• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Barba é o novo “Barriga Tanquinho”, aposte nela! #PraMaquiar

2013 promete ser o ano da BARBA!

PRAMAQUIAR-HOMEM-BARBA-CAPA

 

E aí, gata? Não, pera…

Hoje o #PraMaquiar vai falar com os gatos! Então se você é gata, vai chamar os boy da sua casa. Mas se você é o gato propriamente dito, fica esperto que o assunto é importante rapá!

Não sei se você reparou, mas 2012 foi marcado pelos bigodes, lembra? No rosto, nas roupas, nas redes sociais, enfim, uma overdose de moustaches. O SOS Solteiro até te mostrou isso aqui e aqui.

PRAMAQUIAR-HOMEM-BARBA-FOTO-1

E agora, 2013 promete ser o ano da BARBA! Sim! Ela tem aparecido com certo destaque em filmes, revistas, na TV, em propagandas e em vários outros meios de comunicação que mostram desde barbas por fazer até aqueles cavanhaques bem desenhados.

 

A BARBA E ALGUMAS CURIOSIDADES

PRAMAQUIAR-HOMEM-BARBA-HISTORIA

  • A barba era a marca de filósofos dos impérios Grego e Romano.
  • No Oriente, principalmente entre os Judeus, a barba possuía grande importância entre os homens. De forma que, ao tocá-la, um homem estaria demonstrando saudação e respeito ao outro.
  • Muitos povos da antiguidade raspavam a cabeça e conservavam apenas a barba, que de tão grande, era trançada de formas diferentes em volta da cabeça, de acordo com a classe do indivíduo.
  • Para os egípcios, raspar a barba era sinal de luto e de dor.
  • Os árabes, ainda hoje, “juram pela sua barba”, pois a palavra dada vale tanto quando um fio arrancado.
  • No imaginário ocidental, um homem barbudo é relacionado à imagem de Deus.

 

BARBA – O RETORNO

PRAMAQUIAR-HOMEM-BARBA-O-RETORNO

O destaque da barba em um meio onde a androgenia é cada vez mais comum, mostra a intenção de caracterizar um homem de virilidade mais acentuada. Destacando-o como um cara espirituoso, ligado à natureza, mas que mantém os traços contemporâneos. Resumindo: é aquele home em que se pode confiar, sabe?

Em 1999 foi criado o movimento Movember, uma mistura de Moustache com November, onde os guris deixavam seus bigodes crescerem durante todo o mês de novembro, como forma de conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da sua saúde. À partir daí, surgiu o Noshember, ou No Shave November, que tem o mesmo intuito, porém, os caras devem ficar sem fazer a barba durante o mês de novembro. Outro motivo que deixou os pêlos faciais em evidência!

 

BARBA FAZ BEM À SAÚDE!

Cientistas australianos comprovaram que homens de barba tem aproximadamente 35% menos exposição aos raios UV (é praticamente um protetor solar FPS 20!!!), além de proteger a pele de agressões como vento e frio, e deixá-la hidratada por mais tempo. Como se não bastasse, ainda serve de barreira pra bactérias que causam a tosse!

 

QUE IMAGEM VOCÊ QUER PASSAR?

PRAMAQUIAR-HOMEM-BARBA-IMAGEM-PESSOAL

Lembre-se: barba cheia costuma envelhecer o homem, porém passa credibilidade. Uma barba bem feita pode dar a impressão de que você é íntegro e não tem nada à esconder. Barbas por fazer dividem opiniões: algumas pessoas vão achar que você é desleixado e outras podem pensar que você é inovador.

O ambiente de trabalho também pode requerer algumas mudanças no shape da sua barba. Por exemplo, se você trabalha na sua empresa ou escritório, ter o rosto barbado pode até demonstrar um certo poder dentro da instituição. Mas se você trabalhar na área da saúde, talvez esses pêlos não sejam tão bem-vindos assim, por que apesar de apresentarem inúmeras vantagens já citadas, eles também podem ser meio de cultura de bactérias indesejáveis e que estão presentes aos montes em hospitais, postos de saúde, entre outros.

 

COMO CUIDAR DA SUA BARBA

PRAMAQUIAR-HOMEM-BARBA-CUIDADOSUma barba bem feita deixa o homem super sexy, atraindo a mulherada (eu sei do que eu tô falando). Mas, se não houver cuidado, você pode acabar passando a imagem de um cara relaxado e até mal sucedido (e isso é muito sério!). Então se liga:

  • Se quiser deixar a barba crescer, saiba que deve cuidar dela, assim como cuida dos seus cabelos, como por exemplo, lavá-la com shampoo e condicionador, enxaguando bem pra não deixar resíduos.
  • Mantê-la aparada, mesmo se você usar barba grande, é ideal! Use tesouras ou aquelas maquininhas próprias para esse fim e faça o procedimento uma vez por semana, no mínimo, dependendo da velocidade de crescimento dos pêlos.
  • Se a sua barba é falha, a dica é a seguinte: corte ou passe a maquininha no sentido contrário ao crescimento dos pêlos, onde a barba é mais alta. E no sentido do crescimento dos pêlos onde a barba tiver as falhas, pra balancear.

barba falha truque

(Foto: mulher.uol.com.br)

  • Pra não ficar cheio de bolinhas vermelhas no rosto, o ideal é fazer a barba após o banho ou pressionar uma toalha molhada com água morda no rosto por alguns minutos, afim de abrir os poros antes do barbear, minimizando os efeitos da foliculite.

 

INSPIRE-SE!

Curtiu esse negócio e pretende aposentar a Gillette? Aqui estão vários modelos de barba pra você se inspirar, vários MESMO!

PRAMAQUIAR-HOMEM-BARBA-INSPIRE-SE

(Clique na imagem para ampliar)

 

Agora, antes que eu me esqueça:

RASPE O SACO NAO A BARBA

(#ficadicaprasempre #polemizei)

 

Por quê não adianta cuidar da barba e esquecer o resto. Pelo amor!!

Estamos conversados? Então tá.

Beeeijo!

 

Fontes:
dobarbeiroaovisagista.blogspot.com.br
fashionbubbles.com
coolmen.com.br
FacaAmorNaoFacaABarba
mulher.uol.com.br

 

E-MAIL: anapaula@sossolteiro.com

INSTAGRAM (Me segue!): @anapalharini

  
 

 

Ana Paula Palharini – @anapaula_gp – Nascida e criada no interior de SP, porém com alma metropolitana. Faladeira e com senso de humor incomum, adora música, felinos e video-games. Fisioterapeuta com nível de curiosidade extremo em assuntos relacionados à beleza e saúde de maneira geral. Minha missão é ajudar os solteiros à se cuidarem cada vez melhor e ficarem sempre de bem com o espelho!




SOS Solteiros
Arquivo - Sempre tem jeito.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui