Comes e Bebes

Receita de Beijinho com Amendoim e Doce de Leite

07 de agosto de 2023
Postado por Andressa Reis

Um docinho sempre cai bem, não é? Aqui no Almanaque SOS, a gente adora inovar e testar doces fáceis e gostosos com combinações diferentes.

Dessa vez, fizemos uma receita de beijinho, mas não é qualquer um! Esse é um beijinho com amendoim e doce de leite que vai além de qualquer docinho que você já experimentou.

Não satisfeitos com o brigadeiro de chocolate com pimenta, nós decidimos testar essa mistura de beijinho com cajuzinho e ficou boa demais, a textura do coco e do amendoim formam uma experiência deliciosa! Faz aí também!

 

Como fazer Beijinho com Amendoim e Doce de Leite

Ingredientes

  • 1 lata de Leite Condensado
  • 1 xícara de Coco Ralado
  • 1 colher de sopa de Manteiga sem Sal
  • Meia xícara de Amendoim sem sal Torrado e Triturado
  • Meia xícara de Doce de Leite
  • 1 colher de sopa de Suco de Limão*
  • 1 pitada de Sal*

*Esses dois ingredientes servem para deixar o sabor do doce mais equilibrado e menos enjoativo. Se você prefere um doce mais intenso, não precisa acrescentar.

 Passo  a passo

Pra começar, coloque o leite condensado o coco ralado e a manteiga em uma panela.

 

Adicione também o suco de limão e a pitada de sal. Então, coloque essa mistura em fogo baixo mexendo sempre.

 

Mexa até essa massa desgrudar do fundo da panela.

 

Com a panela ainda no fogo baixo, adicione o amendoim triturado e mexa bem para incorporar. Feito isso, tire a panela o fogo.

Acrescente o doce de leite e misture até se formar uma massa bem grossa. Transfira para uma tigela e cubra com plástico filme. Leve à geladeira até esfriar.

 

Depois de frio, enrole as bolinhas e passe no coco ralado ou no amendoim triturado. Está prontinho! Você já pode se deliciar com esse docinho cremoso, macio e que rende muito!

 

Qual a origem desses doces?

Essa receita é o “casamento” de dois docinhos muito populares nas festas infantis, vamos te contar mais sobre como cada uma surgiu.

De onde veio o beijinho de coco?

O beijinho tem origem em Portugal e era feito principalmente nos conventos, por isso, se chamava “beijo de freira”. A receita original levava amêndoas e uma calda de açúcar.

Ele foi trazido ao Brasil durante a colonização, e como o coco é uma fruta abundante por aqui, a receita passou por uma substituição, colocando esse nosso ingrediente querido no lugar das amêndoas e leite em vez da calda de açúcar.

No século XX o beijinho foi adaptado mais uma vez, e passou a ser feito com leite condensado.

Qual a origem do cajuzinho?

Já o cajuzinho passou por mudanças ainda mais radicais! Antes ele era feito com mel e a polpa o caju mesmo, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, e era modelado no formato dessa fruta.

Conforme ele foi se popularizando pelo país, toda a receita foi modificada. O amendoim e o leite condensado passaram a ser usados, especialmente porque o caju não é fácil de ser encontrado em todas as regiões do Brasil. Assim, só o que se manteve foi o formato desse docinho.

 

O que a galera achou dessa receita

Nossos seguidores também são formiguinhas, e deixaram suas opiniões sobre essa união de doces deliciosos:

“É uma mistura de beijinho com cajuzinho, então não tem como ficar ruim”, disse Mariana Reys no nosso TikTok.

“Que delícia! Já pensei em colocar no recheio de bolo “, sugeriu Luciana Assis no nosso Instagram.

“Eu vendo esse vídeo, lembrei na hora da música: Quê beijinho doce que ele tem… Gente que incrível essa receita de beijinho de doce de leite. Vou fazer! “, respondeu Marcela Santos no nosso canal no YouTube.

“Muito boa a receita! Tem tudo que eu gosto!”, comentou Ivanete de Andrade no nosso Facebook.

E você, gosta de testar doces diferentes? Se a resposta é sim, te recomendamos testar esse brigadeiro com requeijão, mas se sua resposta é não… Ah, faz também pra você provar como é bom!

Unit, Mundo Negro

MATÉRIAS RELACIONADAS