ATENÇÃO: A temperatura da água é o segredo da lavanderia!
Morar sozinho é incrível. E as primeiras semanas são ainda mais, pois são nelas que você finalmente se dá conta que “arrumar a casa” e “diversão”, quase nunca combinam.
Sendo “lavar roupa” um dos piores problemas. Sem a ajuda mágica da mãe, ninguém está livre de manchar uma camisetinha, ou encolher um sueter.
Mas você sabia que podemos evitar esses problemas apenas escolhendo a temperatura ideal da água para nossa roupa? Separamos algumas dicas pra você não transformar aquela sua camiseta do Corinthians numa baby look prá lá de sensual.
De olho na etiqueta
Não é para você ter bons modos na hora da lavagem, nada disso. Sabe aquela coisinha que pinica e incomoda, que às vezes você corta fora? A etiqueta da roupa diz exatamente como a peça deve ser lavada. Leia sempre, é realmente importante. Entenda TUDO aqui.
Ela que vai dizer se a roupa pode ir à máquina ou não, se pode passar ou não, se pode colocar alvejante ou não e se a temperatura da água deve estar fria ou quente. Todos os segredos estão ali, debaixo do seu nariz. Ou melhor, da sua nuca.
Água quente ou fria?
As novas máquinas de lavar tem um sistema de água quente – o que ajuda bastante na limpeza – mas não é a melhor maneira para começar a lavar a roupa, já que a alta temperatura, na primeira lavagem, pode intensificar a mancha e a sujeira da peça.
A pré-lavagem vai melhor com água fria, pois retira o excesso das manchas e sujeiras, e prepara a roupa para a lavagem de verdade. Mas como cada caso é um caso, não custa nada saber quais temperaturas usar em cada situação. Vamos lá!
Água quente (acima de 54° C)
Apesar de deixar a roupa mais limpa, a água quente pode danificar e desgastar a peça mais rápido. Para conseguir limpar e, ao mesmo tempo, preservar, escolha a temperatura máxima da roupa (que estará descrita na etiqueta!).
Dica: as roupas brancas, muito sujas ou com manchas de gordura, são sempre lavadas em água quente, bem como lençóis e fronhas – já que a quentura pode matar possíveis germes e vírus.
Água morna (32° C)
Jeans, algodão e peças de roupas que são usadas frequentemente (tipo uniforme) podem ser lavadas com água morna. E a mais usada em lavanderias comerciais.
Água fria (27° C)
Tecidos mais delicados como roupas íntimas, de seda, de lã, de linho e roupas escuras devem ser lavadas com água fria. Ela não limpa tão bem como a água quente, mas é a melhor opção para peças delicadas ou que possam encolher.
Além disso, é na água fria que você deixa a roupa de molho (não mais que 12 horas) e com ela que se tira manchas de sangue, vinho ou café.
Agora já pode parar de levar a mala cheia de roupa suja quando for visitar sua mãe. Que tal?
Imagem de capa: bolsademulher
Fontes: Bolsademulher | Ehow