• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Bicarbonato de Sódio: todas as dicas, truques e gambiarras

O melhor do que já rolou no Almanaque SOS em um só lugar.

Daiane Oliveira Publicado: 29/04/2021 15:43 | Atualizado: 29/04/2021 16:11

Bicarbonato de sódio é tão versátil que pode te ajudar desde caramelizar pipoca doce a eliminar cheiro de estofados. Organizamos as melhores dicas sobre esse tema. Navegue pelos tópicos de Cozinha, Limpeza, Higiene Pessoal e Diversos.

 

Cozinha

1. Tirar acidez do molho de tomate

Açúcar não neutraliza a acidez. A solução para um molho equilibrada é simples: uma colher rasa (sopa) de bicarbonato de sódio.

Veja mais dicas aqui: molho de tomate com bicarbonato de sódio.

 

2. Amaciar carne com bicarbonato de sódio

Passando um pouco de bicarbonato de sódio na peça de carne e deixando agir entre 2 e 4 horas (com rápido enxágue em seguida) é possível deixar a carne mais macia.

Carne mais macia Passe um pouco de bicarbonato de sódio (ou fermento em pó) na carne e deixe agir por 2 à 4 horas. Depois lave brevemente os pedaços e prepare-a como de costume.

 

3. Pipoca doce

Não, você não leu errado! Este ingrediente coringa ajuda até a fazer uma pipoca doce caramelizada no capricho: ele acelera o processo de caramelização e também acentua o sabor da pipoca doce.

Saiba mais detalhes clicando na palavra-chave: pipoca doce com bicarbonato de sódio.

 

4. Cebola douradinha com bicarbonato de sódio

O mesmo método da pipoca, você também pode usar para caramelizar a cebola.

 

5. Capuccino

Uma pitada de bicarbonato pode inclusive dar mais cremosidade e espuma ao capuccino caseiro (aquele feito com café solúvel, chocolate, leite e canela em pó). Essa dica foi divulgada por ninguém menos que o Silvio Santos.

Veja o “Homem do Baú” tomando nota da receita: capuccino com bicarbonato de sódio.

Capuccino caseiro Ingredientes 100 gramas de Café Solúvel 5 colheres (sopa) de Chocolate em Pó 1 colher (chá) de Canela em Pó 1/3 de colher (chá) de Bicarbonato de Sódio 400 gramas de Leite em Pó 1. Coloque o leite em pó numa grande travessa. 2. Peneire o café solúvel em cima do leite em pó. 3. Acrescente a canela e o chocolate em pó. Misture tudo. 4. Por último, acrescente o bicarbonato. A receita rende algumas canecas de capuccino. Fonte: Silvio Santos (sim, ele mesmo!)

 

6. Descasque ovo cozido com bicarbonato de sódio

Se você colocar 1 colher (chá) de bicarbonato na água de cozimento do ovo, a casca sai com muito mais facilidade.

 

7. Substituir ovos em receitas

Vinagre e bicarbonato de sódio além de ajudar a dar ponto na sua massa ainda fará com que ela cresça. Use 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio para 1 colher (sopa) de vinagre branco ou de cidra para substituir um ovo.

Conheça outras substituições: substituir ovos com bicarbonato de sódio.

 

8. Pão sem carboidrato

Nessa receita de pão totalmente fitness, você vai precisar de ovos, queijo mascarpone, cottage ou cream cheese e bicarbonato de sódio.

Veja os detalhes do passo a passo aqui: pão sem carboidrato com bicarbonato de sódio.

 

9. Bolos veganos

Como dito anteriormente, você pode usar bicarbonato de sódio no lugar dos ovos! Existe uma infinidade de receita deliciosas com essa substituição, como o bolo formigueiro, bolo de cereja e até o de chocolate com abobrinha (é uma delícia, confia).

Veja todas as receitas: bolos veganos com bicarbonato de sódio.

 

10. Eliminar agrotóxicos das maçãs

Um estudo preliminar feito com maçãs, realizado pelo departamento de Veterinária e Ciências Animais da Universidade de Massachussets, nos EUA, em 2017, concluiu que usar uma mistura de 2 xícaras de água e 1 colher (chá) de bicarbonato, ou na proporção de 10 mg/ml, é mais eficiente que hipoclorito de sódio contra agrotóxicos (tiabendazol e fosmete), retirando até 96% do agente presente na casca – apenas na casca.

Saiba mais: eliminar agrotóxicos das maçãs com bicarbonato de sódio.

 

11. Cookie de chocolate sem glúten

Mais uma delícia para a lista! Separe açúcar mascavo, manteiga de amendoim, um ovo e o bicarbonato de sódio. Faça pequenas bolinhas e as coloque em uma forma com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC por 10 minutos aproximadamente.

Veja essa e outras receitas aqui: biscoito sem glúten com bicarbonato de sódio.

 

12. Nutella caseira

Nessa receita, o bicarbonato tem um papel muito especial: soltar a pele das avelãs. Ferva 2 xícaras de água em uma panela e adicione as 3 colheres de bicarbonato de sódio. Ela irá espumar. Esse processo é fundamental para a receita!

Conheça a receita completa: nutella caseira com bicarbonato de sódio.

 

13. Snack para cachorros: “Biscoitos Scooby-Doo”

Sim, temos bicarbonato envolvido nessa delícia animal. Para fazer esse petisco, além do composto, você vai precisar de farinha de trigo Integral, manteiga de amendoim Sem açúcar, mel, ovo e água.

Veja a receita em detalhes: petisco para cachorro com bicarbonato de sódio.

 

Limpeza

1. Limpeza geral com bicarbonato de sódio

Quando o assunto é limpeza (faxina pesada mesmo!), uma coisa que podemos adiantar é: aposte no bicarbonato de sódio.

Nesse artigo sobre: truques para limpeza, traduzimos as melhores dicas gringas:

  • Limpar o ralo da pia com bicarbonato de sódio

Com uma misturinha de vinagre branco e bicarbonato de sódio é bem fácil manter o ralinho da pia sempre limpo. Basta esfregá-lo com essa mistura e a ajuda de uma escovas de dentes velha, deixar agir por alguns minutos e enxaguar com água bem quente.

  • Limpar exaustor/depurador de ar de cozinha com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ótimo aliado para limpar com facilidade o filtros de aparelhos como depuradores de ar. Basta ferver água em uma panela que comporte o filtro, adicionar aos poucos 1/2 copo da substância e deixar o filtro ferver nessa água turbinada até que a gordura toda se solte.

  • Tirar manchas do colchão com bicarbonato de sódio

Para se livrar  manchas leves como sangue, urina e comidas doces, basta fazer uma mistura com bicarbonato de sódio, água oxigenada e sabonete líquido, borrifar sobre as manchas do colchão e finalizar esfregando com um pano limpo.

  • Remover sujeiras em geral com bicarbonato de sódio

A mistura de 2 partes de bicarbonato de sódio e uma de óleo de coco forma um verdadeiro removedor de sujeiras de uso geral, perfeito para eliminar aqueles “respingos” de gordura inclusive de armários de madeira.

 

2. Limpa piso

Com água, bicarbonato de sódio, álcool, água oxigenada, detergente de coco e essência é possível fazer um super limpa pisos e ainda economizar: a receita rende 4 litros do produto, que desengordura, desinfeta e desencarde.

Leia mais detalhes: limpa-piso com bicarbonato de sódio.

 

3. Limpa lousa

Se você tem uma parede com lousa em casa, saiba que o bicarbonato pode te ajudar a deixar ela limpinha e sem manchas. Basta fazer uma pastinha do produto com água e aplicar na lousa com um pano macio.

