Como fazer uma Balança de Garrafa PET
Curioso

Como fazer uma Balança de Garrafa PET

11 de outubro de 2023
Postado por Bruno Oliveira

Beatriz e Isabella são jovens cientistas e produtoras de conteúdo no projeto Dupla Big Bang. Em um de seus vídeos, elas ensinaram como fazer uma balança com garrafas PET.

De acordo com as autoras, basta montar um êmbolo com as garrafas, encher de água, criar um referencial de peso e tá feito! Vâmo Testá!

Teste: Como Fazer uma Balança de Garrafas PET

Materiais:

  • 2 Garrafas PET de 2 Litros
  • 1 Garrafa PET de 2,5 Litros
  • Tesoura Sem Ponta
  • Fita Adesiva
  • Corante Azul (opcional)
  • Régua Escolar
  • Peso de 1 Kg (pode ser um pacote de alimento)

Observação: um êmbolo é a parte que flutua na água e a parte da base da balança juntas, formando o coração da operação para medir o peso das coisas. Continue lendo para entender como ele é feito.

Passo a Passo

O primeiro passo foi cortar a parte de cima de uma das garrafas de 2 litros e apenas a parte de baixo da outra.

Em seguida, a gente encaixou o fundo que foi recortado na parte de cima da outra garrafa e grudamos com uma fita adesiva. Fizemos a “boia” do nosso êmbolo.

Já a base da balança foi feita com a garrafa de 2,5 litros. Cortamos só a parte de cima, de maneira que a boia se encaixasse perfeitamente.

Em uma vasilha com água, adicionamos o corante e misturamos.

Transferimos a mistura na garrafa grande e, com a garrafinha menor relaxando por cima, estabelecemos o nosso ponto zero, que é basicamente o peso da garrafa vazia na água.

Para ter certeza que a marca da água atingiria 1 kg, colocamos um peso em cima e fizemos a marcação. Esse seria o nosso ponto de referência máximo de 1 kg.

Para os demais valores entre 0 e 1 kg usamos a régua, dividindo o caminho entre zero e o máximo em dez partes iguais. Ou seja, cada tracinho representa 100g, 200g, 300g e por aí vai.

Balança pronta, testamos sua eficácia ao pesar o celular da Clarissa. Segundo a medição da nossa balança o resultado ficou na faixa de 200g.

Ao pesar o mesmo aparelho na balança de precisão o resultado nos surpreendeu, pois indicou que o celular dela pesa, na verdade, incríveis 233g!

Isso provou que a balança de garrafas PET funciona não apenas para se divertir fazendo esse experimento, mas também para pesar objetos pequenos de até 1 kg.

Como essa dica funciona: Princípio de Arquimedes

Confesso que essa balança caseira pode parecer coisa de gênio maluco, mas por trás da brincadeira com garrafas PET, a ciência entra em cena, especialmente por meio do lendário Princípio de Arquimedes.

O Princípio de Arquimedes: O Gênio da Água

Arquimedes, lá dos tempos da Grécia antiga, já sabia muito sobre água, tanto que o princípio que leva seu nome é um clássico científico: quando você submerge um objeto na água, ela impulsiona para cima igual ao peso que o objeto desloca.

É quase como se a água empurrasse o objeto pra fora do caminho dela.

A mágica acontece quando criamos nossa própria balança. O êmbolo, formado por duas garrafas, flutua na água porque é menos denso, seguindo essa ideia do Arquimedes.

Aí quando adicionamos um objeto, como o saco de feijão, ele empurra a água pra cima, fazendo o êmbolo afundar um pouco e aumentando o nível da água.

É quando entra a matemágica: ao medir a diferença entre o nível original e o novo, podemos ter uma ideia do volume do objeto e, por tabela, do seu peso.

Ou seja, é pura ciência descomplicada, é sentir o peso das coisas, é a diversão de ser meio cientista maluco na própria casa. É o Almanaque SOS tornando a ciência acessível e divertida, fazendo testes como este para você!

A Lenda de Arquimedes e o Princípio de Empuxo

Caso você não saiba, Arquimedes ficou famoso por um surto científico durante um banho.

A lenda diz que, ao perceber que o volume de água que escapava da banheira era igual ao volume do seu corpo submerso, ele correu nu pelas ruas pelado e gritando “Eureka!“.

Outro episódio lendário que correu pela boca do povo envolveu uma coroa encomendada pelo rei Hieron II.

Suspeitando que a coroa pudesse conter metais além do ouro, o rei chamou Arquimedes. Este, em um experimento de imersão, comparou a coroa com objetos de ouro e prata na água, revelando sua composição.

A relação com nossa balança de garrafas PET é que ambos exploram o Princípio de Arquimedes, onde o empuxo da água revela algumas características dos objetos. Interessante, né?

O que a galera achou desse teste

“Já fiz com meus alunos do 6° ano e deu super certo!”, disse Janaína Sensil em nosso Instagram.

“Essa balança pode ficar mais precisa se fizer mais marcações.”, conta Wellington Kaue em nosso TikTok.

“Testando o princípio de arquimedes!!! Que lindo. Física é divertida!”, comenta Carolline Miranda em nossa página no Facebook.

“Caramba, queria ter aprendido isso quando estava na escola ainda.”, lamenta Gabriel Rinaldi em nosso canal no Youtube.

Se você gostou dessa brincadeira, confira também o nosso artigo te ensinando como fazer um Aero Hockey caseiro usando uma bexiga e um CD velho.

O que aprendemos com esse teste

  • É possível fazer uma balança com garrafas PET.
  • A balança não é extremamente precisa, mas ainda assim funcional.
  • O que explica a ação da balança é conhecido como Princípio de Arquimedes.
  • Arquimedes é o cientista famoso conhecido pelo surto de “Eureka”.

Brasil Escola, Info Escola

MATÉRIAS RELACIONADAS