Colunas

Banho quente e caminhar 30 minutos queimam a mesma quantidade de calorias, diz estudo

11 de abril de 2017
Postado por Gabriela Roman

Para quem está tentando perder peso mas não consegue se imaginar suando a camisa em cima de uma esteira, essa notícia pode trazer muita alegria.

Pesquisadores da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, descobriram que um simples banho quente pode queimar muitas calorias.

SEM LEGENDA

O estudo, publicado no site científico Taylor & Francis Online, focou no efeito que um banho quente de banheira tem, através do aquecimento passivo do corpo humano, no controle do nível do açúcar no sangue. Essa taxa glicêmica é importante para medir o metabolismo e calorias gastas.

Banho quente vs. Pedaladas

Ao todo, 14 homens sem problemas de saúde prévios e não-fumantes foram as cobaias. Eles foram testados de duas maneiras: na primeira, ficaram com o corpo imerso em uma banheira com água a 40°C durante uma hora. Na segunda, pedalaram pelo mesmo período de tempo.

A ideia das atividades era aumentar a temperatura corporal em 1°C. Foram medidas as calorias queimadas durante cada teste e também a taxa glicêmica durante 24 horas após cada sessão.

Apesar de pedalar ter queimado mais calorias do que ficar imerso na banheira relaxando, os resultados foram surpreendentes.

Peloponnese Events, https://peloponnese.events/en/event/trigos-podilatada/2016-10-08/

SEM LEGENDA

Segundo o estudo, uma hora de relaxamento queimou o mesmo número de calorias do que meia hora de caminhada, cerca de 140. A resposta da taxa glicêmica foi similar em ambas as atividades, mas o pico de açúcar no sangue após comer foi 10% mais baixo nos participantes que ficaram na banheira.

É claro que você não deve tomar uma chuveirada de 60 minutos, pelo amor da Natureza. Banhos de banheira (com até 180 litros) podem gastar menos água que o chuveiro ligado por 15 minutos.

Não é só emagrecimento, não!

Além disso, os cientistas chegaram à conclusão de que se realizado repetidamente, o aquecimento passivo do corpo pode ajudar a reduzir inflamação crônica que geralmente acompanha doenças a longo prazo, como o diabetes tipo 2.

Em 2015, pesquisadores finlandeses publicaram um estudo indicando que fazer sauna frequentemente pode reduzir, em homens, o risco de ter um ataque cardíaco ou AVC. Já em 2016, a Universidade do Oregon publicou uma pesquisa afirmando que banhos quentes de banheira podem diminuir a pressão do sangue.

Heart, http://www.heart.co.uk/style/how-to-relax-beat-stress-medidation-mindfulness/

SEM LEGENDA

Vale lembrar que os testes foram realizados apenas com 14 homens, então pode haver variação para o corpo feminino e sua resposta ao aquecimento passivo.

Travel + Leisure, The Conversation, Ehow

MATÉRIAS RELACIONADAS