Conheça outros métodos: limpar a lousa com bicarbonato de sódio.

 

4. Limpador multiuso natural

Se o que você procura é produto que pode ser utilizado para lavar louças, limpar vidros e superfícies e, de quebra, ainda não agride o meio ambiente este limpador é tudo o que você precisa. Com água, sabão de coco, bicarbonato de sódio e álcool você pode fazer essa maravilha em casa.

Detalhes da receita: limpador multiuso natural com bicarbonato de sódio.

 

5. Desinfetante caseiro

Receitinha poderosa para limpeza, brilho no chão, afugentar os mosquitos e trazer economia para o seu bolso, pois é feito com produtos bem baratinhos: limões, vinagre, detergente, amaciante, essência de citronela e o bicarbonato de sódio.

Veja a receita completa: desinfetante caseiro com bicarbonato de sódio.

 

6. Desencardir mesas e cadeiras de plástico

Só quem tem cadeiras e mesas plásticas sabem como elas sujam e mancham com o passar do tempo, especialmente as brancas. Pois o bicarbonato pode ajudar a deixá-las como novas, basta usar uma misturinha do produto com amônia e esfregar.

Sabia detalhes desta dica: desencardir plástico com bicarbonato de sódio.

 

7. Clareador de roupas

Esta receitinha promete deixar as roupas brancas sempre brancas, tirando até manchas de mofo. E o melhor: usando produtinhos facilmente encontrados, como o bicarbonato de sódio, álcool, vinagre de álcool, água oxigenada e sabão líquido.

Veja outros detalhes da receita: clareador de roupas com bicarbonato de sódio.

Super clareador de roupas caseiro (elimina até mofo antigo) Vai precisar de: 1 Vasilha grande 200 ml de Bicarbonato de Sódio 140 ml de Água Oxigenada Vol. 20 400 ml de Álcool 100 ml de Vinagre de Álcool 400 ml de Sabão Líquido 1. Adicione bicarbonato, o álcool e a água oxigenada na vasilha. Misture um pouco; 2. Adicione o vinagre com cuidado. Ele vai causar uma reação à mistura; 3. Então, o sabão líquido; mexa bem. Transfira para um recipiente com tampa. Uso: Dilua 100 ml em 4 litros de água. Deixe a(s) peça(s) de molho por, pelo menos, 12 horas. Depois esfregue, ou coloque para lavar normalmente na máquina.

 

8. Limpar caixilhos das janelas com bicarbonato de sódio

Os caixilhos são lugares de difícil acesso e fazer a limpeza pode ser um tanto quanto complicado. Uma dica é polvilhar bicarbonato de sódio neles e adicionar vinagre em seguida. Depois de agir por um tempo, esfregue com a ajuda de uma escova de dentes usada e limpe o excesso com um pano úmido.

 

9. Limpar xixi de cachorro do sofá

Se o seu dog fizer xixi no sofá, fique calmo. Existem duas receitas com bicarbonato para solucionar esse caso. A primeira é com vinagre, álcool e amaciante.

Veja o passo a passo completo: limpar xixi de cachorro com bicarbonato de sódio.

Outra solução mais simples vai água, vinagre e bicarbonato de sódio. Borrife a mistura no local, espere 10 minutos e em seguida jogue bicarbonato de sódio puro por cima. Quando tudo secar, basta retirar o excesso de pó.

 

10. Limpar manchas do carpete com bicarbonato de sódio

Esta dica funciona com manchas recentes: basta umedecer a mancha com vinagre e cobrir com bicarbonato de sódio em seguida. Deixe a mistura reagir e passe um pano úmido depois. Quando secar, passe o aspirador de pó sobre a mancha.

 

11. Limpar vômito de tapetes com bicarbonato de sódio

Caso haja um incidente deste tipo, basta fazer uma pastinha com água e bicarbonato de sódio e jogar sobre o local, deixando agir de um dia para o outro e aspirando no dia seguinte.

