• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Vai, planeta!

Design sustentável: Artista usa Garrafas PET como Cola para criar artigos de decoração

O que ia para o fundo do oceano, ganhou uma incrível utilidade.

Dario C L Barbosa Publicado: 05/12/2017 11:16 | Atualizado: 05/12/2017 11:22

De acordo com o Fórum Ecônomico Mundial de Davos, no ano de 2050 teremos mais plástico no oceano do que animais marinhos. Isso se não mudarmos drasticamente a nossa relação com o descarte de lixo.

Uma iniciativa super simples e criativa para resolver essa questão, vem se destacando nas redes sociais. A designer social, Micaella Pedros, criou uma nova forma de lidar com as famigeradas garrafas PET.

Intitulado como “Joining Bottles (“juntando garrafas“), a artista propõe usarmos as PET como “cola” para construção de estruturas de madeira, como móveis por exemplo.

A técnica desenvolvida por Pedros vem do princípio de que tudo o que necessitamos já existe e não precisamos produzir algo realmente novo.

Como esse tipo de plástico é abundante em todo planeta, a artista os utiliza para dar novo significado ao material e a madeira, criando móveis, peças de design e arte, com tudo aquilo que provavelmente acabaria no fundo dos oceanos.

Através de uma fonte de calor, como o ar quente de um  “secador de cabelo” super forte, ela derrete o plástico das garrafas, posicionado-o exatamente na junção das peças de madeira (que também são reaproveitadas). Com o calor, o plástico se contrai, grudando nas peças de madeira e as unindo de forma resiste. Sem pregos, sem cola. Pura sustentabilidade.

Chegou a hora de usarmos nossos talentos e criatividade para resolver toda a bagunça que a humanidade vem causando ao planeta, não é mesmo?  Se inspire nessa ideia, e faça também a sua parte.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui (em inglês).

Veja o vídeo sobre o trabalho da artista, publicado pelo INSIDER (em inglês):

Fonte(s): Insider Design, Dezeen - Youtube, Insider - Youtube
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui