Receita de Bala Colorida de Gelatina
Andréa Nakamura, produtora de conteúdo sobre gastronomia, publicou um vídeo ensinando como fazer deliciosas balinhas coloridas de gelatina.
Segundo a autora, basta formar camadas de uma espécie de brigadeiro de gelatina em uma assadeira, e depois gelar, cortar e empanar no açúcar: Será Que Funciona?
Teste: Como Fazer Bala Colorida de Gelatina
Ingredientes:
- ½ Lata de Leite Condensado
- ½ Caixa de Creme de Leite
- ½ Colher (sopa) de Manteiga
- 1 Pacote de Gelatina em Pó (sabores)*
- Açúcar Refinado**
*Usamos morango, maracujá, uva e limão, um de cada vez. Repita a quantidade dos ingredientes com cada sabor diferente para ter as cores do arco-íris.
**O açúcar refinado é ótimo se você pretende comer o doce imediatamente, mas para manter o visual do açúcar por mais tempo, use o “açúcar gelado”. Continue lendo para saber os detalhes.
Passo a Passo
O primeiro passo foi colocar o leite condensado, creme de leite e a manteiga na panela com o fogo ainda desligado.
Colocamos a gelatina e ligamos o fogo no baixo. Começamos a mexer sem parar até dar o ponto, como manda a autora.
Desligamos o fogo quando a mistura começou a ficar no ponto de brigadeiro mole.
Cortamos um saco plástico ao meio e forramos em uma assadeira retangular. Cobrimos com a mistura, espalhamos bem com a espátula e levamos para o congelador por 15 minutos.
Repetimos todo o processo com cada sabor, com a diferença de que quando chegamos na última camada, deixamos gelar na geladeira mesmo.
Quando ficou bem durinho, desenformamos e cortamos em cubinhos. Usamos o plástico para evitar que o doce grudasse na bancada.
Finalizamos passando os doces no açúcar e estava pronta a nossa bala colorida de gelatina!
Resultado: Fazer Balinhas Coloridas de Gelatina Funciona?
Resposta rápida: sim, mas pode ser que o açúcar derreta!
A receita foi um sucesso! Fácil de fazer, suja muito pouco e o sabor é simplesmente sensacional. Pode-se dizer que o sabor desse doce é tutti-frutti, pelas misturas de cores e sabores.
Vale fazer para dar de presente para quem você mais ama.
Mas, como nem tudo são flores, depois de uma hora do doce pronto, o açúcar que a gente usou para “empanar” o doce havia derretido. Deixando um mistério na nossa mente sobre qual tipo de açúcar seria ideal para que não derretesse.
Qual açúcar não derrete?
O açúcar que não vai se derreter no calor do ambiente e mantém a balinha de gelatina com aquela aparência maravilhosa do vídeo original é o famoso “açúcar gelado”.
Ele é simplesmente perfeito para todas as receitas que pedem aquela camada de açúcar por cima, como donuts, bolos, sonhos e croissants.
A mágica desse ingrediente está nos seus grânulos super finos e na habilidade de não sugar umidade do ambiente.
Resultado: sua decoração doce fica firme e o sabor delicioso permanece por mais tempo.
Quem inventou o nome tutti-frutti?
Alguns Almanaqueos ficaram perplexos, assim como o Dario, ao descobrir que o nome “tutti-frutti” significava “todas as frutas”, do italiano.
Mas olha só, quem deu vida à primeira versão de Tutti-Frutti não foi um italiano, não! Foi o americano destemido Ray Motorhead, que era dono de uma fábrica de sorvetes nos States.
Ele é quem foi o cérebro por trás desse sabor incrível que mistura um monte de frutinhas e dá sabor às nossas balinhas coloridas de gelatina.
O que a galera achou desse teste
“Arrasou!!! Amei te ver reproduzindo a minha receita!!!😍”, comenta a autora do vídeo original Andréa Nakamura em nosso Instagram!
“Só aos 23 anos eu me liguei que “Tutti frutti” é “todas as frutas” ahhahha ameiii a receita.”, disse Clara em nosso TikTok.
“Muito bom, adorei a receita!”, conta Billy em nossa página no Facebook.
“Não usem papel manteiga, gruda tudo e vai perder todo seu doce. É no plástico mesmo, pode ser plástico filme :)”, sugere Acsce em nosso canal no Youtube.
Se você não curte gelatina mas quer experimentar fazer as balinhas coloridas, confira nosso artigo explicando quais são os melhores substitutos da gelatina.
O que aprendemos com esse teste
- A receita funciona e é uma delícia.
- O melhor açúcar para usar nessa receita é o “açúcar gelado”.
- Apesar da origem italiana, quem inventou o nome “tutti-frutti” foi um norte-americano.