• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Batata evita gotas de água da chuva no vidro do carro ou capacete

Técnica curiosa viralizou na internet e resolvemos testar.

Bruno Oliveira Publicado: 15/09/2022 09:26 | Atualizado: 15/09/2022 09:26

Além dos motoristas, esse artigo vai especialmente aos motoqueiros que sofrem com as gotas de água no visor do capacete. Vamos te ensinar como evitar gotas no vidro usando apenas uma batata. Se liga!

 

Como evitar que o vidro do carro ou capacete fique com gotas de água

O usuário @jorgevalenzuelam publicou um vídeo em seu TikTok ensinando uma técnica para prevenir o acúmulo de água no vidro do carro usando uma batata. O resultado foi que esse vídeo viralizou e até a publicação deste artigo alcançou uma marca de mais de 20 milhões de visualizações.

Reproduzimos essa técnica para entender como e porque ela funciona.

O teste

Antes de mais nada, separamos o vidro em duas áreas com uma fita adesiva para facilitar a visualização do resultado. A ideia é que em um lado nós veremos o efeito com o uso da técnica e do outro não.

Sendo assim, o primeiro passo foi cortar a batata ao meio e esfregá-la diretamente no vidro. Então, passamos um paninho limpo e seco para remover os excessos e deixar o vidro bem polido.

Note que o vidro precisa estar bem limpo antes da aplicação, caso contrário a massa da batata vai grudar na sujeira e fazer uma melequeira ainda maior.

Em seguida, retiramos a fita e jogamos bastante água por cima, como se fosse a água da chuva.

Finalmente, pudemos ver o impressionante resultado, provando que de fato a técnica funciona! No lado em que passamos a batata ficou lisinho, transparente e sem nenhuma gota para contar história. E não se preocupe, porque polindo com o pano não fica manchado.

 

O que faz as gotas prenderem no vidro e fazê-lo embaçar

A princípio, em relação às gotas, elas ficam presas no vidro por conta da condensação que é criada na superfície, que interage diretamente com as moléculas da água, fixando-as nas janelas. Em outras palavras, a superfície do vidro cria uma ligação com as gotas, impedindo, até certo ponto, que elas sejam puxadas pela gravidade.

No caso do vidro embaçado, o efeito ocorre pela diferença entre as temperaturas interna e externa do veículo. Ou seja, a diferença de temperatura faz com que o vidro condense ainda mais, atraindo a umidade do ar que por sua vez se ligam e transformam-se em gotas maiores, fazendo com que o vidro fique embaçado.

Vale dizer que no caso dos vidros embaçados, a batata não vai funcionar (já testamos!)

 

Palavra de especialista

Conversamos com o Lucas Moreno, professor de Química, responsável pelo projeto Moleculando, que explicou a dinâmica do processo entre a batata e o vidro pra gente.

Segundo ele, o processo funciona pois o amido da batata cria uma espécie de “camada protetora” na superfície do vidro, quebrando a tensão superficial da água. Esse processo é possível devido ao polissacarídeo de glicose presente na batata.

Alguns de nossos seguidores gostaram da dica e compartilharam com a gente nas nossas redes sociais:

“É melhor que o detergente então.”, afirma Irene Souza em nosso Instagram.

“800 reais na vitrificação do carro? Nunca mais! kakakakakaka”, complementa Tikteko em seu comentário no nosso TikTok.

“Essa dica é batata!”, brinca Lincon Mendonça em nossa página no Facebook.

Se você gostou dessa dica também vai gostar do nosso artigo te ensinando como limpar o carro usando uma amoeba.

Fonte(s): Global Cars Brands, TODAY, The art of Manliness, MOURA
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.
tags: batata , carro , chuva , ciencia , limpeza , moto , vidro

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui