A batata tem brotos ou ficou esverdeada? Consumo não é indicado!
O técnico em Enfermagem e socorrista, Salvares, viralizou no TikTok com um vídeo em seu perfil dando um alerta importante sobre o consumo de batatas esverdeadas e/ou com brotos. Segundo ele, deve-se evitar ao máximo sob o risco de intoxicação.
Conversamos com os nutricionistas Thiago Bronze e Diego Bittencourt que retificaram o alerta e nos trouxeram mais detalhes sobre o processo que leva a batata a ficar esverdeada, bem como descobrir se há uma maneira segura de consumir o alimento nesse estado.
A princípio, precisamos entender por que a batata fica verde e em seguida desenvolve brotos em sua superfície.
Por que a batata fica verde e produz brotos?
De acordo com os especialistas, a batata começa a ficar verde por causa do contato com a luz, que induz a produção de substâncias que protegem o alimento enquanto esverdeia a superfície da casca:
“Quando exposta à luz, a batata começa a produzir mais clorofila, por isso fica verde, e além disso aumenta a produção de substâncias tóxicas para nós e protetoras para a batata, como a chaconina e a solanina (também chamadas de glicoalcalóides).”, conta Thiago Bronze.
Já os brotos surgem como uma evolução do processo de esverdeamento e isso só é possível porque a batata faz parte dos alimentos conhecidos como tubérculos:
“A batata gera brotos por ser um tubérculo. Tubérculos são caules subterrâneos e podem gerar novos brotos quando em contato com luz, calor e umidade.” explica Diego Bittencourt.
Em outras palavras, o esverdeado que surge na superfície da batata faz parte de um processo natural de germinação do alimento. A cor surge pois a clorofila tem essa coloração e o próximo estágio é que os brotos apareçam naquela região.
Quais são os riscos?
Assim como alertado no vídeo de Salvares, os especialistas também confirmaram que consumir a batata no estado de germinação pode gerar alguns problemas sérios, sendo eles:
- irritação na mucosa intestinal;
- fraqueza;
- náuseas;
- vômito;
- azia;
- dores abdominais;
- dores de cabeça;
- intoxicação grave (podendo levar a óbito).
Entretanto, esses problemas só devem chegar ao estado mais grave caso você consuma esse alimento em grandes quantidades e com a casca, visto que a maioria dessas toxinas se concentram na superfície da batata:
“Para acontecer um caso de intoxicação séria (que poderia até mesmo levar à morte) já é uma coisa bem mais rara, pois a pessoa precisaria comer uma grande quantidade dessa batata verde e com brotos (com casca e tudo), o que é muito difícil pois ela estaria bem mais amarga.”, informa o nutricionista Thiago Bronze.
Além disso, de acordo com artigo publicado pela jornalista Viviane Pontes, ao site dcoração, seria necessário ingerir mais de 10kg de batata esverdeada para poder apresentar as sequelas mais graves da intoxicação:
“Os pontos verdes (que são de clorofila) podem sinalizar a presença de solanina, uma substância química natural que pode ser tóxica – mas só se você consumi-la em uma dose muito grande (mais do que um saco de 10 quilos de batatas esverdeadas).”
Não é seguro consumir batatas em processo de germinação
Embora seja relativamente raro desenvolver problemas muito sérios devido ao consumo dessas batatas, ainda assim os especialistas não recomendam o consumo do alimento nesse estado:
“De qualquer maneira não é recomendado consumir a batata esverdeada ou que tenha brotos, o correto seria descartar a batata (infelizmente).
O nutricionista sugere uma solução para evitar desperdício, segundo ele, seria necessário descascar a batata completamente, já que as substâncias tóxicas ficam principalmente na casca, e cozinhar muito bem. Dessa forma, a chance de desenvolver algum problema é baixa.
De qualquer forma, é melhor evitar, como alertou Diego Bittencourt:
“A solanina fica concentrada próxima a casca da batata e é estável no calor, então, para evitar transtornos, evite consumir a batata já esverdeada ou com brotos.”
Uma forma 100% segura de aproveitar as batatas que esverdearam ou com brotos é no vidro do carro. Confira nosso artigo ensinando como evitar o acúmulo de gotas de chuva nos vidros do carro ou capacete usando apenas uma batata.
O que fazer para retardar o processo de germinação da batata?
De acordo com os nutricionistas, evite que o alimento entre em contato com a luz. Essa ainda é a melhor maneira de evitar que as batatas fiquem esverdeadas e desenvolvam brotos mais rapidamente:
“Para evitar que ela fique verde e gere brotos, a batata deve ser armazenada em local fresco e arejado. Evite expor o alimento ao contato com luz (mesmo artificial) envolvendo-as em sacos de papel ou caixas.”, disse o nutricionista Diego Bittencourt.
Thiago Bronze sugere, inclusive, que as batatas não sejam armazenadas na geladeira:
“Evite que ela fique muito tempo exposta à luz, guarde em um local escuro e fora da geladeira.”