Batata com Suco em pó: doce inusitado viraliza e nós testamos!
Acredite se quiser, “beijinho” de batata com suco em pó existe. Não apenas isso, mas fez o maior sucesso nas redes sociais. Para saber se vale a pena, nós testamos a receita! Acompanhe.
Viral: doce de batata inglesa com Tang
A batata é um dos vegetais mais versáteis, que costuma agradar veganos, vegetarianos e onívoros. Afinal, quem não curte uma batatinha frita bem crocante, uma bela batata recheada ou várias da incontáveis receitas com batata.
E engana-se quem pensa que a batata compõe apenas pratos salgados. Pois é. Uma receita no mínimo curiosa de doce feito com batata inglesa, suco Tang de uva (ou melhor, preparado sólido sabor de fruta), leite de coco e coco ralado circulou pelas redes sociais.
Estes 4 ingredientes que, definitivamente, não costumamos ver juntos, fizeram sucesso no vídeo do perfil culinário Prato do Dia, que ensinou a transformá-los em um docinho estilo brigadeiro.
A receita, em si, não tem mistério algum. Basta cozinhar e amassar as batatas, acrescentando os demais ingredientes em seguida, deixando o coco ralado por último. O resultado é uma “massa” que pode ser enrolada como os tradicionais brigadeiros e beijinhos.
Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?
Testando a receita de ‘beijinho’ de batata com suco em pó
Como mencionamos, a receita não demanda nenhuma técnica ou habilidade apurada, além de utilizar ingredientes que são facilmente encontrados. Abaixo, você pode conferir o passo a passo do nosso teste dessa receita bem diferente, bem como os itens que utilizamos.
Ingredientes:
-
2 Batatas Inglesas (a receita original pede 3, mas cortamos duas e nem utilizamos tudo);
-
3 tampinhas de Leite de Coco;
-
2 pacotes de Coco Ralado (50g) para a massa e outro pouco para enrolar.
-
1/2 pacote suco Tang sabor uva;
Começamos descascando as batatas e levando-as para cozinhar até ficarem bem macias.
Depois de cozidas, passamos pelo amassador de batatas (mas você pode amassar com um garfo, claro).
Antes mesmo de amassar tudo, notamos que era bem mais batata do que o vídeo original mostrava. Então, reservamos um pouco.
Só aí adicionamos o leite de coco e meio pacotinho de Tang sabor uva, misturando bem em seguida.
Acrescentamos o coco ralado e misturamos bem até dar o ponto de enrolar.
Moldamos os docinhos e passamos no coco ralado.
Depois de já termos moldado quase metade do doce, lembramos que tínhamos coco puro ralado na geladeira e então, acrescentamos ao restante da massa. É opcional.
Deixamos os docinhos por 20 minutos no congelador e depois foi só experimentar.
Resultado: a tal receita de ‘brigadeiro’ de batata com Tang funciona?
Sim. Por mais bizarro que pareça, a receita funciona.
Mas… apesar de ser gostosa no início, enjoa logo após algumas mordidas; é quase impossível comer mais do que um. O sabor forte do suco em pó domina o retrogosto. Os docinhos em que colocamos o coco puro ralado ficaram melhores, mas ainda bastante enjoativos. Talvez colocar menos quantidade de suco em pó ajude.
Vale dizer que a batata, como não é temperada, não tem gosto algum. Ela apenas dá a textura, semelhante ao beijinho. Com algumas modificações, esse docinho ficaria realmente gostoso – mas não foi dessa vez.
Nos comentários do nosso vídeos nas redes sociais vários seguidores estranharam a receita, mas destacaram que pode ser válida para quem tem restrições alimentares, por exemplo.
“Acho que esse tipo de receita serve para quem não pode comer os doces tradicionais“, comentou Daiane Moraes no Instagram.
“Receitinha básica para quem tem alergia a leite de vaca“, mencionou nossa seguidora Regina na mesma rede social.
Também teve quem fez adaptações na receita original e saiu testando (e aprovando) novas combinações.
“Eu fiz com batata doce. Experimentei com pó de gelatina de uva (detesto suco em pó) e ficou bem gostoso. Tirei uma parte da batata só com leite de coco e o coco ralado e taquei chocolate em pó para saber o que ia dar, também ficou beleza“, compartilhou Anitsi Lemos no Facebook.
A utilização de batata doce é mais comum para servir como base de doces, especialmente em pratos veganos; mas a batata inglesa também pode ser utilizada com esta finalidade.
O blog Paveg, especialista em comida vegana, já compartilhou uma receita de “brigadeiro” vegano mais elaborado utilizando também a batata inglesa. Ou seja: as combinações são possíveis e podem ser deliciosas.
O que você precisa saber sobre esta receita
- Docinho de batata com suco em pó dá certo, mas fica enjoativo;
- É possível utilizar batata doce e substituir o suco por gelatina, cacau ou chocolate em pó;
- Receitas com esta base são especialmente úteis para quem não consome produtos de origem animal ou possui restrições alimentares.
Assista aqui nosso vídeo completo, com mais detalhes.