• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

“Bloqueador de Ar” promete abaixar o valor da conta de água, mas será que funciona?

Existem alguns prós e contras nessa história.

Tem muita gente pagando água e recebendo ar! O problema da passagem de ar na tubulação ser contabilizado pelo hidrômetro, o registro que conta quanto de água gastamos por mês, é um problema comum nas casas brasileiras.

A página Verdade sem Manipulação compartilhou um vídeo que reacende uma “gambiarra” popularizada há alguns anos, que promete acabar com esse mal eliminando todo o ar do encanamento e, assim, diminuir o valor da conta de água. Veja:

A sugestão dada pelo vídeo é a instalação de uma válvula facilmente encontrada em lojas de material de construção, conhecida como “Bloqueador de Ar”, que promete o incrível feito de minimizar a passagem de ar pelos canos e não deixar que os ponteirinhos do registro girem a toa.

Com um preço entre uns R$60 e uma fácil instalação, essa informação veio como a salvação aos interessados em economizar. Mas será que funciona? O Fantástico, da Rede Globo, em 2015, foi a fundo nessa história, como mostra esse vídeo compartilhado pelo canal Smart Afiliados.

Especialistas constataram que o produto não funciona conforme o prometido. De acordo com a matéria, além de deixar a passagem de ar ser contabilizada pelo hidrômetro, a instalação pode atrapalhar a entrada de água na residência pois diminui a pressão no encanamento e ainda pior, pode causar contaminação.

Porém, em depoimento ainda na mesma matéria, algumas pessoas que fizeram a instalação da válvula dizem ter diminuído quase 100 reais no valor total da conta de água.

Segundo Roberto Tavares, da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento Básico, o técnico da empresa responsável pelo fornecimento de água pode retirar a válvula (que não é aprovada pelo Inmetro) caso veja a instalação “não autorizada” e ainda informa que qualquer problema com passagem de ar no encanamento é de responsabilidade dessa empresa e você deve contata-los para reparos no serviço.

Ou seja, pode até economizar uma grana, mas não é indicado (inclusive para sua saúde).

Fonte(s): Verdade sem Manipulação - Facebook, Smart Afiliados - Youtube, G1, Qualidade Online
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui