Balão Zumbi: aprenda energia estática com esse experimento!
Curioso

Balão Zumbi: aprenda energia estática com esse experimento!

04 de setembro de 2023
Postado por Bruno Oliveira

James Orgil é cientista e produtor de conteúdo do “The Action Lab”, uma página de divulgação científica. Ele compartilhou um vídeo intrigante demonstrando um experimento fascinante relacionado à energia estática.

Neste experimento, ele demonstra como é possível alcançar um equilíbrio perfeito entre a força gravitacional e a elevação proporcionada pelo gás hélio. Tudo isso usando só uma bexiga cheia desse gás e bastante barbante como contrapeso.

Como esse experimento parece uma brincadeira bem legal e divertida, decidimos testar: Será Que Funciona?

Teste: Como Fazer um Experimento de Energia Estática

Materiais:

  • Bexiga Com Gás Hélio*
  • Tesoura*
  • Barbante
  • Régua

*Só pra constar, estamos falando daquelas bexigas que flutuam por conta própria.
**Se for fazer junto com a criançada, use tesoura sem ponta.

Passo a Passo

O primeiro passo foi cortar a fitinha que veio presa na bexiga e no lugar dela começar a enrolar o barbante.

A gente foi fazendo um nózinho para o barbante não soltar.

Mas o barbante não estava fazendo peso suficiente para impedir a bexiga de voar voar, subir subir, então a gente fez mais um nózinho.

E mais um…

Mas a nossa amiga bexiga não cooperou e ainda estava muito leve.

Então a gente cortou o fio na altura que ele começava a tocar no chão. E já que a bexiga ainda estava muito leve, decidimos enrolar com bastante barbante.

Só que dessa vez ela ficou pesada demais e começou a descer muito. Aí a gente foi diminuindo o barbante até ela ficar leve o suficiente e aparentemente deu certo, viu?

O segredo é ir testando o peso até ela ficar na altura da cintura.

A partir daí o Dario foi esfregando o cabelo, mas calma, ele não tava perdendo o juízo, era só pra a energia estática do cabelo passar para a mão dele.

Desse jeito também não deu certo, nem mesmo passando a régua pelo cabelo.

Parece que a energia do Dario devia estar baixa naquele dia.

Então ele pediu ajuda dos universitários, e esfregou a régua no cabelo do Vini, para pegar um pouco da energia estática.

E dessa vez deu muito certo! O cabelo energizado do menino Vini fez com que o Dario conseguisse controlar o movimento da bola apenas com a força do pensamento da energia estática!

Resultado: O Experimento Da Bexiga com Energia Estática Funcionou?

Claro que sim! Tivemos uns perrengues no meio do caminho, mas, no final das contas, o Dario conseguiu realizar o seu sonho de dominar a bexiga com o poder da energia estática.

Só uma dica: a gente teve umas tretas com uma bexiga mais pesadinha, então, se for fazer aí na sua casa, escolha aquelas bem levinhas, beleza?

Como esse Experimento Funciona

E aí, galera curiosa! Vamos entrar no mundo da ciência e entender como a energia estática é a verdadeira estrela por trás da mágica que faz uma bexiga flutuar e se comportar de maneira incrível?

O que é energia estática?

Energia estática é tipo uma energia elétrica parada que fica acumulada em alguma coisa ou superfície.

Isso rola quando, por exemplo, você esfrega um balão no seu cabelo como a gente fez no nosso teste.

Aí, o atrito faz com que o balão fique negativo e o seu cabelo positivo.

E sabe o que acontece? O balão fica “magnético” e passa a ser atraído pela sua mão ou outro objeto com energia positiva. É demais!

Inclusive, o autor do vídeo original, James Orgil, é um cientista barra pesada com PHD em Engenharia Química, e no vídeo ele explica como é possível fazer com que a bola flutuante fique paradinha no ar:

“Se você colocar uma corda pesada no balão, você pode cortar essa corda exatamente onde o peso da corda equivale à flutuação do balão. Isso faz com que ele se equilibre exatamente onde você o colocar.”

O especialista também conta como é possível controlar o movimento da bexiga com o poder da mente energia estática:

“Depois que você equilibrar o balão, outra força assume o controle em vez da gravidade, e essa é a força eletrostática. Portanto, sempre há uma carga elétrica no balão, e você pode usar essa carga elétrica para direcionar o balão em todas as direções, como se tivesse uma força.”

E aí? Tá se sentindo um Jedi, né?

O que a galera achou desse teste

Os seguidores do Almanaque SOS curtiram muito nosso experimento e vieram contar pra gente:

“Vovó manda dizer que não entendeu, mas não liga, olha os vídeos para te ver🤭🤣🤣🤣 fui obrigada a escrever esse recado, ou não ganho pudim, e o dela é o melhor🍮😋 Chego e ela já pergunta, ” não vídeo do guri, hoje?” 🤣🤣Tu tem uma fã apaixonada de 93 anos por aqui, Dona Dora 💞💞”, disse Margah Costa em nosso Instagram.

“Dizem que estática na cabeça só tem quem é estressado…. dizem…”, brinca Wander em nosso TikTok.

“Legal fazer na escola com os alunos, a parte de deixar o cabelo sujo é o mais fácil….kkkkkk…🤭🤭🤭”, disse Rosa Maria em nossa página no Facebook.

“‘Cabelo sujo pode brincar melhor’. A pessoa que emprestou o cabelo: ( ͠° ͟ʖ ͡°)”, observa Mauricio Reis em nosso canal no Youtube.

Se você acha que já sabe tudo sobre como se divertir usando uma bexiga, é porque ainda não viu o nosso artigo te ensinando como fazer um Aero Hockey caseiro usando um balão e um CD velho.

Library of Congress, Britannica, Bowling Green State University

MATÉRIAS RELACIONADAS