Quem nunca recorreu àquela fumacinha perfumada em dias estressantes, quando o que você mais quer é chegar em casa e relaxar? Seja para atrair bons fluídos e afastar más energias ou apenas para esconder o cheiro da marofa aromatizar o ambiente, muitos apostam no incenso.

O problema é que a fumacinha perfumada pode ser uma vilã para a nossa saúde, tão ou ainda mais prejudicial que o cigarro. Quem diria que o fumacê, usado desde os primórdios das civilizações, poderia causar danos graves e irreversíveis?
Foi o que apontou um estudo realizado pela Universidade de Tecnologia do Sul da China e publicado recentemente pelo periódico científico Environmental Chemistry Letters.
Para os testes, liderados pelo pesquisador chinês Rong Zhou, foram utilizadas amostras de bactérias salmonelas e células de ovários de hamsters, as quais foram submetidas a um ambiente com fumaças provenientes de incensos.
O resultado final apontou mutações no material genético das células e também que as toxinas liberadas pela fumaça estão relacionadas ao desenvolvimento do câncer.

Em um comunicado sobre a pesquisa, Dr. Zhou explicou que é premeditado afirmar que o incenso é mais prejudicial que o cigarro, já que as quantidades de amostras utilizadas foram pequenas em relação à variedade de incensos disponíveis no mercado, além do fato de que a fumaça não é tragada como se faz com o fumo.
No entanto, o pesquisador ressalta que diante dos dados levantados, é importante que novos estudos sejam feitos neste campo e que haja uma conscientização maior tanto na comunidade científica como na população.
Aqui no Brasil, a PROTESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), já havia solicitado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a regulamentação para a venda de aromatizadores, o que inclui incensos, essências líquidas e velas perfumadas.
Também foi solicitado um estudo elaborado para avaliar o impacto destes produtos na saúde de quem os utiliza, quando foi constatado por meio de testes e estudos, que ao acender uma haste de incenso, a pessoa fica submetida a mesma quantidade de benzeno, substância cancerígena, presente em 03 cigarros.
Seja como for, agora quando resolver purificar o ambiente, maneire na fumacinha, afinal prevenir ainda é o melhor remédio.
Fonte: Revista Galileu