• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

ASMR para dormir: 14 vídeos para induzir o sono rápido e sem remédio

Com esse vídeos, a insônia vai sair correndo e te deixar ter o tão esperado sono de anjo!

Daniele Campos Publicado: 10/08/2020 16:03 | Atualizado: 10/08/2020 16:07

Acontece que o sono nem sempre vem quando deveria. Combater a insônia nos faz rolar para todos os lados da cama, o cansaço só se intensifica. Nessas horas, a solução pode estar no Youtube. Mais especificamente, nos famosos e virais vídeos de ASMR para dormir!

 

ASMR: o que isso tem a ver com dormir?

Essa técnica, cuja sigla em inglês (autonomous sensory meridian response) significa resposta meridional sensorial autônoma, trata-se de um tipo de estímulo externo que colabora diretamente no processo de relaxamento e adormecimento.

Ele pode ser ativado de diversas formas: com sussurros, toques na câmera, barulhos de dedos batendo em caixinhas e até sons de líquidos sendo chacoalhados. Ou mesmo visualmente, ao cortar sabonete, por exemplo.

Aos céticos, isso não é fake news.

Segundo uma pesquisa, conduzida em 2018 pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, quem experimentou a “massagem cerebral” causada por esses barulhinhos teve a frequência cardíaca diminuída drasticamente, se mostrou mais relaxado, teve pensamentos mais positivos e logo caiu no sono. 

Que tal testar essa moda e achar, dentre os vídeos abaixo, aquele que mais te relaxa? Vale dizer que os vídeos abaixo podem sair do ar a qualquer momento.

 

1. Sussurros do sono!

O sussurro é uma unanimidade entre os admiradores do ASMR! Esse gatilho, geralmente, é o favorito de quem adota a técnica para dormir e relaxar. Perto dos microfones, tudo pode rolar para que a conversa acabe no mais profundo e pacifico sono.

Conversas carinhosas, narrativas, conselhos, fofocas e até desabafos funcionam, o negócio mesmo é som dos sussurros, capazes de causar arrepios de prazer!

 

2. Noite de spa!

Outro gatilho muito utilizado e famoso nos vídeos de ASMR é o de receber atenção pessoal. Até porque, quem é que não gosta de se sentir cuidado, né? Nesse tipo de gatilho vale tudo que te deixe confortável e te faça se sentir relaxado.

Nesse vídeo, por exemplo, a encenação de um dia no spa com muitos toques na câmera, simulando seu rosto, e vários sons e sussurros é a combinação garantida para o sono.

 

3. Roleplay: massagens

Por falar em atenção e cuidado pessoal no ASMR, outras simulações (chamadas de Roleplay) que se encaixam nesse tipo de gatilho são aquelas relacionadas às massagens.

Seja no couro cabeludo, nas costas ou no rosto, essas situações te enviam na hora para o mundo dos carneirinhos. Afinal, quem é que não adora lavar o cabelo no salão de cabeleireiro, por exemplo, só para sentir a massagem no couro cabeludo?

 

4. Maquia, fala e dorme

Assim como qualquer simulação que propicie toques na câmera, são famosas nos vídeos de ASMR as de maquiagem.

Envolvendo conversas em sussurro e barulhos com a boca, a sensação é a de que cada passada de pincel de maquiagem na câmera está acontecendo no seu rosto e te relaxando na hora!

 

5. Barulhos com a boca e toques no microfone

Além dos toques na tela da câmera, que relaxam por simular toques na pele, os feitos no próprio microfone também são gatilhos e tanto!

Os sons que a ação provoca são como soníferos para o cérebro de algumas pessoas. E claro, os barulhos e gatilhos feitos com a boca também ajudam a relaxar. Confira nesse vídeo:

 

6. Sons de água

O barulho de líquidos também se constitui como um forte gatilho para o relaxamento cerebral.

Para isso, serve balançar uma garrafa de água, simular um banho (mais relaxante que isso?) como o feito no vídeo abaixo, ou mesmo encher uma bacia e mexer no líquido com os dedos. Os sons que esses gatilhos geram são pra lá de prazerosos!

 

7. Pode arranhar, cutucar e bater!

Esse gatilho também é bem famoso! Unhas cutucando, batendo e arranhando são uma das manias dos adeptos do ASMR. Pode bater no microfone, em caixas, em plásticos ou em produtos diversos, o negócio é o som que isso causa!

 

8. Puxa e cola velcro (eita!)

Por mais estranho que isso possa soar, o som do velcro sendo puxado também pode levar muita gente ao céu. Quem diria!

 

9. Plástico bolha, porque sim, óbvio!

Não é nenhuma novidade que estourar plástico bolha alivia o estresse, mas parece que ele não serve só para isso, não! Os adeptos do ASMR amam escutar o som das bolhinhas estourando e JURAM que pode ser megarelaxante.

 

10. Bolinhas de gel

Assim como o plástico bolha, as bolinhas de gel quando tocadas, apertadas ou arranhadas produzem sons que entorpecem o cérebro.

 

11. Jardim de areia

Quem nunca brincou na areia da praia? Acontece que o que era divertido na infância também pode ser divertido (e bem relaxante) na vida adulta!

Nesse tipo de ASMR, o relexamento cerebral acontece ao ver e ouvir a areia sendo moldada, alisada e arranhada.

 

12. Areia cinética

E não é só a areia normal que participa das técnicas do ASMR! A areia cinética, um tipo que parece muito uma massa de modelar, produz barulhos ultrarrelaxantes ao cérebro quando cortada, amassada ou triturada. Os sons cortantes da areia são crocantes e bizarros, mas, quem sabe, não funcionam pra você?

Nesse caso, além dos sons, você também é estimulado visualmente. Uma experiência hipnotizante. Lembrando que ASMR também vale para os outros sentidos humanos.

 

13. Slime (“amoeba”)

Por falar em tipos de massa que se modela, o slime também é um dos tantos gatilhos do ASMR. Ver e ouvir a massa sendo puxada e cutucada provoca arrepios!

 

14. Corte de sabonete relaxante

Por fim, cortar e modelar sabonetes é outra sensação do ASMR! A técnica chamada Soap Carving permite que o som e as imagens dos sabonetes sendo cortados e fatiados em cubos ou lascas te enfeitice!

 

Depois de todas essas dicas, aposto que o sono vai vir rapidinho. Indica outros vídeos? Deixe seu comentário!

Fonte(s): Revista Galileu, Revista Superinteressante, Minha Vida
Daniele Campos
Jornalista pela UNESP, redatora freelancer e mais uma alma que vaga pelo mundo em busca de mudar alguma coisa.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui