Dicas

Receita de Bolinho de Chuva recheado com Bombom

10 de fevereiro de 2023
Postado por Bruno Oliveira

Tem surpresas que não dá para resistir e uma das mais gostosas que a gente já viu por aqui é o bolinho de chuva de bombom, ou bombom de chuva. A receita consiste em fazer uma massa de bolinho de chuva tradicional, rechear com bombom, empanar e fritar. Faça chuva ou faça sol você vai adorar fazer essa receita. Então bora lá!

 

Como fazer bombom de chuva

Antes de mais nada, vamos para a lista dos ingredientes:

  • 1 ½ xícara (chá) de Farinha de Trigo

  • 1 pitadinha de Sal

  • 3 colheres (sopa) de Açúcar Cristal

  • 1 ovo

  • ½ xícara (chá) de Leite Integral

  • 1 colher (chá) de Fermento Químico

  • 8 Bombons (Ouro Branco)*

  • Óleo de cozinha

  • Açúcar e canela a gosto

*Pode usar o bombom que preferir.

 

Passo a Passo

O primeiro passo é separar um recipiente grande para fazer a mistura. Então, adicione a farinha, o sal e o açúcar.

 

Na sequência, coloque o ovo e o leite. Logo depois, misture os ingredientes até formar uma massa homogênea.

 

Por último, caso não tenha usado uma farinha com fermento, adicione o fermento em pó e misture delicadamente até que não consiga mais diferenciar o pó do resto da mistura. Deixe a massa descansar por pelo menos 5 minutos.

 

Passado esse tempo, coloque o óleo para esquentar enquanto você empana os bombons. O processo é bem fácil, basta jogar os bombons por cima da massa e com a ajuda de um talher ou espátula envolvê-los com uma camada grossa de massa até formar umas bolinhas.

Quando os bombons estiverem empanados, verifique se o óleo está quente o suficiente.

No vídeo usamos a técnica da colher de pau que já ensinamos; basta colocar o cabo da colher no óleo, se borbulhar significa que está quente.

 

Em seguida, coloque os bolinhos para assar até que eles fiquem igualmente dourados. Use um talher para virar os bolinhos, se necessário, para que eles assem por igual. Quando assados, coloque os bolinhos para escorrer num pratinho com papel toalha.

 

Assim que os bolinhos estiverem assados, finalize embolando-os em uma mistura de partes iguais de açúcar e canela em pó até que fiquem bem meladinhos.

 

Finalmente, o seu bolinho está pronto e o seu maior desafio vai ser comer apenas um. Nham nham!

 

De onde vem o nome “bolinho de chuva”

De acordo com o artigo publicado no site da Brastemp, o doce foi batizado com esse nome pois era feito para atrair as crianças para dentro de casa em dias de chuva:

“Diz a lenda que, em uma tarde do século XX, alguém os chamou de bolinho de chuva. As crianças precisavam sair dos quintais e ambientes abertos para se proteger da chuva e eram os bolinhos que as colocavam dentro de casa e as mantinham devidamente ocupadas. Desde então, o nome ficou ligado à sua receita.”

 

O que a galera achou desta dica

Os seguidores do Almanaque SOS amaram a receita e deram dicas incríveis para você incrementar e até mudar o sabor da receita original:

“Tenho uma dica! Quando for quebrar o ovo, quebra ele numa tigela separada porque se estiver podre, você não perde o resto dos ingredientes que já colocou na receita:)”, conta Lara em nosso Instagram.

Lara você também pode usar o truque do celular, basta utilizar a lanterna contra os ovos, se a luz passar pela casca o ovo está bom. Agora, caso fique opaco, é melhor jogar fora.

“Com banana também fica ótimo!”, disse Jhol Silva em nosso TikTok.

“Isso deve ficar bom recheado com doce de leite. Coloca ele [o doce de leite] na geladeira pra ficar duro, faz as bolinhas e recheia igual ao bombom!”, comenta Dinah Maia em nossa página no Facebook.

“Se colocar óleo o suficiente pra bolinha boiar ela vira sozinha. Minha vó fazia e eu achava incrível os bolinhos girando sozinhos “, sugere Regina Leite em nosso canal no Youtube.

Caso você queira conhecer a receita tradicional desse doce, confira nosso artigo ensinando como fazer o bolinho de chuva da vovó.

MATÉRIAS RELACIONADAS