 

12. Limpeza geral na cozinha

Que o bicarbonato é 1001 utilidades a gente já percebeu – e com limpeza na cozinha não seria diferente. Abaixo destacamos várias formas de manter a cozinha sempre em ordem e limpinha.

Todas as dicas estão detalhadas aqui: limpeza na cozinha com bicarbonato de sódio.

  • Tirar mau cheiro da geladeira com bicarbonato de sódio

Pra se livrar do odor da geladeira basta colocar um pouco de bicarbonato de sódio em um recipiente pequeno e deixá-lo sempre dentro da geladeira – vale também para o freezer e armários que não são abertos com frequência.

Outra opção para uma limpeza mais profunda é fazer uma solução em um balde com água morna e 1/2 xícara de bicarbonato de sódio:

  • Eliminar mau cheiro da lixeira com bicarbonato de sódio

Já para resolver o mal cheiro da lixeirinha, é só polvilhar bicarbonato no fundo do balde e polvilhar também dentro do novo saquinho de lixo.

  • Limpar superfícies (como mesas e pias) com bicarbonato de sódio

Polvilhar bicarbonato de sódio em um pano úmido é tudo o que você precisa para manter sua mesa e pia limpinhas sem muito esforço – só precisa enxaguar depois.

  • Limpar rejunte com bicarbonato de sódio

Uma misturinha de bicarbonato, água, vinagre e suco de limão é potente para deixar os rejuntes branquinhos.

  • Limpar formas com bicarbonato de sódio

Uma maneira fácil de limpar aquelas formas que parecem impossíveis de serem limpas é aplicando uma pastinha de bicarbonato e água, deixando agir por algumas horas e depois lavando como de costume.

Vale dizer que se você quer uma limpeza ainda mais poderosa, você pode adicionar água oxigenada:

  • Limpar ítens de prata com bicarbonato de sódio

Faça uma pasta com 3 partes de bicarbonato para uma parte de água. Esfregue a mistura em cada item e depois enxágue com água morna. Seque com um pano macio e veja a prata brilhar. Esse truque também serve para os colares de brincos de prata.

  • Turbinar o detergente com bicarbonato de sódio

Adicione duas colheres de bicarbonato de sódio ao seu detergente e faça sua limpeza diária com muito mais facilidade.

  • Higienizar a esponja da cozinha com bicarbonato de sódio

É só a imergir dentro de uma solução com 4 colheres de sopa de bicarbonato dissolvida em 1 litro de água morna, e limpá-la.

  • Limpar fogão, micro-ondas e superfícies engorduradas com bicarbonato de sódio

Derrame um pouco de bicarbonato em uma esponja úmida e limpe a superfície, em seguida passe um pano limpo úmido para retirar o excesso do produto.

  • Limpar manchas de café com bicarbonato de sódio

Para remover aquelas manchinhas de café dos móveis, basta  fazer uma solução de 1 para 1 de bicarbonato e água morna, aplicar com uma esponja e enxaguar.

  • Desentupir Pia com bicarbonato de sódio

Essa é uma das melhores dicas com bicarbonato de sódio (se não, a melhor de todas). Separe 1/2 xícara de bicarbonato e 1/2 xícara de vinagre, juntos formam uma dupla poderosa para desentupir pias.

 

13. Limpar o micro-ondas

Basta colocar dentro do eletrodoméstico uma vasilha com suco de um limão (ou vinagre de álcool) e uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio, e ligar por dois minutos. Além de tirar o cheiro ruim, facilita na hora da limpeza.

Veja outras dicas: limpar micro-ondas com bicarbonato de sódio.

 

14. Higienizar filtros de barro

Esta dica veio diretamente do biomédico Roberto Martins Figueiredo, o “Dr. Bactéria” e consiste em fazer uma solução de bicarbonato de sódio e água, despejar no filtro, chacoalhá-lo e descartar a solução.

Para mais detalhes, acesse: limpar filtro de barro com bicarbonato de sódio.

 

15. Detergente caseiro

A receitinha perfeita para quem quer para lavar a louça com facilidade e ainda deixar tudo brilhando. Com sabão em barra, detergente, vinagre de álcool, sal, açúcar e, é claro, o queridinho bicarbonato de sódio isso é possível. E o melhor: a receita rende 6 litros.

Para mais detalhes clique aqui: detergente caseiro com bicarbonato de sódio.

 

16. Sabão líquido caseiro

Para fazer 10 litros de sabão líquido para lavar suas roupinhas com menos de 4 reais, você vai precisar de sabão em barra, sabonete (de banho mesmo), sabão em pó, vinagre e o bicarbonato.

Veja o passo a passo: sabão líquido caseiro com bicarbonato de sódio.

 

17. Tirar mau odores de garrafinhas

Essa dica vale especialmente para quem toma Whey Protein (proteína do soro de leite) e depois precisa lidar com o cheiro terrível que a garrafinha fica. Saiba que água morna e bicarbonato de sódio são capazes de resolver este problema. E vale para outros cheiros ruins também.

Veja detalhes desta técnica: eliminar cheiro de whey com bicarbonato de sódio.

Como tirar o mau cheiro da Garrafinha de Whey Protein 1 Despeje 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio e 1/8 de água morna (não fervente) dentro da garrafa; 2 Feche e agite de forma que a mistura se espalhe bem pelas laterais da garrafa. Depois agite de cabeça pra baixo para que a mistura possa penetrar na rosca da tampa; 3 Jogue fora a mistura e lave o interior da garrafa com água morna e uma escovinha. Certifique-se de limpar as roscas da tampa e os cantos; 4 Deixe a garrafa secar aberta e de cabeça pra baixo, de preferência no escorredor;

 

18. Facilitar lavagem de panelas manchadas com bicarbonato de sódio

Para ajudar a lavar panelas manchadas, basta deixá-las de molho por 10 minutos em água com duas colheres de bicarbonato de sódio, lavando normalmente após o tempo indicado.

Lavar a louça pode ser mais fácil! Antes de lavar, deixe a louça de molho por 10 minutos em água com detergente. Para panelas manchadas, a dica é deixar de molho com 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. A sujeira sai mais fácil!

 

19. Limpar panela antiaderente com bicarbonato de sódio

Para limpar numa boa este tipo de panelas, basta ferver nela por alguns minutos uma xícara de água, 2 colheres de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de alvejante, lavando normalmente em seguida.

 

20.  Limpar panelas queimadas com bicarbonato de sódio

Mais uma vez a duplinha água oxigenada e bicarbonato de sódio. Basta fazer uma pastinha e deixar agindo na panela por duas horas, então, lave normalmente.

 

21. Evitar mofo no guarda-roupas com bicarbonato de sódio

Para evitar que o interior dos guarda-roupas mofem basta deixar dentro do móvel um potinho sem tampa com bicarbonato de sódio, isso reterá a umidade.

Truques para evitar mofo armário de cozinha Coloque um recipiente com pedaços de carvão ou giz no fundo do móvel para evitar o excesso de umidade. guarda-roupas Ponha um pote de vidro sem tampo com bicarbonato de sódio ou cal dentro do móvel. Gavetas Deixe um pedaço de giz em um canto da gaveta para que absorva a umidade Móveis Evite que os móveis fiquem totalmente encostados nas paredes e mantenha o local sempre arejado

 

22. Desodorizante para privada (multiuso!)

Faça você mesmo uma mini-bomba higiênica e perfumada que pode usada em qualquer lugar. Além da sua ação limpadora, quando entra em contato com a água, ela “explode” (borbulha), liberando um delicioso perfume. Pode ser usado na privada e até para higienizar alimentos.

Passo a passo, leia aqui: desodorizante multiuso com bicarbonato de sódio.

 

23. Tire a ferrugem de objetos

Deixar um objeto enferrujado de molho no vinagre branco por 3 horas (quanto mais, melhor!), esfregar com uma escovinha de dentes e em seguida deixar em uma solução de água e bicarbonato de sódio por 5 minutos, enxaguando e secando em seguida.

Leia o artigo completo: tirar a ferrugem de objetos com bicarbonato de sódio.

Truque simples para tirar Ferrugem dos objetos Você vai precisar de: Vinagre Branco**; Recipiente**; 1 Escova de Dentes; Papel Toalha; Água**; Bicarbonato de Sódio; Óleo de Coco**(opcional) **suficiente para cobrir as peças. 1. Coloque a peça em um recipiente e cubra com vinagre branco. Deixe descansar 3 horas. 2. Retire a ferrugem (que deve estar molinha) com a ajuda da escova de dente. 3. Faça uma solução 2:1 com água e bicarbonato de sódio. Deixe descansar 5 minutos. 4. Enxágue com água e seque bem com papel toalha. 5. Para proteger sua peça, basta cobri-la com óleo de coco. Retire o excesso com papel. Pronto, suas peças estão brilhando novamente, livre de ferrugem!

 

24. Eliminar baratas, moscas e o mau cheiro do ralo do banheiro

O ralo do banheiro é um verdadeiro portal do inferno, mas nosso herói bicarbonato pode nos salvar. Você vai precisar de luvas, detergente, escova de limpar vasos sanitário, água sanitária, vinagre, pedra sanitária e, claro, bicarbonato de sódio.

Veja o passo a passo completo aqui: eliminar insetos e mau cheiro do ralo com bicarbonato de sódio.

 

25. Limpar a escova de cabelo com bicarbonato de sódio

Sim, elas também precisam ser limpas. E para isso basta umedecê-las em uma solução de água morna e bicarbonato de sódio e, em seguida, retirar os fios de cabelos dentre as cerdas usando uma tesoura fechada ou objeto semelhante.

 

26. Limpar chapinha e babyliss com bicarbonato de sódio

Estes eletrodomésticos precisam ser higienizados e para  isso  basta  uma  solução  com uma parte de álcool e duas de bicarbonato de sódio. É só aquecer o eletrodoméstico por 1 minuto, desligar da tomada, e aplicar a mistura com a ajuda de uma escovinha de dentes velha; limpando com um pano seco após 15 minutos de ação da solução.

Como limpar a chapinha e o babyliss Você vai precisar de: 1 parte de álcool para 2 partes de bicarbonato de sódio 1. Faça a misturinha; 2. Ligue o equipamento por um minuto, então desligue da tomada; 3. Passe a mistura por todo o ferro usando uma escova de dentes velha; 4. Deixe agir por 15 minutos; 5. Após o tempo: - cerâmica: esfregue usando os dedos; - ferro: esfregue levemente com a escova; 6. Limpe com um pano seco.

 

27. Limpar a escova de dentes

Bactérias amam locais úmidos, por isso, evite deixar sua escova na pia. Ou faça essa limpeza com regularidade: deixe a escova de dente de molho em um copo com 1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio, 1/2 copo de vinagre de álcool e água.

Outras dicas de limpeza para banheiro: limpar escova de dentes com bicarbonato de sódio.

 

28. Limpar o tênis branco

Tutorial de Sarah Tracey, que viralizou do Twitter, o segredo do tênis branco é uma mistura de 1 porção de bicarbonato de sódio para 1 e 1/2 porção de detergente, esfregar com uma escova de dente, deixar descansar por um tempo, enxaguar, colocar na máquina de lavar, passar talco de bebê, então deixar secar.

Veja todos os detalhes aqui: limpeza do tênis branco com bicarbonato de sódio.

 

29. Tirar o chulé dos calçados com bicarbonato de sódio

Essa é para os desesperados! Retire tudo do seu congelador. Agora, salpique bicarbonato de sódio no tênis fedido e, dentro de um saco vedado, deixe-o no freezer até o dia seguinte. Mas cá entre nós, apenas o bicarbonato de sódio já é suficiente.

 

Higiene Pessoal

1. Elimine as espinhas com bicarbonato de sódio

Uma pastinha feita com bicarbonato de sódio e água é eficiente para amenizar a vermelhidão e retirar o pus das espinhas. Essa técnica funciona mas pode dar alergia em algumas pessoas, procure auxílio de um dermatologista.

Bicarbonato de sódio contra espinhas: ameniza a vermelhidão e retira o pus 1. Coloque pequenas quantidades de água em uma colher de bicarbonato de sódio, até a textura de pasta. 2. Com um cotonete, aplique na espinha, deixe agir por 5 minutos e depois enxágue com água morna. Em caso de irritações (ardência, queimação, coceira) lavar imediatamente a face e suspender o uso. Fonte: BuzzFeed

 

2. Shampoo seco

Bicarbonato de sódio adicionado a uma base de amido de milho pode quebrar um galho tirando a oleosidade do cabelo, funcionando como um shampoo seco de limpeza instantânea.

Mais detalhes neste artigo: shampoo seco com bicarbonato de sódio.

 

3. Shampoo natural

Água e bicarbonato de sódio é tudo o que você precisa para fazer um shampoo natural que faz uma limpeza profunda nos fios.

Veja detalhes da receita: shampoo natural com bicarbonato de sódio.

 

4. Desodorantes naturais

Uma alternativa viável para quem quer economizar dinheiro e ainda cuidar do planeta é fabricar seus próprios desodorantes. E o bicarbonato de sódio é ingrediente importante em várias receitinhas que já publicamos aqui no Almanaque SOS. Dá pra fazer desodorante em creme, em pó e até desodorante hidratante.

Veja as receitas neste artigo: desodorantes naturais com bicarbonato de sódio.

 

5. Pasta de dente natural

Uma mistura de bicarbonato de sódio com óleo de coco pode te auxiliar na higiene bucal. Mas atenção! Por ter propriedades abrasivas, se usado regularmente pode danificar o esmalte dos dentes; essa misturinha deve ser usado com cautela.

Veja todas as receitas: pasta de dente natural com bicarbonato de sódio.

 

6. Pasta de dente para mochileiros

Ao acampar, principalmente, o ideal é levar menos bagagem possível. Nesse caso, faça pequenas pastilhas de pasta de dente. Basta acrescentar bicarbonato de sódio nas gotas de creme dental para secá-las. Quando for usar, é só mastigá-los, enxaguar a boca e pronto.

Conheça outros truques para acampamento: creme dental “seco” com bicarbonato de sódio.

 

Diversos

1. Matar Baratas

Se baratas são um problema na sua residência, saiba que uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio e açúcar é fatal para elas: o açúcar as atrai e o bicarbonato mata esses insetos indesejados.

Veja detalhes desta técnica e outros métodos: exterminar baratas com bicarbonato de sódio.

 

2. Apagar fogo com bicarbonato de sódio

Não só para limpeza o bicarbonato de sódio é eficiente na cozinha. Um punhado deste composto químico é capaz de apagar chamas de uma panela com óleo ou outra gordura que esteja pegando fogo. Jamais jogue água, hein?!

 

3. Slimes (amoeba)

Bicarbonato de sódio funciona como ativador em diversas receitas de slime, como:

  • Cola branca + espuma de barbear + água boricada + bicarbonato de sódio;
  • Amaciante + açúcar + água boricada + bicarbonato de sódio.

Veja todas as receitas: slimes com bicarbonato de sódio.

 

– Esse artigo será constantemente atualizado, salve, favorite e fique de olho!

Daiane Oliveira
Jornalista, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui