Dicas

ATENÇÃO: Jamais dê seu Hamster como morto se ele ficar duro e gelado!

17 de julho de 2018
Postado por Bia Lancha

Mas não se passa um dia sem que a gente seja surpreendido. Se você já teve um hamster e o enterrou porque ele ficou duro de repente, já pode ir ligando para o seu psicólogo.

Caso esteja sentado ou está tranquilovisk, me diga, você sabia que o hamster hiberna? E sabia que ele fica igual morto quando faz isso? Pois é. Acontece que muita, mas muita gente não sabia de nada disso e enterrou o bichinho achando que ele tinha morrido.

Nãoooooo!!!

 

Tudo começou no Twitter,

com um tweet da Nalu Trench, que jogou essa informação em nossas caras e mostrou que uma boa parcela da população era assassina de hamster.

Nalu Trench - Twitter (reprodução), https://twitter.com/hermionzgranger/status/1016902748493795328

SEM LEGENDA

Depois desse tweet, as pessoas começaram a se questionar sobre as “mortes” de seus bichinhos.

Será que eles realmente estavam mortos?

Nalu Trench - Twitter (reprodução), https://twitter.com/hermionzgranger/status/1016902748493795328

SEM LEGENDA

Nalu Trench - Twitter (reprodução), https://twitter.com/hermionzgranger/status/1016902748493795328

SEM LEGENDA

Nalu Trench - Twitter (reprodução), https://twitter.com/hermionzgranger/status/1016902748493795328

SEM LEGENDA

O negócio é que os hamster podem entrar em estado de hibernação. E, como ninguém sabia disso, muitos eram dados como mortos. Afinal, o bichinho fica duro, gelado e não abre mais o olho. Morto, certo? Errado.

 

Por que os Hamsters hibernam?

Hibernação é um período de inatividade parcial. Muitos animais hibernam, principalmente os encontrados em regiões muito geladas. A hibernação serve para reduzir o gasto metabólico e, assim, sobreviver aos invernos rigorosos. O exemplo mais conhecido de bicho que hiberna, provavelmente, são os ursos.

Os ursos se preparam para o inverno, comendo bastante e preparando uma caminha para se manterem aquecidos até a chegada do clima mais ameno.

Superinteressante, https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-os-ursos-hibernam/

Urso hibernando (ownnn).

Os hamster de estimação hibernam por alguns motivos, e um deles é, de fato, a temperatura baixa. Quando a temperatura alcança por volta dos 13ºC, esses animaizinhos podem entrar em processo de hibernação.

Porém, diferente dos ursos, que tiveram um período para se prepararem e comerem bastante, os hamster hibernam repentinamente. Isso é muito ruim, pois significa que eles podem desidratar e ficar desnutridos rapidamente.

O ideal era que o hamster não entrasse em hibernação. Então, se você tem um, tente deixá-lo sempre aquecidinho, principalmente no inverno ou em lugares frios. As luzes suspensas de gaiola são uma boa pedida, já que deixam o animal quentinho.

Outro motivo para o hamster hibernar é uma saúde debilitada. Se o animal estiver doente, seu corpo vai tentar economizar o máximo de energia possível, para que ele se cure. É um sistema bem eficaz (pode conter até mesmo o crescimento de tumores). Porém, se o hamster já está com a saúde debilitada, passar muito tempo sem água ou comida não será positivo.

Seja como for, o melhor é tentar acordá-lo.

 

Como acordar um Hamster?

Primeiro, entenda que um hamster dorminhoco não é um hamster hibernando. Esses bichinhos têm hábitos noturnos. Ou seja, dormem de dia e ficam acordados à noite. Nos comentários do tweet da Nalu, deu pra ver que muita gente não fazia ideia disso.

Nalu Trench - Twitter (reprodução), https://twitter.com/hermionzgranger/status/1016902748493795328

Agora, hibernar é dormir pra valer, de dia e de noite. Vai realmente parecer que ele morreu.

No caso dele hibernar, aquecê-lo é o melhor caminho. MAS VAI COM CUIDADO! Aquecer não é torrar o bichinho, tá bem? Não vai adiantar nada tentar salvar seu hamster queimando ele no caminho.

Paninhos mornos (mornos!) ou deixá-lo perto de uma fonte de calor (perto!) podem ser boas saídas. Esse processo de aquecer seu animalzinho pode demorar várias horas, então não desista tão fácil. Os bigodes do hamster devem começar a se mexer novamente depois de um tempo, bem de levinho. Fique de olho.

Importante:

caso o hamster entre nesse estado de hibernação, é importante levar o animalzinho ao veterinário na sequência, pois ele pode ter sofrido hipotermia – e isso é grave.

Tinha um vídeo rolando no Facebook, da tatuadora Carol Dias, que mostrava o processo. Ela explicou que o hamster dela tinha hibernado (ou entrado em estado de torpor):

Depois de alguns momentos para que o bichinho se aquecesse, o hamster chamado Perebas voltou à vida. A Carol até ficou surpresa com a popularidade da publicação; até o momento seu vídeo teve mais de 2 milhões de visualizações.

Carol Dias - Facebook (reprodução), https://www.facebook.com/carol.cpd/posts/1871720086184164

Um amigo da Carol contou também ter passado pela situação, mas com seus porcos espinhos.

Como a Carol disse, é difícil identificar se o hamster morreu mesmo: “Eles não se mexem, a respiração deles é quase imperceptível e os batimentos ficam beeeem fraquinhos também. Ele fica enroladinho, gelado e durinho.” Então não desiste de primeira.

Esquente, deixe-o confortável, dá um tempo pro coitadinho se recuperar. Se ele não acordar ou se mexer, bom, é… Talvez ele não estivesse hibernando. Sentimos muito pela sua perda.

E, no geral, pesquisem sobre os animais que vão adotar! Os hábitos dos bichinhos são bem variados e é importante que você os entenda antes de assumir a responsabilidade sobre uma vida.

Nalu Trench - Twitter (reprodução), https://twitter.com/hermionzgranger/status/1016902748493795328

SEM LEGENDA

 

MATÉRIAS RELACIONADAS