animais” é duas vezes menor que a terra da rainha.

Madagascar (vermelho) e Reino Unido (azul).

A África é representada com sua extensão reduzida em comparação a outros. Por exemplo, a Groenlândia tem o mesmo tamanho que a África no mapa-mundi, quando na verdade o continente africano é ~pasme~ 14 vezes maior!

Outra representação enganosa é com a Austrália, que parece superar a África, mas na verdade é quatro vezes menor.

De fato, a África (vermelho) é maior que muitos lugares. *Groenlândia (azul).

A Antártida na realidade é como você vê abaixo, e não aquela faixa branca gigante dos mapas “comuns”.

É assim que a Antártida se parece.

A Projeção de Mercator é bastante difundida, mas já foi atualizada.

Surgiram outras projeções mais aceitas, como a Projeção de Mollweide, a Projeção de Robinson e a Projeção de Winkel Tripel, que foram aperfeiçoando o Mapa Mundi.

Projeção de Mollweide

sonhosombra

As distorções continuam agressivas, por isso, se quiser tirar a prova, basta acessar o Google Earth, assim vai poder analisar tudo isso sozinho e de forma mais precisa.

Lucas Vinicius
Escriba digital, amante da sétima arte, ex-jogador compulsivo e meigo

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui