Com o surto de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, diversas receitas para se livrar do mosquito estão pipocando na web – como essa armadilha de garrafa PET.
Outra receita que bombou na internet foi a de uma vela que flutua sobre uma mistura de essência de citronela, lavanda, cedro, além de ramos de alecrim, rodelas de limão e laranja. Essa vela funcionaria afastando os pernilongos com o odor dos ingredientes, além de servir para enfeitar o ambiente.
A fim de ensinar essa bela e útil maneira de se livrar desse inimigo nacional, fomos atrás de um especialista para confirmar a eficácia da tal vela. E descobrimos que como repelente, ela é uma ótima peça de decoração.
Segundo a bióloga Vallesca Goveia de Mello, graduada em Ciências Biológias pela UNEB, apesar de conter composições que são consideradas repelentes naturais (como lavanda e alecrim), não existem indícios de que essa vela realmente espante os mosquitos, e se tratando das epidemias atuais, não vale a pena arriscar.
Apesar disso, para não deixar ninguém na mão (e como somos brothers dos biólogos), ela nos passou a receita de um repelente caseiro a base de álcool, cravo e óleo corporal, que é aceita como eficaz pela comunidade científica. Se liga na receitinha!
Passo a Passo
Ingredientes:
-
100 ml de Álcool de Cereais (encontrado em lojas de essências. Se quiser fazer maior use 500 ml)
-
2 g de Cravo-da-Índia (se quiser maior use 10 g)
-
20 ml de Óleo de Amêndoas, Mineral ou outro qualquer (para maior use 100 ml)
-
Um Frasco Escuro com Tampa para o preparo (se não encontrar, pode ser um potinho de vidro)
-
Um Frasco com Spray para aplicação (se desejar)
Como fazer
Coloque o álcool num frasco, de preferência escuro.
Como eu não tinha um escurinho, usei o de vidro transparente mesmo.
Adicione o cravo.
Deixe descansando longe da luz por 4 dias.
Se não tiver um frasco escuro, como eu, enrole com um papel de pão ou jornal.
Misture a combinação, chacoalhando o frasco duas vezes ao dia, de manha e a noite.
Após quatro dias, coe a mistura de cravo com álcool.
Depois adicione o óleo corporal (de amêndoas, mineral ou outro de sua preferência).
Agite um pouco e coloque em um recipiente, de preferencia com spray para facilitar a aplicação.
Como funciona?
Segundo a bióloga, esse repelente pode ser aplicado diretamente na pele, tanto de adultos, como de crianças. Você também pode borrifar a mistura pela casa, inclusive para espantar formigas.
O período de duração desse repelente é de 3 horas e recomenda-se aplicar também por cima das roupas, já que certos mosquitos podem picar por cima de alguns tecidos.