BOMBA: A técnica de secar o Celular no Arroz é lenda urbana, segundo estudo
Celular e água não combinam.
E quando o pior acontece, nem sempre temos um amigão pra salvar.
Pensando em resolver esse problema, a empresa americana TekDry desenvolveu uma maneira de secar e recuperar celulares e aparelhos eletrônicos em 30 minutos que promete acabar com 80% da umidade do aparelho.
O método foi desenvolvido a partir de um estudo realizado em conjunto com a DTJ Consulting que mostrou que deixar o aparelho por 48h no arroz, somente 13,1% da água são absorvidos. Já sobre a mesa, em contato com o ar, a evaporação é de até 14,7%.
Essa nova forma de secagem é feita através de uma câmara que usa da pressão e temperatura para fazer toda a água evaporar, mas para isso, você precisa levá-lo até uma loja deles. A má notícia é que, por enquanto, eles só possuem lojas nos Estados Unidos. #fuen.
Na dúvida do que fazer enquanto o serviço não chega ao Brasil, a empresa separou 7 truques para salvar seu celular em caso de afogamento.
***
1. Não ligue o aparelho, lembre-se que água + eletricidade não são uma combinação muito boa
2. Caso ainda esteja ligado depois de cair na água, não desligue. Isso evita um curto-circuito.
3. Se o aparelho estiver desligado (como na dica 1), remova a bateria para evitar que o dano seja pior.
4. Caiu no mar? Joga mais água!
É sério, se o seu celular ou aparelho eletrônico cair no mar, coloque-o sob água doce corrente por alguns segundos para tirar o sal. Isso evita que os componentes internos sejam corroídos e o estrago maior.
5. Seque a água que estiver por cima usando papel toalha ou pano. Isso previne que pingue mais água internamente.
6. Não use o secador pra tentar melhorar, isso pode aquecer/derreter alguns componentes internos mais sensíveis
7. Jamais coloque o celular no microondas.
Pode parecer óbvia essa dica, mas muita gente, na hora do desespero, já tentou. Como o celular tem componentes metálicos, isso poderá causar faíscas, danos ao microondas e até mesmo um incêndio.
Mas a principal dica de todas é evitar utilizar o celular perto de áreas em que ele corra risco de pular de sua mão e mergulhar. Tipo na hora de dar a descarga, fica a dica.
Via: Revista Galileu