De acordo com o Fórum Ecônomico Mundial de Davos, no ano de 2050 teremos mais plástico no oceano do que animais marinhos. Isso se não mudarmos drasticamente a nossa relação com o descarte de lixo.
Uma iniciativa super simples e criativa para resolver essa questão, vem se destacando nas redes sociais. A designer social, Micaella Pedros, criou uma nova forma de lidar com as famigeradas garrafas PET.
Intitulado como “Joining Bottles“ (“juntando garrafas“), a artista propõe usarmos as PET como “cola” para construção de estruturas de madeira, como móveis por exemplo.
A técnica desenvolvida por Pedros vem do princÃpio de que tudo o que necessitamos já existe e não precisamos produzir algo realmente novo.
Como esse tipo de plástico é abundante em todo planeta, a artista os utiliza para dar novo significado ao material e a madeira, criando móveis, peças de design e arte, com tudo aquilo que provavelmente acabaria no fundo dos oceanos.
Através de uma fonte de calor, como o ar quente de um “secador de cabelo” super forte, ela derrete o plástico das garrafas, posicionado-o exatamente na junção das peças de madeira (que também são reaproveitadas). Com o calor, o plástico se contrai, grudando nas peças de madeira e as unindo de forma resiste. Sem pregos, sem cola. Pura sustentabilidade.
Chegou a hora de usarmos nossos talentos e criatividade para resolver toda a bagunça que a humanidade vem causando ao planeta, não é mesmo? Se inspire nessa ideia, e faça também a sua parte.
Para saber mais sobre o projeto, clique aqui (em inglês).