Balde furado: solda caseira para plástico, com algodão
Se você está em situação de balde furado mas não pode comprar outro, seus problemas acabaram! Neste artigo vamos te ensinar como fazer uma solda para plástico que vai te ajudar a restaurar o balde furado e torná-lo novo rapidamente.
Como restaurar um balde que está vazando
Para reproduzir o método você vai precisar de:
- Algodão
- Super cola
- Luvas de borracha
- Máscara e óculos protetores
ATENÇÃO: o uso de luvas, máscara e óculos protetores é recomendado, bem como fazer em local arejado. A mistura de super cola com algodão pode gerar uma reação química perigosa para a pele, liberar gases tóxicos que causam risco quando inalados, além de, em alguns casos, existir a possibilidade de gerar uma combustão espontânea.
(Não utilizamos essa proteção no vídeo, o que foi um erro)
Passo a Passo
O primeiro passo é passar um pouquinho de cola no local onde está vazando. Na sequência coloque o algodão por cima, nesse caso o algodão serve para criar uma camada dura em cima das áreas que estão vazando.
Feito isso, coloque um pouco mais de cola por cima para ‘selar’.
Agora é só esperar uns minutinhos para secar.
Caso você tenha pressa, pode passar um pouco de acetona por cima para que a mistura seque mais rápido. Nesse caso, quanto mais pura a acetona, melhor, explicaremos mais sobre isso à frente neste artigo.
CUIDADO: a mistura de super cola com acetona é potencialmente tóxica, portanto, use proteção (máscara e luvas!) – no momento da gravação desse vídeo, não tínhamos essa informação e falhamos – e faça em um ambiente arejado.
Por fim, o processo está pronto e você tem um balde novinho em folha (ou quase hahaha).
Por que a acetona acelera a secagem da mistura?
A acetona é um tipo de solvente de secagem rápida, isso significa que ela evapora mais rápido do que a água, por exemplo. Ou seja, quando misturada a outras substâncias líquidas (como no caso da super cola), a acetona também acelera o processo de evaporação das moléculas dessas substâncias.
Por que a acetona pura é melhor nesse caso?
Diferente das versões encontradas em farmácias e supermercados, a acetona pura é um solvente mais agressivo e de cheiro mais forte, porém o seu estado de evaporação é alcançado ainda mais rápido.
O motivo é que quando a acetona não é pura ela é geralmente diluída em outras substâncias como álcool, lanolina e algum tipo de óleo. Já que neste caso queremos que a superfície com o algodão e a cola seque mais rápido, é desejado usar uma substância que evapore mais rápido também.
É possível observar o nível de pureza da acetona diretamente na lista de ingredientes na embalagem (se ela estiver em primeiro lugar na lista, é mais pura).
Evite usar em recipientes que vão entrar em contato com alimentos
Segundo artigo publicado pela Loctite (fabricante da ‘Super Bonder’) o adesivo a base de cianoacrilato é um tipo de cola instantânea e de secagem rápida, que pode ser usada em diferentes materiais como papel, plástico e até pedra, porém é tóxica e não pode entrar em contato com alimentos.
Bicarbonato e super cola também funciona
Alguns de nossos seguidores recomendaram fazer a mistura substituindo o algodão por bicarbonato de sódio, confira:
“Na falta do algodão, faça tipo uma massinha de super Bonder com bicarbonato… Fica igual pedra!”, comenta o Eduardo Carvalho em nosso Facebook.
“Super cola + bicarbonato de sódio também é muito bom, pois forma uma massinha que cola até ferro (sei porque fiz esse processo na armação do óculos da minha avó).”, disse Larry Illem em nosso canal do Youtube.
Nós já testamos a mistura e ela realmente funciona! Confira o vídeo na íntegra.
LOCTITE, Quimidrol, Libretexts Chemistry, PopSci, Enviro Tech