Mané Pelado: faça o bolo de mandioca que é uma tradição nacional
O humorista Paulo Vieira compartilhou uma receita de bolo de mandioca que tem um nome um tanto inusitado: bolo mané pelado.
De acordo com o artista, a iguaria combina mandioca e queijo para criar um sabor brasileiro inesquecível.
O Almanaque SOS decidiu seguir a receita de bolo do Paulo Vieira para saber se ele é gostoso mesmo. Também tentamos desvendar qual é a origem do nome “Mané Pelado”. Simbora!
Teste: Bolo Mané Pelado do Paulo Vieira
Ingredientes:
- 500g de Mandioca Crua
- 2 Xícaras de Água
- 3 Ovos
- 3 Copos de Açúcar
- Manteiga do Tanto que Seu Coração Mandar
- Coco Ralado
- Um Pedaço de Queijo Forte Ralado do Tamanho Que tu Amar Queijo*
- 1 Colher (sopa) de Fermento Químico
*Usamos queijo coalho, mas você pode substituir por qualquer outro queijo frescal.
Passo a Passo
O primeiro passo foi colocar o forno para preaquecer a 180º C. Enquanto isso, untamos a forma com manteiga e farinha de trigo, mas você também pode usar o desmoldante caseiro se preferir.
Ralamos a mandioca e deixamos de repouso na água.
Em outro recipiente, colocamos os ovos, o açúcar e o leite.
Na sequência, adicionamos a manteiga, misturamos um pouco e incluímos a mandioca já escorrida.
Complementamos com o coco e o queijo ralados e mexemos mais um pouquinho.
Finalizamos com o fermento, dessa vez misturando delicadamente e depois transferimos a massa para a forma untada.
Nivelamos a superfície do bolo com uma espátula para ficar bem retinha e colocamos para assar no forno preaquecido a 180ª C por 1 hora e meia.
Passado esse tempo, foi só desenformar o nosso bolo mané pelado! E não é que ficou uma delícia?
Nossa Opinião Sobre o Bolo Mané Pelado
O bolo ficou incrível e é muito gostoso, mas precisa de alguns cuidados com a quantidade dos ingredientes e os métodos de preparo! Continue lendo.
Primeiro, é importante ter um olhar atento ao seguir a receita do humorista, já que ele não especifica as quantidades exatas de queijo ralado, manteiga e coco. Ainda bem que com a gente deu certo.
Além disso, vale lembrar que é uma boa prática misturar primeiro todos os ingredientes secos (exceto o fermento), e só depois adicionar os líquidos, como fazemos na maioria dos bolos convencionais.
Apesar disso, o resultado foi um bolo delicioso, macio e com uma textura única, lembrando muito uma queijadinha, aquele doce de padaria. Experimente e nos conte o que achou!
Saiba mais sobre o bolo Mané Pelado
O delicioso bolo Mané Pelado é muito mais do que uma simples sobremesa. Por trás dessa receita marcante, há histórias intrigantes que envolvem lendas e costumes.
1. Principais Lendas:
- A primeira lenda é tão antiga que nos leva de volta à época dos invasores portugueses. Dizem que o “Mané” da história colhia mandioca pelado, seja pra chamar atenção, por insanidade ou só para evitar o calor e sujar suas roupas.
- Outra história muito doida conta que um Mané, que estava sempre à espreita de uma vizinha solteira, foi vítima de uma pegadinha no dia do seu aniversário.
A família da moça teria se escondido em seu quarto e, ao entrar, o Mané foi surpreendido, pelado, com um bolo de aipim no seu aniversário.
Essas histórias têm muito a cara do Brasil, né?
2. A Versão do Vendedor Ambulante:
Outra história do nome “Mané Pelado” tem uma reviravolta curiosa. Dizem que esse apelido veio de um vendedor ambulante famoso em Goiás.
Segundo a lenda, o calor escaldante do cerrado fazia com que Manoel (ou Mané, como era chamado) vendesse seus bolos de mandioca sem camisa. A partir daí a inspiração para o nome surgiu naturalmente.
3. Variações da Receita:
No decorrer dos anos, o bolo Mané Pelado, assim como diversos outros pratos típicos regionais, passou por uma mudança de nome. Tornou-se o bolo de mandioca com coco, bolo de macaxeira ou aipim, enquanto o nome original foi caindo em desuso.
Mas, a gente sabe que no coração dos brasileiros mais tradicionais o nome “Mané Pelado” ainda traz à mente o famoso bolo com base de mandioca.
No final das contas, o bolo Mané Pelado é muito mais do que uma simples receita. É um pedaço de história que se desdobra em sabores e tradições regionais.
O que a galera achou da receita
Seguidores do Brasil inteiro comentaram sobre o bolo mané pelado nas nossas redes sociais:
“Aqui em Goiás geralmente a mandioca é ralada no ‘ralo fino’.” conta Gilbson Barbosa em nosso Instagram.
“Chamo bolo de aipim, mas uso menor quantidade de açúcar. Também pode pôr leite condensado.”, disse Marli Moreira em nossa página no Facebook.
“Mané Pelado é como o povo Goiano chama o bolo de mandioca/aipim. É uma delícia!”, comenta Regina Carneiro em nosso canal no Youtube.
Se você quer aprender mais receitas de celebridades marcantes como o Paulo Vieira, confira nosso artigo te demonstrando como fazer o macarrão à carbonara da nossa querida Dilma!
O que aprendemos com essa receita
- O bolo mané pelado do Paulo Vieira dá certo e é uma delícia.
- É preciso ficar de olho na quantidade dos ingredientes.
- O ideal é misturar primeiro os ingredientes secos e depois os demais.
- A história do nome “Mané Pelado” é ligada a diferentes lendas regionais.