Se existe alguém mais polêmico que o Alexandre Frota e o Thammy Gretchen, esse “alguém” é o McDonald’s.
A rede de restaurantes sempre está envolvida em alguma coisa. Seja seus sanduÃches que nunca estragam, pela falta de cuidados ou higiene, ou pelo buraco estranho da colherzinha do Mc Flurry. Tudo é polêmica.
Há algum tempo pipocou na internet que as famosas batatas fritas do McDonald’s na realidade nem podiam ser chamadas de batatas, por conta do excesso de ingredientes quÃmicos. Chocante, mas é isso mesmo, veja mais detalhes aqui.
Para limpar um pouco o filme com os seus consumidores, cada vez mais desconfiados de que a rede de fast food não serve comida de verdade, a lanchonete publicou em seu canal do Youtube um vÃdeo mostrando como são feitas suas famosas batatas.
Entre os ingredientes revelados, dois são à base de petróleo: o dimetilpolissiloxano, substância para evitar a formação de espuma ao se fritar o alimento, e o butilhidroquinona, um antioxidante usado para preservar a batata. Segundo o vÃdeo, não são tóxicos, e são liberados pelos orgãos de saúde dos paÃses onde trabalham.
Ficou na curiosidade para ver todo o processo? Se liga no vÃdeo:
Tecla SAP
1. Da terra para a fritura
Segundo a empresa, eles realmente tem uma plantação com suas próprias batatas, ou seja, elas são reais e vem direto da terra. Com sujeira e tudo mais!
2. Cortando em palitinhos
Depois de serem plantadas e colhidas, as batatas vão para as fábricas, lá elas são limpas com jatos de água e passam por um cortador de pressão. O mais interessante é que elas atingem quase 121 quilômetros de velocidade ao passar pelos cortadores.
3. Mantendo o padrão
Quando já cortadas, as batatas precisam passar por um processo quÃmico para manterem um padrão. Elas recebem dextrose (açúcar natural) para manterem a cor dourada em qualquer estação do ano, e também pirofosfato ácido de sódio (aditivo alimentar) para não acinzentarem quando forem congeladas.
– Dextrose ajuda a manter as batatas sempre douradas.
4. Fritas antes de fritarem
Antes de serem fritas nos restaurantes, elas passam por um processo parcial de fritura para ficarem ainda mais crocantes quando os clientes consumirem. É daà que vem toda a “crocrância”!
5. Congelando para viagem
As batatas saem da fábrica para diversos restaurantes no mundo inteiro, por isso elas precisam ser congeladas para chegarem perfeitas aos consumidores. Nesse processo elas passam por um grande percurso até que saem congeladas, e em poucos minutos.
6. Chegando ao seu estômago
O último processo, e certamente o mais delicioso, é quando você finalmente pode comer essas clássicas batatinhas crocantes.
E agora, está convencido/a que a batata frita do McDonald’s realmente é feita com batatas?