• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Como desenhar super-heroinas sem transformá-las em “mulher objeto”

Porque a força de um personagem não está em suas curvas.

Não tem como negar, a objetificação da mulher está presente na nossa vida.

Inclusive existem estudos (aqui e aqui) comprovando que a exploração da sensualidade sobre a imagem feminina, a transforma em objeto instantaneamente. Seja numa campanha de cerveja, numa foto de moda ou até as heroínas de quadrinhos.

Mas felizmente, muitas pessoas buscam uma forma de mudar essa realidade. A artista Renae de Liz é uma delas, em sua conta do Twitter ela passou algumas dicas de como desobjetificar a maneira como a mulher é retratada no gibi.

Pergunta: Como uma artista, que eu em considero, posso desobjetificar e adicionar poder as personagens femininas? Dicas a seguir

A artista de Nova Iorque passou 7 dicas de como retratar as heroínas das histórias em quadrinhos de forma que ficassem mais poderosas e sem aquele apelo sexual.

“Minha intenção é ajudar aqueles que querem promover a mudança em seu trabalho (que pode ser um desafio). Não para envergonhar aqueles que escolhem o contrário.” disse a ilustradora.

Se liga nas dicas da artista!

1. Os olhos

No desenho da esquerda, as pálpebras são destacadas e a boca sempre com ar “esnobe”. Isso é típico nos quadrinhos, pois acreditam que assim a personagem fica mais sensual e sem muita personalidade.No da direita, a artista pensou em traços fora do habitual. Tentar passar uma reflexão com o olhar da personagem. O que ela está pensando?

2. Seios

Na esquerda, os seios são retratados como dois círculos separados, saltando pra fora. Não é realista para uma heroína. Já no da esquerda, foi pensado no que a personagem precisaria. É só lembrar que até para praticar esportes, as mulheres precisam de uma sustentação para os seios e isso foi retratado.

3. Braços

Os bracinhos do desenho da esquerda parecem mesmo com o de uma mulher super… super modelo! Se sua personagem é uma heroína, dê músculos a ela!

4. Mãos

As mãos suaves desenhadas na personagem da esquerda, retratam fragilidade e diminuem a sensação de poder. Mão de mulheres poderosas deve ser desenhadas de maneira que pareçam poderosas!

5.  Posição

Nos quadrinhos, a posição onde a garota é retratada curvada e levemente torcida, isso para dar destaque aos seios e ao bumbum é comum. Essas posições torcidas são realmente uma arte, mas faça apenas o que é humanamente possível e fuja do padrão “teta/bunda”.

6. Posado ou heroico?

A personagem da esquerda nos passa a impressão que posou para a imagem. Já a da direita tem sua postura de forma heroica, como quem está pronta para batalha. Sempre opte por poses mais funcionais do que sexualmente atraentes.

7. Saltos

Sapatos de salto são incríveis, mas não muito apropriados para uma super heroína. Você acha que seu personagem usaria? Talvez seja melhor considerar desenhar um sem salto, ou com salto mais baixinho.

– Agora que já sabe desobjetificar as mulheres nos quadrinhos, vamos para o passo dois, que é fazer isso no dia-a-dia, tá?

Fonte(s): Heroic Girls
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui