As 19 Plantas que purificam ambientes internos, segundo a NASA
Para quem vive em grandes cidades, respirar é uma tarefa uma pouco mais complicada do que deveria. Mas ainda bem que a natureza se renova e existem plantas que podem purificar o ar que você respira, pelo menos dentro de casa.
Para saber como purificar ambientes internos, uma pesquisa feita pela NASA revelou quais são as melhores plantas para remover as toxinas e renovar a qualidade do ar.
Assim você vai poder purificar sua casa e de quebra ainda dar aquela decorada.
Mas quais toxinas são essas?
Segundo a Organização mundial da saúde a “‘síndrome do edifício doente‘ é um conjunto de doenças causadas ou estimuladas pela poluição do ar em espaços fechados”
Um estudo publicado no The Scientific Electronic Library Online comprova que o ar que respiramos contém os chamados VOCs (compostos orgânicos voláteis) que são os principais causadores dessas doenças.
Segundo este estudo existem cinco principais substâncias tóxicas encontradas no ar, são elas:
- Tricloroetileno: pode ser encontrado em tintas, vernizes e adesivos. Pode provocar tontura, dores de cabeça, náuseas, sonolência e até levar ao coma.
- Formaldeído: encontrado em sacos, toalhas e lenços de papel, guardanapos, tecidos sintéticos e também em móveis de compensado. Esse composto pode causar irritação no nariz, boca, garganta e em alguns casos até inchaço da laringe e pulmões.
- Benzeno: usado na fabricação de produtos de plástico, corantes, detergentes, fibras sintéticas. Além disso, é encontrado também na fumaça de cigarros, de escapamentos de carros e em muitos outros produtos. Pode causar irritação nos olhos, sonolência, tontura, aumento da frequência cardíaca, além de dores de cabeça e em alguns casos deixar a pessoa inconsciente.
- Xileno: pode ser encontrado em tintas de impressão, borracha, couro, na fumaça de cigarros e de escapamentos de carros. Os sintomas causados podem ser desde irritação na boca e garganta, tontura, dores de cabeça, confusão até problemas no coração, figado, rins e levar ao coma.
- Amônia: encontrado em uma grande variedade de itens como produtos de limpeza, ceras de chão e fertilizantes.
Como essas substâncias podem se manifestar com mais ou menos volume, a depender do ambiente, elas podem ser bastante prejudiciais para sua saúde. Então o melhor é que você possa criar um refúgio de ar limpo na sua casa ou escritório.
Agora sim, se liga nas plantas que a Nasa selecionou como as melhores purificadoras, umidificadoras e filtradoras de ar. Prepare-se para criar um refúgio exclusivo!
1. Lírio-da-paz
O Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) é uma das melhores plantas purificadoras, ele remove todos compostos orgânicos voláteis do ar e purifica até mesmo se alguém tiver fumado no recinto.
2. Hera-Inglesa
Se o ar está seco e difícil de respirar você pode umidificar o ambiente de forma natural, sem uso de aparelhos, apenas colocando no ambiente um vaso com a planta Hera-inglesa (Hedera helix). Além de deixar o ambiente mais bonito, ela é uma poderosa purificadora de quase todos os compostos tóxicos, menos a amônia.
3. Aranha
A Aranha (Chlorophytum comosum) além de remover o formaldeído e o xileno do ar é bastante usada para a decoração. É saúde com estilo!
4. Gerbera
Para dar aquela oxigenada a Gerbera (Gerbera Jamesonii) é uma ótima opção. O oxigênio liberado por ela melhora a qualidade do ar e ajuda a combater a insônia, por isso é recomendado manter um vasinho sempre perto da cama.
5. Espada-de-São-Jorge
A Espada-de-São-Jorge (Sansevieria laurentii) é outra planta que libera oxigênio à noite, além de absorver dióxido de carbono. Ela é bastante prática, pois não é precisa de muita luz ou água para crescer e foi eleita pela NASA a planta mais versátil para se criar no espaço.
6. Palmeira-bambu
A palmeira-bambu (Chamaedorea seifrizii) fica muito bem como decoração e é ideal para ser colocada ao lado de armários, pois absorve compostos químicos liberados por alguns tecidos, como o xileno e o formaldeído.
7. Dracena-de-madagascar
A Dracena-de-Madagascar (Dracena marginata) filtra o xileno, tricloroetileno, benzeno e formaldeído. Também é uma boa opção para decoração, com uma folhagem brilhante ela precisa de bastante cuidado para crescer. Quem tem cachorro deve evitar, já que é muito tóxica para esse animal.
8. Dracena Janet Craig
Como a sua irmã acima, essa planta de nome científico Dracaena deremensis, também é muito útil para limpar toxinas que causam irritação. Porém, essa é mais fácil de cultivar, seu crescimento é lento e melhor se a planta ficar em um ambiente com pouca luz.
9. Café-de-salão
Uma outra boa opção para filtrar o ar é o Café-de-salão (Aglaonema modestum), ela pode crescer em ambientes com pouca luz, mas não se dá bem em locais secos ou com ar condicionado.
10. Pau-d’água
Essa bela plantinha filtradora de ar, conhecida cientificamente por Dracaena massangeana, tem um crescimento lento e é ideal para salas e escritórios. Deve-se evitar expor a luz do sol e regar bastante para que o solo esteja constantemente úmido.
11. Ficus
A Ficus (Ficus benjamina) é linda, purifica e limpa as toxinas do ar. Ela pode crescer até 30 metros de altura, mas é ideal para se deixar dentro de casa. Deve-se lembrar de regar constantemente para manter a terra bem úmida e deixar um período do dia tomando sol.
12. Crisântemo
Além de ser uma planta muito bonita, com flores de encher os olhos, o crisântemo (Chrysanthemum morifolium) é, junto com o Lírio-da-paz, a planta que mais remove toxinas do ar. Elegante e muito útil para a sua casinha.
13. Tamareira-anã
A Tamareira-anã (Phoenix Roebelenii) é boa para manter em entradas, além de ser uma ótima decoração, ela retira o xileno proveniente da fumaça de cigarros e dos escapamentos dos automóveis. Ainda, ela pode tomar bastante sol e é bem fácil de cuidar.
14. Samambaia-americana
A conhecida Samambaia americana (Nephrolepis Exaltata) é indicada para ambientes com móveis feitos de compensado e em banheiros, pois filtra o formaldeído encontrado nesse tipo de madeira e em produtos como toalhas de papel. Além disso, economiza espaço pois pode ser pendurada.
15. Samambaia ‘Kimberly’
A “Kimberly” (Nephrolepis Obliterata) é prima da Samambaia americana. Ela precisa ser regada constantemente, mas deve ficar em um estado que não seja nem muito seco, nem encharcado. Ela também remove o formaldeído, além do xileno encontrado no ar.
16. Jiboia
A Jibóia (Epipremnum Aureum) é uma “hera” que fica bem se pendurada, pois suas folhas crescem para baixo. Só não deve ser exposta ao sol, apesar de resistir bem ao calor.
Se você sente constantemente irritação nos olhos, ela pode ser uma grande aliada, pois remove o benzeno liberado no ar por alguns agentes químicos usados na fabricação de móveis e na limpeza.
17. Antúrio
Essa planta (Anthurium Andreanum) possui belíssimas flores e é eficaz para filtrar a amônia liberada por produtos de limpeza, por isso é bastante indicada para se manter na cozinha e no banheiro.
18. Liríope
A Líriope Spicata pode ser cultivada no sol direto ou numa meia sombra, deve-se ter o cuidado de podar sempre, pois ela se espalha rapidamente. Pode ficar um bom tempo sem ser regada e remove o formaldeído, xileno e amônia do ambiente.
19. Palmeira-rápis
A Rhapis Excelsa como sua colega acima, limpa o formaldeído, xileno e a amônia do ambiente. Como esses compostos são bastante encontrados em produtos de limpeza, ela é indicada para se manter na área de serviço, cozinha e banheiro. Como não precisa de muita luz e gosta de umidade, esses locais são perfeitos para ela.
Ufa, agora você já pode respirar aliviado!
Fontes: NASA | Eco Desenvolvimento | The Mind Unleashed