Blogueira revela os segredos proibidos das musas fitness no Instagram
“Nem tudo o que reluz é ouro” e no mundinho das redes sociais, esse ditado é regra.
Como prova disso, a blogueira finlandesa Sara Puhto decidiu publicar fotos comparando seu corpo “na internet” e na vida real. O resultado é surpreendente e inspirador!
– “Instagram vs vida real. Se eu visse a foto da esquerda há um ano, instantaneamente eu pensaria algo tão negativo sobre o meu corpo, que todo o meu esforço malhando foi inexistente e se alguém me olhasse nem pensaria que eu me exercito. Estava malhando por 2 anos e achava que não estava tentando o suficiente. Mas a questão é que todos os corpos são diferentes. O corpo de ninguém parece o mesmo de todos os ângulos. Não coma menos ou perca suas refeições/bebidas favoritas ou se mate de malhar para ‘ficar bem para um feriado’ ou para ‘ficar bem em fotos de biquíni’, porque sempre haverá ângulos que são “infelizes”, que podem fazer você se sentir mal quando você os vê. Se exercite e coma de forma saudável se isso fizer você se sentir bem, não como uma punição. Comece a amar e aceitar seu corpo em todos os ângulos, com todas as suas ‘falhas’ ao invés de tentar se encaixar na imagem de “beleza” que a sociedade definiu, porque essa imagem não inclui todos os indivíduos. Não se odeie apenas por causa de fotos ruins, elas não definem você como pessoa. Você fica bem melhor quando está vivendo a vida ao máximo e sendo feliz. Não faz sentido perder as coisas e se estressar demais. A vida não é para ser uma competição sobre quem pode parecer mais bonito e devemos normalizar não ter que ‘parecer perfeito’ o tempo todo porque é um conceito ridículo. Você é perfeita do jeito que você é.
Em 2014, Sara focava suas publicações em mostrar seus avanços no mundo fitness, porém, com o tempo percebeu que aquele corpo cobiçado por muitos não era o mesmo do seu dia a dia.
Poses certeiras, manipulação de imagens e maquiagem eram alguns dos truques usados nos clicks (e corpo) perfeitos da blogueira que possui mais de 150 mil seguidores na plataforma.
Passando a considerar que sua missão seria promover a positividade do corpo e o amor próprio, Puhto começou a publicar duas imagens, lado a lado, uma sem recursos algum, ao natural e outra, posada e editada para seu Instagram. O resultado foram centenas de seguidores relatando o quanto a iniciativa os ajudava na aceitação do corpo e na busca pelo amor próprio.
Além do “chega pra lá” na deprimente ditadura da beleza, a atitude de Puhto ainda levanta uma importante discussão: como é fácil sermos enganados pela internet. Fique de olho pois como já falamos, nem tudo o que reluz…
“Mas lembre-se de que você não precisa de uma bunda grande para ser linda. Todos os bumbuns são ótimos bumbuns. Todos os corpos são diferentes, você não precisa de um tipo de corpo específico para se encaixar no que a sociedade define como bonito!” – disse a blogueira em uma de suas publicações.
Veja abaixo outras publicações feitas no Instagram de Sarah:
– “Corpo para biquíni. Tenho certeza de que todas nós tivemos esse sentimento, onde você está na praia, se sentindo bonita, mas então, de repente, você se sente insegura quando se senta e tem aquela sensação estranha pela barriga tão exposta. No outro dia eu fui à praia e tinha alguns momentos em que eu sentia que as pessoas estavam olhando minha barriga e bateu esses sentimentos de insegurança, onde eu queria escondê-la porque “não parecia bonita” quando eu estava sentada. Mas eu percebi que eu estava sendo boba e arruinando meu tempo na praia por causa dessa coisa boba e pequena. Você realmente não deveria se sentir assim! Todos ficam assim quando se sentam! Ninguém está julgando você e mesmo se alguém fizesse, esse é um reflexo de inseguranças internas deles, e não as suas. Você não é gorda. Todos nós temos gordura, especialmente na barriga e isso é completamente normal. E essa gordura não faz você valer menos como pessoa! Ninguém tem abdômen ou barriga chapada quando se senta. Não deixe essa ideia arruinar seu tempo porque é completamente normal! Se você quiser usar um biquíni, então use-o porque a vida é muito curta para não usar o que você quer! Você é incrível, então use-o com confiança e você irradiará beleza!”
– “Então, este sempre foi o meu único Instagram, comecei a publicar aqui em 2014 com fotos da minha vida pessoal quando costumava ter cabelos coloridos e publicar fotos de coisas aleatórias. Então, em torno de 2015, publiquei minha primeira foto de progresso depois de começar a fazer exercícios e decidi continuar publicando fotos relacionadas ao mundo fitness até o final de 2016. Não acho que tenha algo de errado em publicar seu progresso ou ter um instagram fitness, você deve compartilhar e mostrar seu trabalho duro! Mas para mim, tornou-se cada vez menos um passatempo e senti como se não estivesse dizendo a verdade publicando essas fotos o tempo todo, porque não era o que eu parecia na real, então eu decidi usar esta plataforma para publicar fotos positivas do corpo e amor próprio e é isso que me trouxe para onde estou agora. Nunca imaginei que publicaria minhas maiores inseguranças on-line, mas isso é como a vida precisava funcionar e eu amo ouvir o quanto minhas postagens ajuda as pessoas! Espero que gostem dessa pequena história. Estou tão animada para ver o que o futuro traz! Obrigado por ler e espero que todos tenham um lindo fim de semana !!”
– Mexa a bunda. Eu estava percorrendo minhas fotos antigas e me deparei com essas, onde eu estava tentando tirar uma dessas fotos na areia. Eu postei a da direita em janeiro, mas a esquerda é a realidade por trás da foto. Ás vezes, tenho uma pequena ponta de tristeza e ciúmes quando vejo todas as gatas do instagram e desejo poder magicamente ter o que elas têm. Porque às vezes eu sinto que todos os minhas horas de academia desapareceram quando tiro as fotos, mas então lembro que não deveria comparar meu corpo com o delas. Eu tenho uma ótima foto e elas também! É tudo sobre a postura / ângulos e ninguém se parece com isso o tempo todo. Não há nada de errado em publicar uma boa foto, você deve publicá-la se você sentir vontade! Lembre-se disso quando você estiver nas as mídias sociais e ver todas as garotas em poses, você também é ótima e ninguém é desse jeito o tempo todo. Parece que as pessoas querem bundas grandes atualmente. Mas lembre-se de que você não precisa disso para sua foto ser linda. Todas as bundas são boas lindas! Todos os nossos corpos são diferentes e você não precisa de um tipo de corpo específico para se encaixar no que a sociedade define como bonito! É estressante e deprimente ver estilos de corpos entrando ou saindo de moda – antes era a magreza, agora são bundas grandes. Isso não deveria ser importante. Causa tanto estresse e ódio a si mesmo quem não têm essas coisas. Eu sei que é difícil, mas em vez de tentar obter essas coisas, ame como você é agora. Não é para se amar quando perder peso ou aumentar o tamanho da bunda. Porque, confie em mim, quando você chegar a essas coisas, você só vai querer mais. Seja confortável em sua própria pele, independentemente do ângulo, posado ou não, e você irradiará beleza!
– Maquiagem vs sem maquiagem. Eu sempre pensei que tinha que ser “naturalmente bonita para sair sem usar maquiagem”, não importa onde eu fosse, pelo menos faria minhas sobrancelhas, porque Deus proibia qualquer um de ver minhas sobrancelhas bagunçadas, leves e escassas. Mas acabei de sacar que não deveria me importar com o que as outras pessoas pensam, não preciso ficar bem para ninguém e acho que pareço linda sem maquiagem. Não existe uma maneira correta ou errada de usar maquiagem, qualquer pessoa que queira pode e quem não quiser, não precisa! Eu não entendo por que foi feito da maquiagem um grande negócio. Se você tem um problema com alguém que não usa maquiagem ou usa demais, você deve realmente reavaliar suas prioridades na vida. É 2017, está tudo bem se qualquer gênero usa maquiagem ou optar por não usar, se alguém quiser ir ao supermercado às 3h com um rosto cheio de maquiagem, deixe-os, é seu corpo e sua escolha. Eles não precisam ter um motivo para isso. Concentre-se em você, foque na SUA vida, ela é muito curta para gastar energia preocupada com o que outras pessoas dizem sobre você. E se você acha que precisa de maquiagem para se parecer bonita, tudo bem! Faça o que faz você feliz! Apenas saiba que a maquiagem não a define de forma alguma e você é absolutamente linda com e sem maquiagem!
– Vestido para o seu tipo de corpo. Você sabe como você existem matérias que dizem “roupas para vestir seu tipo de corpo”? Sim, IGNORE ISSO, ELES SÃO RIDÍCULOS. Você pode usar o que quiser, independentemente do tipo de corpo. Eu sei que eles devem ser “guias” e não regras, mas eles afetam a maneira como você julga tipo de roupa que torna seu corpo “mais atraente”. Por causa disso, detestava o jeito que meu corpo ficava na frente, em vestidos ou qualquer coisa apertada, porque meus peitos não são grandes o suficiente e não tenho uma figura de “ampulheta”. Ninguém tem uma figura de ampulheta. Esse é um objeto, os corpos das mulheres não são objetos. Então use o que quiser! As pessoas vão julgar tudo, não os dê ouvidos. Porque se você se sentir bem com alguma coisa, vá fundo! A vida é muito curta para se preocupar constantemente com o que as pessoas pensam, faça o que o faz feliz! Viva sua vida como quiser, use o que quiser, mesmo que não pareça com todos os outros, essa é a beleza! Você é você e você é uma rainha de beleza. Espero que todos tenham um lindo fim de semana !!
– Instagram vs realidade. Só queria publicar uma foto boba hoje, porque esse é apenas o estado de espírito em que estou atualmente. Antigamente, eu nunca pensaria em publicar a foto da direita, mas é o que eu sou em 90% do tempo, em algum lugar, em uma esquina, fazendo rostos e poses estranhas. Meu namorado costuma tirar toneladas de fotos de mim para o instagram e sempre tenho algumas estranhas que acabo por ignorar e não publicar. Além disso, eu era muito insegura sobre a exibição dos pelos da minha axila e meu corpo não parecia “perfeito”, mas eu não deveria me importar, é assim que eu sou naturalmente! Eu sou as duas pessoas, e nenhuma é melhor do que a outra, apenas formas diferentes de mim. Ninguém deve ser rotulado como uma vagabunda por postar fotos semelhantes à esquerda, nem deve ser rotulado como ‘relaxada’ por postar fotos semelhantes a da direita. Todos somos apenas pessoas fazendo nossas coisas, às vezes queremos postar fotos onde nos sentimos muito bem com relação a nós mesmos, mas não se esqueça daquelas que você não gostou, não há nada de errado com elas! Elas são uma parte de quem você é e você deve adorar! Espero que todos tenham uma sexta-feira absolutamente adorável e um excelente começo para o fim de semana!