Australianos criaram um sistema simples e genial para coletar Mel (sem fazer mal às abelhas)
Após esmagar muitas abelhas acidentalmente e levar várias picadas, pai e filho australianos desenvolveram uma colmeia que torna a extração de mel fácil para os humanos e, segundo os criadores, quase imperceptível para as abelhas.
Criado por Cedar e Stuart Anderson, a Flow Hive (“colmeia contínua“) funciona de maneira simples, porém muito engenhosa.
Com um design amistoso lembra uma casinha de madeira, basta rodar uma chave na parte superior e as casinhas hexagonais, típicas das colmeias, se abrem, fazendo o mel escorrer naturalmente para fora da caixa.
Ou seja, o mel que antes ficava retido em cada um dos favos da colmeia é liberado, percorrendo um caminho sem obstáculos até chegar ao recipiente externo. A promessa é que que assim as abelhas não são perturbadas, os humanos não são picados e tudo isso sem danos à natureza. Mas há quem diga o contrário.
A invenção, que demorou 10 anos para sair do papel, foi uma das campanhas de financiamento mais bem sucedidas da história, e a versão completa (pois pode-se adquirir partes separadas) custa U$699, cerca de R$2.300. Infelizmente, não há entrega para o Brasil.