• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Batatas Fritas: McDonald’s finalmente revela os bastidores da produção

Agora finalmente você poderá saber como a especialidade da rede de fast food é feita.

Se existe alguém mais polêmico que o Alexandre Frota e o Thammy Gretchen, esse “alguém” é o McDonald’s.

A rede de restaurantes sempre está envolvida em alguma coisa. Seja seus sanduíches que nunca estragam, pela falta de cuidados ou higiene, ou pelo buraco estranho da colherzinha do Mc Flurry. Tudo é polêmica.

plemico_sosolteiros

Há algum tempo pipocou na internet que as famosas batatas fritas do McDonald’s na realidade nem podiam ser chamadas de batatas, por conta do excesso de ingredientes químicos. Chocante, mas é isso mesmo, veja mais detalhes aqui.

Para limpar um pouco o filme com os seus consumidores, cada vez mais desconfiados de que a rede de fast food não serve comida de verdade, a lanchonete publicou em seu canal do Youtube um vídeo mostrando como são feitas suas famosas batatas.

Entre os ingredientes revelados, dois são à base de petróleo: o dimetilpolissiloxano, substância para evitar a formação de espuma ao se fritar o alimento, e o butilhidroquinona, um antioxidante usado para preservar a batata. Segundo o vídeo, não são tóxicos, e são liberados pelos orgãos de saúde dos países onde trabalham.

Ficou na curiosidade para ver todo o processo? Se liga no vídeo:


Tecla SAP

1. Da terra para a fritura

Segundo a empresa, eles realmente tem uma plantação com suas próprias batatas, ou seja, elas são reais e vem direto da terra. Com sujeira e tudo mais!

batata_real_sossolteiros

 

2. Cortando em palitinhos

Depois de serem plantadas e colhidas, as batatas vão para as fábricas, lá elas são limpas com jatos de água e passam por um cortador de pressão. O mais interessante é que elas atingem quase 121 quilômetros de velocidade ao passar pelos cortadores.

batata_lavada_sossolteiros

 

3. Mantendo o padrão

Quando já cortadas, as batatas precisam passar por um processo químico para manterem um padrão. Elas recebem dextrose (açúcar natural) para manterem a cor dourada em qualquer estação do ano, e também pirofosfato ácido de sódio (aditivo alimentar) para não acinzentarem quando forem congeladas.

batata_dextrose_sossolteiros

– Dextrose ajuda a manter as batatas sempre douradas.

 

4. Fritas antes de fritarem

Antes de serem fritas nos restaurantes, elas passam por um processo parcial de fritura para ficarem ainda mais crocantes quando os clientes consumirem. É daí que vem toda a “crocrância”!

batata_frita_sossolteiros

 

5. Congelando para viagem

As batatas saem da fábrica para diversos restaurantes no mundo inteiro, por isso elas precisam ser congeladas para chegarem perfeitas aos consumidores. Nesse processo elas passam por um grande percurso até que saem congeladas, e em poucos minutos.

batatas_congeladas_sossolteiros

 

6. Chegando ao seu estômago

O último processo, e certamente o mais delicioso, é quando você finalmente pode comer essas clássicas batatinhas crocantes.

batatas_lindas_sossolteiros

 

E agora, está convencido/a que a batata frita do McDonald’s realmente é feita com batatas?

 

Fontes: Uol | YouTube

Lucas Vinicius
Escriba digital, amante da sétima arte, ex-jogador compulsivo e meigo

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui