• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Atenção: é importante aposentar as máscaras de tecido após 30 lavagens

Uma recomendação pouco debatida em meio a pandemia pelo novo coronavírus.

Daiane Oliveira Publicado: 04/06/2020 15:46 | Atualizado: 05/06/2020 12:27
  • Com o uso de hipoclorito (água sanitária) nas lavagens da máscara, vai danificando e tendo a abertura cada vez maior da gramatura, da trama desse tecido.

Ainda no início de abril de 2020, o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reconhecia que a máscara facial de uso não profissional (de tecido) seria um importante aliado na busca por frear a contaminação pelo novo coronavírus.

Desde então, vários Estados e cidades do país adotaram o uso obrigatório das máscaras de tecido, sempre aliado a demais medidas de prevenção, como o isolamento e distanciamento social, bem como a constante e correta higienização das mãos.

Mas uma recomendação da própria Anvisa “passou batido” por muitos de nós: o órgão recomenda não lavar mais do que 30 vezes as máscaras de tecido.

Isso mesmo. Se você já lavou suas máscaras mais do que 30 vezes, está na hora de deixá-las de lado e providenciar novas unidades. Para o descarte da máscara de tecido, basta lavar como de costume e, só depois, jogá-la no lixo do banheiro.

Ao SOS, Antônio Bandeira, imunologista e membro da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), ressaltou que as lavagens constantes das máscaras vão diminuindo seu potencial de proteção:

Se as máscaras começarem a ser lavadas muitas vezes e, principalmente, com o uso de hipoclorito (água sanitária) nas lavagens, você vai danificando e tendo a abertura cada vez maior da gramatura, da trama desse tecido – o que é ruim“, explicou.

Bandeira reafirmou a importância do uso e higienização corretos das máscaras de tecido; bem como da substituição das máscaras após muitas lavagens ou sempre que houver algum dano aparente no tecido, justamente para que elas não se tornem “menos confiáveis no sentido da proteção“.

As orientações gerais da Anvisa sobre máscaras de uso não profissional podem ser acessadas clicando aqui.

Fonte(s): Anvisa
Daiane Oliveira
Jornalista, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui